20/09/2014
Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Relações de gênero |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Negociação de comportamentos para o convívio social |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
- Analisar a questão da gravidez precoce.
- Discutir as questões sociais advindas de uma gravidez na adolescência.
- Pesquisar sobre a sexualidade e seus desdobramentos.
- Repensar conceitos: "gravidez indesejada" ou "gravidez não planejada"?
Não serão necessários conhecimentos prévios.
De acordo com o relatório "O Estado da População Mundial 2013", do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a Gravidez na adolescência diminui, mas ainda são mais de 20 mil partos por dia. No Brasil, cerca de 19,3% das crianças nascidas vivas em 2010 eram filhas de adolescentes; gravidez precoce é resultado de falta de acesso à escola e da violência sexual.
A gravidez na adolescência está em declínio nos países em desenvolvimento, porém todos os dias, 20 mil meninas com menos de 18 anos dão à luz e 200 morrem em decorrência de complicações da gravidez ou parto. Ainda de acordo com o relatório, meninas que permanecem na escola por mais tempo são menos propensas a engravidar, portanto, é importante tratar desta temática na escola.
Leia mais sobre o assunto:
IG SÃO PAULO. Gravidez na adolescência diminui, mas ainda são mais de 20 mil partos por dia. Disponível em: http://saude.ig.com.br/minhasaude/2013-10-30/gravidez-na-adolescencia-diminui-mas-ainda-sao-mais-de-20-mil-partos-por-dia.html, acesso em 11 de setembro de 2014.
Aula 1
O objetivo desta aula é trabalhar com os alunos a temática da gravidez na adolescência desmistificando-a bem como derrubando tabus. Uma das marcas que ficam para a criança gerada por uma gravidez adolescente é o estigma de "gravidez indesejada" em vez de um melhor termo como "gravidez não planejada". Além deste aspecto, há outro como a culpa que fica para a mãe, em função do machismo da sociedade que usa o termo "mãe solteira", mas não usa "pai solteiro" com a mesma frequência. Há também a questão do castigo imposto em algumas famílias à adolescente que, a partir desta condição, fica privada de seus sonhos e seus planos em função da maternidade, como se esta condição fosse um castigo. O professor poderá trabalhar, tendo alunas grávidas ou não, no sentido de colocar estas questões apresentadas em discussão para que a gravidez na adolescência possa ser tratada como uma condição e não um castigo, um erro ou desvio dos adolescentes.
Professor, trabalhe com os alunos a leitura das seguintes reportagens:
Para discussão das questões que envolvem a gravidez na adolescência, sugerimos que os alunos leiam as 2 reportagens sugeridas abaixo:
a. Cada aluno deverá acessar uma das reportagens diretamente no computador individual. Se esta opção for inviável, o professor deverá disponibilizar uma cópia impressa para cada aluno. É importante que cada um tenha conhecimento de todas as questões que envolve a temática para subsidiar a discussão no grupo. Juntamente com as reportagens, o professor deverá disponibilizar também, questões norteadoras da discussão das mesmas.
b. O primeiro momento deverá ser de estudo individual, quando cada aluno deverá ler, silenciosamente, a reportagem.
c. Após essa primeira leitura geral, cada aluno deverá fazer seus registros, tendo como referência as questões para discussão propostas pelo professor.
Sugestão de questões para discussão das reportagens:
d. Após a leitura e registros, promover a discussão no grupo.
- Permita que os alunos discutam e expressem sua opinião e que todos sejam ouvidos. Após a discussão destinar tempo para possam reformular seus registros e elaborar uma síntese final sobre a temática. Esta síntese será socializada em textos digitados e enviados para os e-mails individuais da turma.
Imagem disponível em: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSi2OQzjzfwY6UBibzWiwEGAgtOixq4ThpEXf5RQ-h5Yk9YxOSE. Acesso em 08 de setembro de 2014.
Aula 2 - Papo de adolescente
a. Leve os alunos para o Laboratório de Informática.
b. Explique para os alunos que irão trabalhar em grupos de 5 ou 6 alunos.
c. Agrupados, os alunos irão acessar o vídeo postado por CASTRICINI, Kathy. Gravidez na adolescência - Papo entre amigas por: Kathy Castricini e Monique Cuman, duração de 16min39seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=LvoG_kyAQxc. Acesso em 11 de setembro de 2014.
Este vídeo apresenta um bate-papo entre duas adolescentes conversando sobre suas experiências de maternidade precoce, suas dificuldades, alegrias, desafios etc.
d. Terminado o vídeo, proponha para a turma que montem um programa semelhante.
e. Cada grupo irá ficar responsável por montar e ensaiar um bate-papo entre adolescentes sobre assuntos relacionados à gravidez na fase da adolescência:
f. Avise a turma de que todos terão uma semana para escrever perguntas a respeito dos temas de cada grupo, como visto acima, e colocar em uma caixa de coleta. Alternativamente, pode-se criar um blog para que postem as perguntas diretamente. Nesta fase, as perguntas podem também ser abertas a toda comunidade escolar, com alunos de outros anos de ensino.
g. Após uma semana, os grupos coletarão as perguntas referentes à sua temática e irão procurar um especialista para responder as mesmas.
- Cada grupo irá consultar o professor ou algum adulto a respeito do profissional mais acessível.
- O grupo se responsabilizará por agendar com este profissional e entrevistá-lo com as perguntas em mãos.
- Feitos os registros das respostas, os grupos retornam para a escola.
h. De posse das respostas, o professor concederá 15 minutos para que cada grupo possa responder as perguntas feitas pela turma.
i. Como no vídeo da aula anterior, a turma pode gravar a sessão de perguntas e respostas constituindo em material de avaliação e reforço da temática.
j. Faça o fechamento com os alunos dizendo de sua experiência sobre a pesquisa e a apresentação das respostas.
Imagem disponível em: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT4kMhVLRjinOu2dDo3dRYxyqYNTTsvI0hXo0xpbD06vEcn_SmUrA. Acesso em 08 de setembro de 2014.
Aula 3 - Criando um blog
Nesta aula, o professor irá organizar para que os alunos criem e alimentem o blog da escola,com as informações que coletaram até o momento. A sugestão é que também divulguem contribuições fornecidas por especialistas sobre o assunto divulgando novos conhecimentos.
Imagem disponível em: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQWIPQJOJpz2LS4xnChymRtr6XhBThU7k_stqSScS5C_O_-XfPC. Acesso em 08 de setembro de 2014.
1. Documentário meninas gravidez na adolescência – Completo (Original), duração 1h10min14seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=KaVDBiZ-bdM, acesso em 12 de setembro de 2014.
2. FIEP. SESI. ROTARY CLUB CURITIBA. Aprendendo juntos, educando juntos. Gravidez precoce: saiba como prevenir. Disponível em: http://www.sesipr.org.br/uploadAddress/gravidez%20precoce_saiba%20como%20prevenir_arquivo%5B33308%5D.pdf. Acesso em 18 de setembro de 2014.
O professor deve acompanhar o processo de envolvimento do aluno nas atividades propostas bem como na produção de conhecimento. Verificar se o aluno conseguiu atingir os objetivos da aula em relação ao conhecimento sobre a gravidez na adolescência, através da síntese produzida, da intervenção no debate e no conteúdo de suas respostas e na produção de novos conhecimentos.
Avalie também a motivação dos alunos para a temática e a pertinência da faixa etária para o estudo da questão da gravidez na adolescência.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/09/2014
Cinco estrelasmaravilhosa esses assuntos são fundamentais!!!