30/09/2009
Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Diagnosticar o conhecimento inicial sobre a lua leva as crianças a interagir com o ponto de vista do outro, a coordenar suas idéias para se expressar em público, de modo a comunicar o que pretende dizer; despertar o interesse pelo tema ouvindo histórias da lua.
Atividade 1 - Falar sobre a lua mesmo antes de estudar sobre ela.
1º Momento: O professor conversa com as crianças para diagnosticar os seus conhecimentos sobre a lua. Tal conversa é orientada por questionamentos como:
a) onde fica a lua?
b) por que só vemos a lua a noite?
c) Há como ir à lua?
d) será que alguém já foi a lua? Como?
e) O que é a lua?
Obs. Durante o momento da fala das crianças o professor registra as ideias iniciais das crianças em uma cartolina, a qual deverá ser fixada na parede da sala.
Atividade 2 - Participar de histórias contadas pelo professor.
1º momento - O (a) professor (a) pode selecionar histórias relacionadas com a lua, como exemplo a história de " FLICTS " de Ziraldo, da série MUNDO COLORIDO e contar para as crianças.
2º momento - O professor pode escolher uma história animada para contar, como a do link:
http://www.contandohistoria.com/Lua_Teimosa.htm "Lua Teimosa". Nesse momento, vai mostrando as imagens e despertando a curiosidade das crianças; ler a história com uma tonalidade de voz que motive os alunos e mantenha a atençaõ da turma.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasadorei a aula aqui no nordeste os pais adoram mostrar a lua aos filhos quando crianças, isso e algo natural no interior.