20/10/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita de diferentes gêneros textuais; identificação dos números; conhecimento básico das operações matemáticas (adição, subtração) da unidade de medida massa através de diferentes estratégias, a fim de que os alunos sejam capazes de medir massas e realizar operações de subtração em situações do cotidiano. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 07 de out. 2014.
Sítio: Pacto Nacional pela a Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 07 de out. 2014.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
Professor, para a presente aula converse com os alunos em uma roda de ideias sobre o que eles entendem sobre medidas de massa. Deixe que os alunos exponham seus comentários. Em seguida, apresente a capa do Almanacão de férias da Turma da Mônica.
Fonte: Sítio: Toda oferta. Disponível em: <http://todaoferta.uol.com.br/comprar/almanacao-de-ferias-no-36-monica-2002-EXP7BOL26F#rmcl>. (Neste sítio você encontrará a imagem apresentada.). Acesso em: 12 de out. 2014.
Professor, promova um diálogo sobre a História em Quadrinhos – HQ, apresentada levantando os seguintes questionamentos:
Depois dos questionamentos, explique aos alunos que medir a massa é o que usualmente denominam “pesar”. Em nosso cotidiano é comum o uso de “peso” no lugar de massa e esse costume é errado, pois peso não é a mesma coisa que massa. O peso de um corpo é resultante da atração da gravidade sobre esse corpo (força) e a massa de um corpo é a quantidade de matéria desse corpo. (Professor, procure evitar o uso da palavra peso e deixe que seus alunos se apropriem dele com o tempo.).
Se achar melhor poderá explicar usando a tirinha abaixo:
Fonte: Sítio: “WebEducador de educadores para educadores”. Disponível em: <http://www.webeducador.com/album/medidas/massa-quilo-e-grama-n3-jpg/>. (Neste sítio você encontrará atividades relacionadas a grama e quilograma.). Acesso em: 15 de out. 2014.
Explore o assunto perguntando:
Professor, comente com os alunos que, para medirmos a massa de um corpo usamos a unidade de medida que é o quilograma, cujo símbolo é kg uma das unidades de medidas de massa. E para sabermos a medida da massa utilizamos a balança que é utilizada para determinar a massa.
Apresente aos alunos modelos de diferentes tipos de balança e o texto a seguir: (Se possível leve modelos reais para mostrar para turma.).
Fonte: Sítio: Aprendendo Matemática - Atividades para o 3º ano - Medidas de massa por Sônia. Disponível em: <http://operandoamatematica.blogspot.com.br/2012/11/atividades-para-o-3-ano-medidas-de.html>. ( Neste sítio você encontrará atividades relacionadas a medidas de massa.). Acesso em: 15 de out. 2014.
Fonte: Sítio: Atividades de Matemática – Exercícios de Matemática. Disponível em: <http://www.atividades-matematica.com/2014/01/atividades-de-matematica-3-ano.html>. (Neste sítio você encontrará atividades para o 3° ano sobre medidas de massa.). Acesso em: 15 de out. 2014.
Depois, solicite aos alunos que resolvam as atividades abaixo no caderno de Matemática:
01- Das balanças mostradas acima qual é a mais utilizada nos dias atuais?
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
02- Qual delas é usada para medir o quilograma de bebês?
______________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________
03- De acordo com as imagens do texto, escreva:
a) Quantos quilogramas têm o tomate?_____________________________________________________________________________________
b) E a carne?__________________________________________________________________________________________________________
Atividade de casa
Faça uma lista de alimentos que podemos comprar em quilograma. Depois organize sua lista em uma tabela separando os alimentos que “pesam” mais de um quilograma e alimentos que “pesam” menos de um quilograma.
Alimentos |
Mais que um quilograma |
Menos que um quilograma |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Professor, para iniciar a aula promova um momento para os alunos compartilharem o que descobriram.
Apresente a imagem da feira de frutas à turma em Data Show ou se preferir, faça uma cópia para ser colada no caderno de Matemática. Em seguinte solicite aos alunos que realizem as atividades propostas:
Fonte: Obra concebida, produzida e desenvolvida pela Editora Moderna. Projeto Buriti: Matemática 2º ano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2011, p. 200, 201. (Imagem adaptada.).
01- Dos alimentos que aparecem na imagem, quais podem ser pesados para a venda?________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________
02- Qual é o instrumento utilizado pela vendedora para descobrir o “peso” das frutas?________________________________________________________________________________________________________________________
03- Que outros produtos você conhece que são vendidos por quilograma?
_________________________________________________________________________________________________________________________
04- Bárbara foi à feira para comprar frutas e fazer uma salada. Em cada grupo de frutas marque as que ela vai usar e determine quantas vão sobrar:
a) Bárbara comprou 24 bananas e vai usar 12. Quantas sobrarão?
|
Pode-se registrar a subtração assim:
D |
U |
2 |
4 |
- 1 |
2 |
1 |
2 |
·
b) Ela comprou 33 maçãs e vai usar 13. Quantas sobrarão?
|
c) Bárbara comprou 15 morangos e vai usar 11. Quantos sobrarão?
|
d) Ela comprou 12 bananas e vai usar todas elas. Quantos sobrarão?
|
05- Observe a tabela abaixo. Ela corresponde a quantidade de frutas vendidas em um dia de feira.
Frutas |
Quantidade em quilogramas |
Abacate |
35 kg |
Uva |
20 kg |
Maçãs |
15 kg |
Cajus |
10 kg |
Fonte: Acervo da própria autora.
Agora, elabore um gráfico desenhando as frutas vendidas durante o dia na feira. Lembre-se: Cada fruta desenhada equivale a 5 kg.
Fonte: Acervo da própria autora.
a) Qual é o total de quilogramas vendidos de frutas em um dia de feira?
__________________________________________________________________________________________________________________
b) Quantos quilogramas de abacate foram vendidos a mais que uva?
___________________________________________________________________________________________________________________
c) Quantos quilogramas de caju foram vendidos a menos que maçãs?
___________________________________________________________________________________________________________________
Desafio
Quanto pesa mais: 1 kg de algodão ou 1 kg de ferro? Explique sua resposta.
______________________________________________________________________________________________________________________
A feira: aplicando o que aprendemos
Que tal montar uma feira para por em prática o que aprenderam sobre medidas de massa?
Então, mãos a obra!
Divulgando a feira: trabalhando com cartazes
Professor, aproveite o evento para trabalhar com gênero textual “cartaz”. Proponha que os alunos divulguem a feira por meio de cartazes, para isso disponibilize materiais para que ilustrem os cartazes tornando-os atrativos e comunicativos, tais como: glíter, cola colorida, canetas, revistas para recortes, dentre outros. Depois, divulgue-os nos corredores da escola.
No dia da feira
Registrando e avaliando o evento
Professor, solicite a colaboração de algum estagiário ou de outro profissional da escola para registrar a feira. Utilize uma filmadora ou uma máquina digital no modo filmar. Esta é uma etapa importante, pois servirá como instrumento de avaliação. Depois de concluída a atividade assista com os alunos e avaliem o resultado questionando os alunos sobre:
Sítio: Escola Kids – Conhecendo as medidas de massa. Disponível em: <http://www.escolakids.com/conhecendo-as-medidas-de-massa.htm>. (Neste sítio você encontrará informações sobre as medidas de massa.). Acesso em: 15 de out. 2014.
Sítio: Compartilhar e educar – educação e cultura – Métodos de alfabetização. Disponível em: <http://compartilhareducar.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.html>. (Neste sítio você encontrará textos sobre métodos de alfabetizar e atividades de medidas de massa.). Acesso em: 15 de out. 2014.
Sugestões de links para os alunos:
Sítio: Vídeo: YouTube - Mochilas escolares sobrepeso é o vilão - Saúde. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=z0mjmX2gGPg>. (Neste sítio você encontrará um vídeo com dicas de como organizar e usar a mochilas e peso adequado para a criança.). Acesso em: 15 de out. 2014.
Sítio: Smartkids – Para colorir - Balança de feira. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/balanca-de-feira.html>. (Neste sítio você encontrará uma atividade de colorir uma balança de feira.). Acesso em: 15 de out. 2014.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; ler, interpretar e produzir registros utilizando instrumento convencional das medidas de massa; resolver problemas que evidenciem a necessidade de usar unidades de medidas de massa; identificar diferentes instrumentos para medir a massa; conhecer, utilizar e estabelecer relações entre grandezas mensuráveis (massa) utilizando instrumentos convencionais e não convencionais e elaborando estratégias pessoais de medição; compreender a necessidade de medir massas em situações do cotidiano e reconhecer a importância das medidas; identificar as unidades de medida de massa, especificamente o grama (g) e o quilograma (kg), no contexto diário e as operações de adição e de subtração que as envolvem; conhecer e utilizar procedimentos na resolução de situações problema; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!