Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As Olimpíadas de ontem e de hoje: aprendendo com elas

 

20/11/2014

Autor y Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Distâncias e velocidades no mundo urbano e no mundo rural
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apreender o conceito de Olimpíadas;
  • Conhecer como surgiu as Olimpíadas;
  • Descobrir algumas curiosidades sobre os Jogos Olímpicos;
  • Conhecer um pouco sobre Mitologia Grega;
  • Compreender os princípios dos Jogos Olímpicos;
  • Aprender sobre os símbolos dos Jogos das Olimpíadas;
  • Conhecer e praticar algumas modalidades olímpicas;
  • Descobrir as diferenças e semelhanças dos jogos antigos com os modernos;
  • Formular hipóteses sobre o tema da aula;
  • Reconhecer que a leitura é uma forma de auxiliar na resolução de problemas;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos: 04 momentos de 60 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula

 

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 04 de nov. 2014.

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos

 

Um pouco sobre as Olimpíadas

Professor, é importante que faça uma rodada de discussão sobre o que os alunos sabem sobre o tema para que eles levantem as suas hipóteses e depois  possam comprová-las ou não, no decorrer das atividades que serão desenvolvidas. Para isso, organize-os em uma roda de conversa. Leve algumas imagens sobre as Olimpíadas para desencadear a discussão. Questione-os sobre:

  • Vocês sabem o que é uma Olimpíada?
  • Quem já assistiu a uma Olimpíada?
  • Onde se realizou a última Olimpíada?
  • Quantos anos você tinha quando esta olimpíada aconteceu, visto que ela só acontece de 4 em 4 anos  e ela vai se realizar no ano de 2016 no Brasil?
  • Quais jogos vocês acham mais interessantes?
  • Alguém aqui sabe qual é a origem dos jogos olímpicos? 
  • Vamos descobrir!

Professor, depois da discussão, utilize o texto a seguir para explorar algumas questões relevantes sobre o tema. Você poderá utilizar um projetor multimídia para apresentá-lo, visto que tem algumas imagens que irão despertar a curiosidade deles. Se quiser também poderá reproduzir o texto e as imagens.

 

As Olimpíadas

 

As Olimpíadas aconteciam numa cidade da Grécia chamada Olímpia, que deu origem ao nome do evento, “Olimpíadas”. Este termo era utilizado para designar uma edição dos Jogos Olímpicos. As Olimpíadas, hoje,  acontecem de quatro em quatro anos, onde atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas.

Na época da Grécia antiga, esse evento tinha caráter religioso, pois, os gregos acreditavam que nessa cidade no monte sagrado, o Monte Olimpo, encontrava-se a morada dos deuses. Os jogos serviam como festa em homenagem aos deuses do Olimpo, destacando-se Zeus, o mais poderoso dentre eles.

 

            Monte Olimpo Zeus  

Monte Olimpo. Imagem disponível em: <http://misteriosfantasticos.blogspot.com.br/2010/06/monte-olimpo.html>. Acesso em: 03 de nov. 2014.

Zeus. Imagem disponível em: <http://majorolympians.com/zeus02.html>. Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

Os Jogos Olímpicos possuem como princípios: a paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos. As Olimpíadas surgem aproximadamente em 1776 a.C nas proximidades do Monte Olimpo. Já a primeira Olimpíada da Era Moderna ocorreu no estádio Panathenaic em Atenas, em 1896. 

 

        Estádio Panathenaic em Atenas - antes Estádio Panathenaic em Atenas - atual  

Visão do estádio em 1896 e nos dias atuais. Imagem disponível em: <http://www.stadia.gr/panathinaiko/panathinaiko.html>. Disponível em: 03 de nov. 2014.

 

Alguns símbolos olímpicos

 

Os anéis olímpicos

 

O símbolo dos Jogos Olímpicos foi criado em 1012 e é composto por cinco anéis entrelaçados, com as cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho sobre um fundo branco. Este foi originalmente concebido em 1913 pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos modernos.

As cores utilizadas nos cinco anéis da bandeira foram escolhidas e representadas por Coubertin devido a frequência em que aparecem nas bandeiras das diversas nações no mundo. Pelo menos uma das demais cores está presente em cada bandeira, dessa forma, além de simbolizar a união dos cinco continentes, integra todos os países, fornecendo um sentido universal para as Olimpíadas.

Há concepções que defendem que cada anel simboliza um continente. azul: Europa; amarelo: Ásia; preto: África; verde: Oceania e vermelho: América.

Fonte: Sítio: Wikipédia. Informações disponíveis em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A9is_ol%C3%ADmpicos>. Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

Aneis Olimpicos - com criancas dentro

Fonte: Jornal Atual. Imagem disponível em: <http://jornalatual.com.br/portal/2013/11/01/fundacao-abrinq-lanca-cartilha-a-copa-2014-e-olimpiadas-2016/>. Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

A coroa de louros

Coroa de louros

A origem do uso da coroa de louros está no mito de Dafne, uma ninfa que se transformou em um pé de louro para fugir de Apolo. O deus, então, fizera com as folhas uma coroa, com a qual passou a ser representado.

Na Grécia Antiga, em vez de receberem as atuais medalhas de ouro, prata e bronze, os atletas eram premiados com as coroas de pequenos ramos de oliveira entrelaçados, que representavam a suprema glória para a alma grega.

Na mitologia grega este era um dos símbolos usados por Apolo, deus da Luz, da Cura, da Poesia, da Música e da Profecia, protetor dos atletas e dos jovens guerreiros.

Em Atenas, a coroa de louros como símbolo de distinção e glória foi substituída pelos ramos de oliveira, considerada a árvore protetora da cidade.

Apesar de não ter valor material, a coroa tinha um significado muito especial para os atletas e para a cidade de onde provinham, que os receberiam com grandes festas e criando estátuas em homenagem aos vencedores.

A coroa de louros, ou láurea, então, passou a simbolizar a vitória,sobretudo, nos Jogos Olímpicos.

Fonte: Sítio: Wikipédia. Imagem da coroa de folhas e conceito disponíveis em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Coroa_de_folhas>. Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

A tocha

 

O Fogo Olímpico, também intitulado de Tocha das Olimpíadas, é um dos mais importantes símbolos relacionado às Olimpíadas. A Tocha comemora o roubo feito do fogo de Zeus, o deus grego, feito através de Prometeu, e sua origem remonta a Grécia Antiga, na qual era conservado durante toda a celebração dos Jogos Olímpicos Antigos (Maiores informações sobre o Mito de Prometeu disponível no item Recursos Complementares).

Tocha

Fonte: Blog: Jogos Olímpicos. Disponível em: <http://jogosolimpicos10.blogspot.com.br/>. Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

O lema olímpico

Lema olimpico

Imagem disponível em: <http://efiulbragra.blogspot.com.br/2012_02_01_archive.html>. Acesso em: 03 de nov. 2014.

Professor, explique a seus alunos o significado da palavra lema. Lema é uma pequena frase que transmite uma ideia, geralmente de motivação. O lema olímpico foi criado pelo monge francês Didon. Seus dizeres significam "mais rápido, mais alto, mais forte".

Para concluir este 1º momento, proponha a seus alunos as atividades a seguir:

 

Atividades - aluna

1) Complete as frases abaixo:

 

a) As Olimpíadas receberam esse nome porque aconteciam em uma cidade da Grécia chamada ___ ___ Í ___ ___ ___ A. Nesta cidade, ficava localizada uma montanha muito alta, onde segundo a Mitologia Grega era a morada dos deuses. Essa montanha recebia o nome de M ___ ___ ___ ___ - O ___ ___ ___ ___ O.

b) As Olimpíadas surgiram para homenagear Z ___ ___ ___, o deus mais poderoso dos deuses da Mitologia Grega.

c) A primeira Olimpíada ocorreu estádio P ___ ___ A ___ ___ ___ ___ ___ I ___ em Atenas.

 

2) Colora o número de quadrinhos correspondente ao número de anos que é o intervalo entre uma edição e outra dos Jogos Olímpicos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3) Colora os anéis olímpicos de acordo com suas cores originais.

Aneis olimpicos para colorir

Imagem disponível em: <http://galeria.colorir.com/desportos/jogos-olimpicos/argolas-dos-jogos-olimpicos-pintado-por-aneis-olimpicos-548960.html>.  Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Conhecendo algumas modalidades olímpicas

Professor, apresente algumas modalidades olímpicas para seus alunos por meio do desenho animado “Pateta nas Olimpíadas”. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia.

 

Pateta nas Olimpiadas - video

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SnPUgHjo2DY>. Acesso em: 03 de nov. 2014.

Atividades - aluna

Descobrimos que, além da Filosofia, muitas outras coisas nasceram na Grécia. Dentre elas, estão as Olimpíadas. Aprendemos isso quando assistimos ao desenho animado “O Pateta nas Olimpíadas”. Em relação ao desenho, responda as seguintes questões:

1) Quais modalidades foram apresentadas pelo Pateta no desenho? ________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________

2) Quais modalidades você já conhecia? _________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________

3) Escreva o nome destas modalidades esportivas.

a)      Pateta - basquete b) Pateta - esgrima

Imagem a. Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/pateta-para-colorir/pateta-1.php>. Acesso em: 03 de nov. 2014.

Imagem b. Disponível em: <http://ielindasimagens.blogspot.com.br/2011_12_01_archive.html>. Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

4)      Desenhe no espaço abaixo, a modalidade esportiva que você mais gosta de praticar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Olimpíadas antigas x Olimpíadas modernas

Professor, é importante relatar aos seus alunos, que as olimpíadas como conhecemos hoje, não são como as que se iniciaram há muitos séculos atrás. A pouco mais de 15 séculos, no ano de 393, o imperador bizantino Teodósio I, o Grande, varria do mapa a maior competição atlética do planeta, os Jogos Olímpicos. Celebrados desde 776 a.C. às margens do rio Alfeu e dedicados aos deuses gregos, os Jogos, que congregavam cidadãos dos diversos estados do mundo helênico, entraram na temida lista de "cultos pagãos" e tiveram sua realização sumariamente proibida pelo soberano.

Ela é retomada em 1896 pelo Barão de Coubertin. Segundo o barão, “o importante não é vencer, mas competir”.

Na antiguidade, além de competições esportivas, existiam as competições artísticas e musicais.  Não se preocupavam tanto com dinheiro, mas com o prazer e a alegria de representar os seus países. Abaixo, vejamos uma foto da 1ª edição dos jogos modernos.

 

A conquista da Grecia

Imagem disponível em: <http://veja.abril.com.br/historia/olimpiada-1896/especial-jogos-olimpicos-era-moderna-atenas.shtml>. Acesso em: 03 de nov. 2014.

Na contemporaneidade (nos dias atuais), as competições são exclusivamente esportivas (as artísticas e musicais desapareceram). Os atletas continuam sentindo prazer e alegria em representar os seus países, mas hoje, são de alto nível. Muitos nem possuem condições de participar dos jogos se não contarem com a ajuda de empresários para financiar seus treinos e viagens. Esse incentivo, fez com que muitos atletas virassem profissionais, ou seja, adquirem o seu sustendo praticando sua modalidade esportiva. Como treinam muito, buscam constantemente alcançar cada vez mais os recordes.

Bolt - correndoBolt - comemorando

1ª imagem. Disponível em: <http://usainbolt.com/2013/08/usain-wins-world-championships-100m-title/>. Acesso em: 03 de nov. 2014.

2ª imagem. Disponível em: <http://www.telegraph.co.uk/sport/othersports/athletics/10320520/Usain-Bolt-reconsidering-plans-to-retire-after-2016-Rio-Olympic-Games.html>. Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

Mas, em busca desses recordes, por vezes, recorrem ao recurso de substâncias prejudiciais ao organismo humano e proibidas pelos organizadores dos eventos, mas que ampliam sua força, velocidade ou habilidade no momento da competição. Para além de prejudicar a saúde dos atletas, isso é errado porque não permite que todos os atletas tenham as mesmas condições de competir. Essa irregularidade recebe o nome de Doping.

Professor, para ilustrar, apresente três casos de Doping no esporte:

 

a) Ben Johnson: canadense nascido em Falmouth, na Jamaica, foi considerado o homem mais rápido do planeta Terra ao quebrar o recorde mundial dos 100m por duas vezes na segunda metade dos anos 1980, quando travava árdua disputa com o norte-americano Carl Lewis. A Olimpíada de 1988 seria decisiva para àquela rivalidade.

Ben Jonhson

No dia 24 de setembro daquele ano, Jonhson disparou, deixou Lewis assustadoramente para trás e cruzou a linha de chegada da pista em Seul, na Coreia do Sul, após 9s79. Quebrara o recorde mundial, que já era dele (9s83), e deixara o mundo estupefato. Tudo mudaria 48 horas depois, quando o exame antidoping do canadense deu positivo.

b) Diego Maradona: responsável direto pelo título da Argentina na Copa do Mundo de 1986, no México, e maior astro do esporte no país, o camisa 10 foi protagonista de dois casos de doping. O primeiro em março de 1991, o segundo pouco mais de três anos depois, durante o Mundial de 1994, nos Estados Unidos.

Após levar o Napoli aos títulos do Italiano em 1986/1987 e 1989/1990 e também ao da Copa da Uefa de 1989, o craque parou com a seleção argentina nas semifinais da Copa de 1990, na Itália. Em março do ano seguinte, testou positivo para cocaína em exame após jogo contra o Bari e acabou punido em 15 meses longe do futebol.

Maradona

No início de 1994, a expectativa era a de que Maradona, fora de forma, fosse anunciar a aposentadoria. Mas ele conheceu um fisiculturista em Buenos Aires que prometeu deixá-lo em forma de novo, o que cumpriu, a ponto de o jogador voltar a defender a seleção da Argentina e ir para a Copa.

Mas no dia 30 de junho daquele ano saiu o resultado do exame feito cinco dias antes, após o jogo contra a Nigéria, pelo Mundial. O resultado deu positivo para efedrina, substância usada para emagrecer, e a Fifa o puniu com 15 meses longe do futebol.

c) Marion Jones

Aos 24 anos, a norte-americana ganhou cinco medalhas na Olimpíada de 2000, em Sydney, sendo três delas de ouro, nos 100m, 200m e 4x400m. Ganhou status de lenda viva. A atleta já era acusada de usar substâncias proibidas desde a época de colegial, o que aumentou após a sua performance na Austrália, mas, assim como Armstrong, ela sempre negou.

Marion Jones

Em 5 de outubro de 2007, enfim, Jones admitiu o uso do esteróide entre setembro de 2000 e julho de 2001. “Eu deixo o atletismo, que adorei profundamente”, afirmou em entrevista naquele dia, sete antes de completar 32 anos. Teve de devolver suas medalhas olímpicas e foi dada como desclassificada nas provas relativas.

Fonte: Blog Testosterona no esporte. Informações e imagens disponíveis em: <http://www.testosteronasports.blog.br/2013/01/19/top-5-casos-de-doping-no-esporte/>. Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

Professor, para concluir esta aula, fale sobre a alteração nas premiações das Olimpíadas.

Nos jogos modernos, a premiação deixa de ser simbólica como anteriormente era (coroa de louros) e passa a ser por meio de medalhas e prêmios em dinheiro.

 

Premiacao Olimpiadas

Fonte: Sítio disponível em: <http://veja.abril.com.br/historia/olimpiada-1896/especial-jogos-olimpicos-era-moderna-atenas.shtml>. Acesso em: 03 de nov. 2014.

Atividades - aluna

1) Escreva duas diferenças das Olimpíadas antigas com as Olimpíadas modernas.

________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________

2) Ligue com um traço azul, a 1ª coluna de acordo com a 2ª:

 

a) Pessoa que proibiu os Jogos Olímpicos                                                                  Barão de Coubertin

b) Pessoa que resgatou os Jogos Olímpicos                                                               Teodósio, o Grande.

 

3) O que você tem a dizer às pessoas que utilizam substâncias que fazem mal à saúde como o cigarro e a bebida alcoólica? _________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________

 

4) Faça dois desenhos: o 1º de uma pessoa saudável, o 2º de uma pessoa doente e explique o motivo de estarem nestas condições:

 

Pessoa saudável

Pessoa doente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Praticando o que aprendemos: realizando nossa Olimpíada

 

Professor, neste último momento, propicie um espaço onde os alunos possam praticar o que aprenderam. Realize uma Olimpíada com os alunos. Eles realizarão uma das atividades apresentadas pelo Pateta no 2º momento desta aula. Dê preferência para os esportes coletivos.  

Para isso, faça o planejamento juntamente com a a turma. Definam algumas questões importantes:

  • Dia, horário e local de realização;
  • Redigir a autorização da escola para a realização do evento;
  • Fazer o planejamento dos jogos (tabela) e materiais que serão necessários;
  • Fazer a distribuição dos alunos nas modalidades que serão disputadas;
  • Dentre outras.

Ao término dos jogos, premie todos os alunos/atletas que participaram das competições, pois, nos espelhando no Barão de Coubertin, podemos também dizer que “o importante não é vencer, mas competir”. Neste aspecto, todos são merecedores de prêmios. Contudo, o prêmio não será troféus ou medalhas, mas a coroa de louros, utilizado pelos gregos antigos para conceder honrarias aos vencedores das batalhas, artistas e atletas. Veja a seguir a sugestão de como confeccionar a coroa:

Atividades - aluna

 

Instruções para confeccionar a coroa:

 

Professor, aproveite esta atividade para trabalhar com gênero textual "Texto instrucional". Explore com os alunos as características deste tipo de texto. Reproduza o texto para eles e  providencie o material necessário ou enviei como atividade de casa, mas solicite que os pais os auxiliem, pois a atividade de dobrar e cortar o arame deve ser feita por um adulto.

 

Coroa de louro

Material necessário:

  • Um pedaço de arame que circule a cabeça de uma criança;
  • Folha de papel alumínio ou cartolina verde ou folhas de plástico artificiais;
  • Folha de papel de seda; 
  • Cola.

 

1) Dobre o arame floral formando um círculo que encaixe na sua cabeça. Use o cortador de arame para cortar o arame se precisar. Dobre as pontas do arame para que as partes pontudas não cutuquem sua cabeça.

2) Cole papel de seda verde em volta do arame para que o arame não fique exposto e para dar uma base, de forma que as folhas de louro fiquem firmes.

3) Corte as folhas no papel alumínio ou na cartolina verde, ou use folhas artificiais compradas numa loja de artesanato.

4) Cole ou prenda as folhas no papel de seda numa única linha ao redor da coroa. Todas as folhas precisam estar apontando na mesma direção.

5) Coloque a coroa na cabeça, com a parte aberta para trás. Segure com os grampos se necessário.

 Instruções disponíveis em: <http://www.ehow.com.br/coroa-usadas-imperadores-romanos-como_13758/>. Acesso em: 03 de nov. 2014. 

 

Professor, na premiação, proponha que cada aluno premie o colega com a coroa que ele confeccionou, assim estará trabalhando com importantes valores além daqueles trabalhados no decorrer dos jogos. Registre este momento, por meio de filmagem ou fotos e depois avalie com os alunos.

Recursos Complementares

Maiores informações para o professor.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: apreenderam o conceito de olimpíadas; se conheceram como surgiu as olimpíadas; descobriram algumas curiosidades sobre os Jogos; conheceram um pouco sobre mitologia grega; conheceram os princípios dos Jogos olímpicos; aprenderam sobre os símbolos dos jogos; conheceram e praticaram algumas modalidades olímpicas; descobriram as diferenças e semelhanças dos jogos antigos com os modernos; formularam hipóteses sobre o tema da aula; reconheceram que a leitura é uma forma de auxiliar na resolução de problemas; desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos; respeitaram os diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.