23/09/2008
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
As atividades dividem-se entre os objetos de aprendizagem sugeridos, webquest e atividades em sala de aula.
Alguns objetos de aprendizagem são sugeridos de modo a ilustrar o que é determinada teoria que tenta explicar a vida e a evolução biológica.
No Portal do Professor, encontramos uma breve animação que mostra o Experimento de Redi, que contrapôs a idéia de que a vida podia surgir espontaneamente.
Refutação científica da abiogênese
Neste sítio há breve explicação sobre cada teoria evolutiva com algumas animações e interações. http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3245
E neste áudio há a pesquisa sobre evolução em animais.
Alterações na evolução dos animais são descoberta de pesquisadores
Há aqui uma sugestão de atividade em sala de aula, utilizando apenas papel e caneta, para demonstrar aspectos da evolução biológica, contemplando conteúdos como seleção natural, ancestralidade, extinção, fósseis, etc.
Os alunos deverão montar uma apresentação em que figure a palavra EVOLUÇÃO, e o que ela significa em diferentes contextos (evolução tecnológica, biológica, cultural, entre outras). Para isto poderão pesquisar na internet e entrevistar pessoas de diferentes ocupações e classe s sociais. O suporte para a apresentação é livre (TV Multimídia, data-show, cartaz, apresent ação oral, esquete, etc...)
Uma atividade opcional é a descrita a webquest. Webquest são sugestões de aulas, com interação com a internet, esta em questão está disponível no seguinte endereço: http://www.dgidc.min-edu.pt/inovbasic/proj/actividades/webquests/kuhn/index.htm Esta atividade demanda maior tempo e também compreensão da turma. Os alunos representarão os cientistas que desenvolveram teorias importantes relacionadas com a evolução.
Divida a turma em quatro grupos; Cada grupo deverá confeccionar individualmente uma história em quadrinhos que represente a essência de uma teoria da evolução. O professor poderá sortear o tema para os grupos, de modo a ser mais democrático. Sugira aos alunos outras técnicas além do desenho, como fotomontagens e colagens. O importante é que nas histórias desenvolvidas esteja presente os fundamentos de cada teoria.
O assunto evolução é um pouco controverso, pois esbarra nos conteúdos de crenças pessoais dos alunos. Muitos aceitam como verdade absoluta a teoria criacionista. É interessante fazer com que os alunos compreendam que ao abordando o conteúdo evolução não é necessário abrir mão de suas crenças pessoais. Mas que é importante conhecer outras teorias que explicam o surgimento da vida e sua modificação ao longo do tempo.
Pode-se incluir uma pesquisa sobre as diferentes explicação sobre o surgimento da vida, nas mais diferentes culturas, e depois expô-las a toda turma, de forma a debater essa diversidade cultural.
Livros para consulta:
BURNIE, D. ;Fique por dentro da Evolução; Cosac&Naif y Edições; São Paulo, 2001.
FUTUYMA, D.; Biologia Evolutiva ; 2° ed.; Sociedade Brasileira de Genética/CNPq; Ribeirão Preto, 1992.
FREIRE-MAIA, N.; De Darwin à teoria sintética; Editora da Universidade de São Paulo; Itatiaia, 1988.
AVALIAÇÃO
A imagem abaixo relaciona-se com a avaliação sugerida para as atividades.
Regular: 1,0 | Bom: 3,0 | Ótimo: 5,0 | |
Participação | O aluno não participou, ou participou muito pouco. | O aluno participou algumas vezes, fazendo apenas o que era pedido. | O aluno participou ativamente, perguntando e pesquisando muito sobre o assunto. |
Conteúdo da apresentação | A apresentação teve conteúdo fraco ou incorreto. | O conteúdo apresentado está correto, mas ainda superficial. | Abordou o conteúdo de maneira correta e aprofundada. |
Criatividade na exposição | Não houve criatividade e pouco capricho na exposição. | Apresentação cuidadosa, mas sem muito diferencial. | Houve cuidado e originalidade na forma de apresentar. |
Nome | Tipo |
---|---|
Evolução dos palitos | Experimento prático |
Refutação científica da abiogênese | Animação/simulação |
Alterações na evolução dos animais são descoberta de pesquisadores | Áudio |
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
08/11/2014
Cinco estrelasGostei muito, pois é uma aula bem motivadora. As fotomontagens e colagens, faz com que o aluno tome o cuidado em associar o conteúdo.
10/02/2011
Cinco estrelasParabéns a professora, uma proposta de trabalho resumida e com boa didática.