25/11/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ao final desta aula os estudantes deverão ter se apropriado do conteúdo alcalóides bem como sobre o metabolismo, efeitos imediatos e sensibilidade à cafeína.
Para acompanhar esta aula será necessário que os estudantes saibam como são constituídos os elementos químicos disponíveis na tabela periódica.
Educador inicie esta aula indicando um dos jogos e passatempos que estão disponíveis no link abaixo. Indicamos este jogo que contém informações sobre o cultivo, o processamento, as formas e dicas de consumo do café. Há jogos fáceis e outros que exigem mais conhecimentos sobre o café. Além de ser um fator motivador oferecem divertimento e informação.
Link: http://www.abic.com.br/jogos/index.html
Após participarem do jogo, reuna-os na sala de aula e pergunte: o que torna a cafeína tão popular? Por que milhões de pessoas usam esta droga? Certamente apontarão diferentes situações observadas no dia a dia. Podemos destacar, a ingestão de comprimidos para dor de cabeça cujas fórmulas, apresentam cafeína. Deixe que façam interações entre si e depois, explique como se constitue a cafeína.
Explique à turma que o café é produzido a partir dos grãos torrados que, nele encontramos cafeína. A cafeína presente nos grãos assim como outros componentes como o sabor e aroma são extraidos do café pela água quente.
A cafeína é a droga mais consumida em todo o mundo. Esta droga pode ser encontrada no café, chá, chimarrão, refrigerantes e no chocolate. Atua sobre o sistema nervoso central e aumenta a produção de suco gástrico que resulta da alteração metabólica ainda favorece o estado de alerta. É classificada como alcalóide.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10777/c8h10n4o2.jpg
Alcalóide: é uma substância de caráter básico derivada de plantas que contêm, em sua fórmula, basicamente nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e carbono. Entre os vários alcalóides existentes na nat ureza, encontram-se as metilxantinas. Exis tem 3 metilxantinas particularmente impo rtantes: a 1,3,7-trime tilxantina (cafeína), a 1,3-dimetilxantina ( teofilina) e a 3,7-dim etilxantina (teobromina).
Organize a turma em equipe de no máximo três pessoas e solicite que discutam entre si e respondam as questões abaixo no sentido de compreender o que é verdade e o que é mito. Após responderem deverão acessar os sites indicados nos recursos complementares e buscar a resposta correta. As equipes deverão produzir um texto e disponibilizar em blog.
A cafeína:
• é uma droga?
• pode estimular a atividade neural?
• interfere no sono?
• pode aumentar a concentração de dopamina no sangue (ação semelhante desencadeadas pelas anfetaminas e a cocaína)?
• pode causar dependência física e psicológica?
• pode ser utilizada como estimulante cardíaco ou diurético?
• po de causar o bloqueio da enzima fosfodiesterase?
• É tão popular quanto a cocaína, porque?
• Pode bloquear a ação da adenosina?
• Pode causar a constricção dos vasos sanguíneos?
• É utilizada por milhões de pessoas para combater a dor de cabeça?
• É possível se viciar em cafeína?
Proponha aos estudantes que leiam os textos disponíveis nos link´s abaixo e a partir destes elaborem outro e disponibilizem em um blog.
O site abaixo apresenta informações sobre o aroma do café, sobre a composição química do café torrado.
http://www.cq.ufam.edu.br/quimica_cotidiano/cafe.html
No site abaixo pode-se encontrar informações o metabolismo, sensibilidade, efeitos do café sobre a saúde.
http://www.eufic.org/article/pt/nutricao/conhecer-os-alimentos/artid/Cafeina-saude/
No blog disponível no site abaixo é possível compreender porque a cafeína nos mantém acordado.
http://quymicanocotidiano.blogspot.com/2008/11/por-que-cafena-nos-mantm-acordados.html
Este site apresenta as propriedades químicas e físicas da cafeína.http://www.brasilescola.com/drogas/cafeina.htm
Apresente os arquivos de áudio para que os estudantes saibam sobre o ciclo do café no Brasil do século XIX. A medida em que ouvem deverão produzir um relatório e tornar disponível em um blog.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9866
http://www.you tube.com/watch?v=Cn1p1FpGyik
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9868
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9871
UTIMUR A, Teruko Y.; Linguanoto, Maria. Química fundamental. São Paulo: FTD, 1998.
Nome | Tipo |
---|---|
O reino do café parte III | Vídeo |
O reino do café parte II | Vídeo |
O site "Cafeína a droga predileta." do depto de química da UFSC apresenta considerações acerca da cafeina, problemas advindos de seu consumo e sobre os alcalóides.
http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/exemplar22.html - Acesso: 17.set.09.
No site "Considerações sobre a Cafeína" há outras informações sobre a cafeína.
http://labjeduardo.iq.unesp.br/orgexp1/consid_cafeina.htm - Acesso: 17.set.09.
Está disponível no link "Extração da cafeína" da USFC a seguir, um experimento que trata da extração do alcalóide, a cafeína, do chá preto.
http://www.qmc.ufsc.br/organica/exp12/index.html - Acesso: 17.set.09.
No site "Extração da cafeína do chá" da UNESP há considerações sobre a cafeína, a formação de emulsão, o processos utilizados e a parte experimental.
http://labjeduardo.iq.unesp.br/orgexp1/extracao_cafeina.htm - Acesso: 17.set.09.
Para se verificar a apropriação de novos conhecimentos é importante considerar todas as etapas de execução das atividades, desta forma se garante com que o processo seja formativo e que a avaliação seja diagnóstica.
Sugerimos as notícias que estão disponíveis em "Avaliações diárias ajudam alunos a progredir" que apresentam a experiência de dois Colégios sobre a forma de implementação da avaliação que ocorre diariamente com base no envolvimento dos alunos e ainda sobre o desenvolvimento de trabalhos com projetos. Aborda também como ocorrem as intervenções pedagógicas no sentido de se acompanhar o desenvolvimento das atividades escolares e que podem contribuir na reflexão sobre avaliação.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=274
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