30/09/2009
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GRCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
As crianças na faixa etária de 3 anos de idade poderá aprender com esta aula:
• Desenvolver a linguagem oral e escrita e a seqüência lógica do texto;
• Conhecer a vida no formigueiro: alimentação, trabalho, organização das formigas;
• Desenvolver atitudes de cooperação através da observação do trabalho das formigas no filme.
Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.
Atividade 1: Assistir ao Filme Vida de inseto
1º Momento: Durante o filme o professor deve conversar com as crianças incentivando-as e chamando-lhes a atenção acerca do que devem observar, questionando:
• Onde as formigas moram?
• O que as formigas comem?
• O que as formigas estão fazendo?
• Como elas estão trabalhando?
SUGESTÃO: O filme deve ser assistido em vários momentos, ou seja, no máximo 15 minutos cada um deles.
Figura 1 Imagem da capa do filme Vida de Inseto
Atividade 2 - Relembrando o filme
1º Momento: Numa conversa na roda o professor deve retomar com as crianças o filme que assistiram para relembrar o que viram e construir um texto coletivo. Nesse momento o professor deve:
• Incentivar e coordenar as falas das crianças;
• Escrever o que as crianças falam;
• Registrar e expor no mural suas falas.
Depois de construir o texto, o professor deve ler para as crianças e pedir que registrem através de desenho a parte que mais gostaram do filme. Após o registro o docente deve fixar os desenhos no mural junto ao texto.
Atividade 3 – Faz-de-conta que somos formigas
1º Momento: Numa conversa na roda o professor deve retomar com as crianças o filme que assistiram para relembrar como era realizado o trabalho das formigas. Como as formigas trabalhavam? Elas ajudavam uma à outra? Depois o professor deve propor as crianças uma atividade no parque (local que tenha areia e árvores), onde vão brincar de formigueiro. O professor deve explicar que as crianças vão fazer de conta que são formigas e à medida que forem desenvolvendo a brincadeira o docente deve conduzir as ações das crianças através de questionamentos. Por exemplo: Como as formigas trabalham? Como organizam as folhas – comida? Elas trabalham sozinhas? Todas as formigas são iguais? A partir dos questionamentos e respostas das crianças deixarem que vivenciem aquilo que disseram. As fotos abaixo ilustram o momento.
Sinopse do filme:Vida de Inseto
Entre numa viagem folha a folha dentro do minúsculo mundo dos insetos, junto com os mais diferentes, coloridos e divertidos personagens, na animação computadorizada Disney/Pixar Vida de Inseto. Flik é uma formiga cheia de idéias que, em nome dos "insetos oprimidos de todo o mundo", precisa contratar guerreiros para defender sua colônia de um faminto bando de gafanhotos liderado por Hopper. Mas quando descobrem que o exército de insetos é na verdade um fracassado grupo de atores de um circo de pulgas, o cenário está armado para divertidas confusões... com estes improváveis heróis. Estrelando um elenco de dubladores sensacionais, Vida de Inseto apresenta uma nova e surpreendente visão de trabalho de equipe e determinação, que revela novos detalhes cada vez que você assiste.
Sinopse encontrada no site:
http://www.interfilmes.com/filme_14733_Vida.de.Inseto-(A.Bug.s.Life).html
Avaliar se as crianças:
• Compreenderam o filme, expressando-se através da linguagem oral e escrita à vida no formigueiro: alimentação, trabalho, organização das formigas.
• Desenvolveram atitudes de cooperação;
• Participaram da atividade com envolvimento.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da atividade desenvolvida, atividades lúdicas fazem com que a aprendizagem seja mais eficaz.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei fundamental trabalhar com o filme, pois com ele as crianças tiveram oportunidade de interagirem melhor, trocando experiências significativas para seu dia-a dia.
24/03/2010
Cinco estrelasMinha amiga e eu também elaboramos um plano de aula, como parte de um trabalho da faculdade, com o mesmo tema. Achamos bastante interessante e produtivo trabalhar com esse tema e dessa forma com as crianças...Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasAchei ótimo a idéia do filme, pois assim despertamos nos nossos alunos o espirito de solidariedade para com o outro, além de desenvolver a capacidade de observação,interesse, socialização e outros valores éticos e morais que devem ser trabalhado desde cedo.