16/09/2014
Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Farmácia |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Gerência de Saúde |
Educação Escolar Indígena | Ciências | Corpo humano e a saúde |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Registros de Saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Vigilância em Saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Agente Comunitário de Saúde |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Nutrição e Dietética |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Enfermagem |
Explicar a importância do leite materno para a criança.
Identificar os problemas relacionados à amamentação.
Explicar como é produzido o leite materno.
Enumerar mitos, verdades e preconceitos sobre a amamentação.
Listar as iniciativas em prol do aleitamento materno.
Contextualizar historicamente fatos sobre o aleitamento materno.
Enumerar orientações sobre o aleitamento materno.
Explicar direitos da mãe e da criança relativos à amamentação.
Sistema reprodutor feminino e gravidez.
ESTRATÉGIAS
Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; estudo de textos; seminários; produção de cartilhas; publicação de produção em blog ou site da escola.
Utilização de computadores com acesso à internet; vídeos e textos digitais.
Imagem disponível em: http://s2.glbimg.com/aLy0LI1Se1R-ueeW1BEqibc4VuA=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2014/02/16/foto_2_1.jpg. Acesso em 01/09/2014.
Para introdução do estudo deste tema, sugerimos a leitura de duas notícias veiculadas no ano de 2014 sobre os eventos intitulados "hora do mamaço".
Notícia 1- MENDES, Letícia. Mulheres realizam mamaço no MIS após mãe ser proibida de amamentar. Disponível em: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/02/mulheres-realizam-mamaco-no-mis-apos-mae-ser-proibida-de-amamentar.html. Acesso em 01/09/2014.
Notícia 2- G1 TO. 'Hora do Mamaço' reforça a importância do leite materno. Disponível em: http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2014/08/hora-do-mamaco-reforca-importancia-do-leite-materno.html. Acesso em 01/09/2014.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os textos em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show.
Após a leitura dos textos, o professor deverá orientar os alunos para que escrevam as impressões que tiveram aos lê-los, além de responderem a algumas questões como as sugeridas a seguir, que deverão ser entregues impressas a cada aluno.
Quais foram suas impressões ao ler estas notícias?
Que tipos de preconceitos ainda existem em relação ao aleitamento materno?
Você concorda com algum deles? Por quê?
Por que as mulheres ainda precisam lutar pela amamentação de seus filhos, nos espaços públicos e privados?
Por quanto tempo foi amamentado por sua mãe quando bebê? Por quê?
Você considera a amamentação importante? Por quê?
Quais são as vantagens do aleitamento materno para a mãe? E para a criança?
Por que algumas mães deixam de amamentar seus filhos?
A discussão dos textos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
O professor deverá ouvir as posições dos alunos tecendo, comentários que suscitem ainda mais a curiosidade e o estímulo para o estudo do tema.
Para fechar este módulo, sugerimos que o professor projete para seus alunos o vídeo da Campanha Nacional de amamentação 2014, promovido pelo Ministério da Saúde.
O professor deverá salvar previamente o vídeo em seu computador e projetá-lo para os alunos utilizando o aparelho data show.
Vídeo - MINISTÉRIO DA SAÚDE. Filme Oficial | Campanha Nacional de Amamentação 2014. Duração: 30seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=G_WbAtf4l14. Acesso em 02/09/2014.
Imagem disponível em: http://www.aleitamento.com/uploads/imagem/cartazSMAMministerio.png. Acesso em 02/09/2014.
Na perspectiva de construção de um referencial teórico sobre o tema, sugerimos a leitura dos textos abaixo listados.
Texto 1- GRECCO, Dante. Psico fisiologia da lactação. Disponível em: http://www.aleitamento.com/amamentacao/conteudo.asp?cod=81. Acesso em 01/09/2014.
Texto 2- MUNDO ESTRANHO. Como é produzido o leite materno. Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-produzido-o-leite-materno. Acesso em 01/09/2014.
Texto 3- VARELLA, Dráuzio. Aleitamento materno. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/crianca-2/aleitamento-materno/. Acesso em 01/09/2014.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
O professor deverá orientar os alunos para que registrem os itens sugeridos a seguir.
Como é produzido o leite materno?
Quais são os benefícios da amamentação?
Os mitos, verdades e preconceitos sobre a amamentação.
As iniciativas em prol do aleitamento materno.
Fatos históricos sobre o aleitamento materno.
Orientações sobre o aleitamento materno.
A discussão dos textos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Após a discussão, cada grupo de três alunos deverá fazer, por escrito, um consolidado das informações relativas aos itens discutidos. Este consolidado deverá ser digitado e enviado ao professor, por e-mail, para avaliação. Este consolidado será utilizado posteriormente para produção de um texto.
Dando continuidade à construção do referencial teórico, sugerimos a leitura e discussão de alguns textos sobre o tema. O professor deverá distribuir os alunos em cinco grupos e sortear entre eles os temas abaixo indicados. Cada grupo deverá ler os textos relativos ao seu tema e registrar as informações que os alunos considerarem mais relevantes.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os textos em seu computador, imprimir e disponibilizar cópias para os grupos.
UNICEF BRASIL. O leite materno é o único alimento de que o bebê precisa até o sexto mês de vida. Nenhum outro alimento, nem mesmo água, é necessário durante esse período. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/activities_10004.htm. Acesso em 01/09/2014.
___________. O aleitamento materno protege bebês e crianças pequenas de doenças perigosas. Também é responsável por criar um laço entre mãe e filho. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/activities_10008.htm. Acesso em 01/09/2014.
___________. A partir dos seis meses, os bebês precisam de uma alimentação variada, mas o aleitamento materno deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/activities_10010.htm. Acesso em 01/09/2014.
___________. Aleitamento materno. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/activities_10003.htm. Acesso em 01/09/2014.
UNICEF BRASIL. Amamentação: problemas mais frequentes. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/activities_10013.htm. Acesso em 01/09/2014.
___________. A mulher que trabalha fora pode amamentar, se o fizer sempre que estiver com o bebê. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/activities_10011.htm. Acesso em 01/09/2014.
___________. Existe o risco da mulher que tem HIV passar o vírus para seu bebê durante a amamentação. Mulheres que vivem com HIV/aids, ou que suspeitem ter o vírus, devem procurar auxílio médico para ser testadas, aconselhadas e orientadas sobre como proceder para evitar a contaminação da criança. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/activities_10018.htm. Acesso em 01/09/2014.
PESQUISA FAPESP. Pela via láctea. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2006/01/01/pela-via-lactea/. Acesso em 02/09/2014.
FENAFAR. Amamentação: Os direitos da mãe e do bebê. Disponível em: http://www.fenafar.org.br/portal/emprego-e-trabalho/66-emprego-e-trabalho/1156-amamentacao-os-direitos-da-mae-e-do-bebe.html. Acesso em 01/09/2014.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Cartilha para a mãe trabalhadora que amamenta. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:s7l8fQ45D2AJ:bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartilha_mae_trabalhadora_amamenta.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a. Acesso em 01/09/2014.
CARVALHO, Marcus Renato de. Com Licença. Disponível em: http://www.aleitamento.com/amamentacao/conteudo.asp?cod=1904. Acesso em 01/09/2014.
UNICEF BRASIL. Bebês recém-nascidos devem ficar perto de suas mães e devem ser amamentados na primeira hora após o parto. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/activities_10006.htm. Acesso em 01/09/2014.
___________. A amamentação frequente faz com que a mãe produza mais leite. Quase toda mãe é capaz de amamentar com sucesso. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/activities_10007.htm. Acesso em 01/09/2014.
___________. Alimentação da mãe que amamenta. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/activities_10012.htm. Acesso em 01/09/2014.
____________. A utilização de mamadeiras pode levar a doenças e à morte. Se uma mulher não puder amamentar o seu filho, ele deve ser alimentado com leite materno, ou um substituto, em um copo normal, limpo. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/activities_10009.htm. Acesso em 01/09/2014.
FIOCRUZ. Aleitamento materno. Disponível em: http://www.redeblh.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=384. Acesso em 01/09/2014.
_________. Doação de leite humano. Disponível em: http://www.redeblh.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=360. Acesso em 01/09/2014.
_________. A rede brasileira de bancos de leite humano: dados estatísticos. Disponível em: http://www.redeblh.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=352. Acesso em 01/09/2014.
_________. A rede brasileira de bancos de leite humano: a rede brasileira no SUS. Disponível em: http://www.redeblh.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=238. Acesso em 01/09/2014.
Terminada a discussão, a reformulação de registros e a elaboração de propostas, cada grupo de alunos deverá preparar uma apresentação para socializar para a turma os aspectos destacados.
Os alunos deverão montar estas apresentações, por meio o programa Power Point, que permite a digitação de textos e utilização de imagens que poderão ser buscadas na internet e salvas em arquivos.
As apresentações deverão ser salvas em pen drives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.
Após a realização da montagem das apresentações e os vídeos, o professor deverá organizar o espaço para que cada grupo os socialize. Propomos uma organização no formato de um seminário, em que cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes.
Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.
Para obter mais informações sobre como organizar e realizar um seminário, o professor poderá consultar o material indicado abaixo.
NOVA ESCOLA. Como preparar e apresentar seminários. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/como-preparar-apresentar-seminarios-oralidade-547498.shtml. Acesso em 02/09/2014
De posse de todas as informações com as quais teve contato ao longo desta proposta, cada grupo de 3 alunos deverá produzir um texto com o tema: leite materno: toda mãe tem, toda criança precisa.
Neste texto, deverão contemplar os itens apontados a seguir:
importância do leite materno na saúde da criança.
Cuidados e recomendações para uma amamentação bem sucedida.
Problemas relacionados à amamentação.
Direitos da criança e da mãe trabalhadora.
Bancos de leite.
O texto dissertativo/argumentativo é uma modalidade de texto em que se defende um ponto de vista. Nele a argumentação é importante, uma vez que apresenta fundamentos para sustentar a tese. Quando o produzimos, devemos observar certas normas de organização bastante particulares. Em geral, para se obter maior clareza na exposição do ponto de vista, organiza-se em três partes, que apontamos a seguir.
Introdução: apresenta-se a ideia ou o ponto de vista que será defendido.
Desenvolvimento ou argumentação: desenvolve-se o ponto de vista (para convencer o leitor, é preciso usar uma sólida argumentação, citar exemplos, recorrer a opiniões de especialistas, fornecer dados etc.).
Conclusão: dá-se um fecho coerente com o desenvolvimento, com os argumentos apresentados.
Fonte: TERRA, Ernani. O Texto Dissertativo/Argumentativo. Disponível em: http://www.professorafrancinetecel.com/dicas/item/3-o-texto-dissertativo-argumentativo.html. Acesso em 02/09/2014.
O texto produzido pelos alunos deverá ser digitado e enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.
Imagem disponível em: http://www.aleitamento.com/uploads/imagem/mildias.png. Acesso em 02/09/2014.
De posse de todo o conhecimento construído ao longo desta proposta, os alunos deverão produzir uma cartilha, para promover a sensibilização da comunidade e de outros internautas, a respeito da importância do aleitamento materno.
Esta atividade deverá ser realizada em grupos de cinco alunos e o material produzido deverá ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.
Uma sugestão é que façam a montagem da cartilha utilizando o programa Power Point ou Publisher.
O Microsoft Publisher 2013 é o editor mais usado para criar todo o tipo de publicações, como revistas, impressos e jornais. Incluído no pacote Office da Microsoft, a nova versão do programa vem com uma interface mais clara e melhorias na visualização dos slides. Com o Publisher é possível diagramar qualquer formato de publicação, trabalhar com textos, imagens, desenhos, gráficos e outros elementos para criar páginas sob medida. Para obter informações sobre como utilizar e baixar essa ferramenta, acesse MOYA, David. A ferramenta mais completa para criar publicações. Disponível para download gratuito em: http://microsoft-publisher.softonic.com.br/. Acesso em 02/09/2014.
Indicamos o material abaixo como referência para a montagem da cartilha pelos alunos.
Imagem disponível em: http://saudeebemestargeia.files.wordpress.com/2012/08/alei-1.jpg. Acesso em 01/09/2014.
Após o término das atividades propostas anteriormente, os consolidados, as apresentações, os textos e as cartilhas produzidos pelos alunos, deverão ser salvos em um dispositivo de armazenamento de mídia (cd, dvd ou pen drive) e enviados ao professor para avaliação. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de seus alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog. Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (acesso em 02/09/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.
Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento. O professor, juntamente com os alunos, deverá divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.
O professor deverá manter o blog atrativo postando atualidades relacionadas ao tema do trabalho desenvolvido pelos alunos.
Imagem disponível em: http://www.aleitamento.com/uploads/imagem/pregui%C3%A7a.png. Acesso em 02/09/2014.
LAMOUNIER, Joel A.; MOULIN, Zeina S.; XAVIER, César C. Recomendações quanto à amamentação na vigência de infecção materna. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jped/v80n5s0/v80n5s0a10.pdf. Acesso em 01/09/2014.
UNICEF. Promovendo o aleitamento materno. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/aleitamento.pdf. Acesso em 01/09/2014.
ALEITAMENTO.COM. Disponível em: http://www.aleitamento.com. Acesso em 02/09/2014.
CARVALHO, Marcus Renato de. Ministério lança campanha de amamentação no último dia da Semana Mundial. Disponível em: http://www.aleitamento.com/amamentacao/conteudo.asp?cod=1958. Acesso em 02/09/2014.
_______________. 1000 dias que valem uma vida. Disponível em: http://www.aleitamento.com/amamentacao/conteudo.asp?cod=1935
. Acesso em 02/09/2014.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Deverão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: os consolidados, o texto, as apresentações no seminário e a cartilha produzida pelos alunos.
Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.
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