08/10/2009
Maria de Fátima dos Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Nessa aula o aluno poderá identificar ponto, linha e plano e associar esses três entes fundamentais da Geometria, além de conhecer um pouco da história do artista Wassily Kandinsky e algumas de suas obras.
Não há necessidade de conhecimento prévio.
- Introdução ao tema
Professor, inicie a aula comentando sobre o tema da aula, perguntando aos alunos qual a ideia que têm sobre ponto, linha e plano e pedindo exemplos desses elementos.
A seguir, fale sobre os conceitos desses elementos, relacionando cada um deles.
Comente sobre as maneiras possíveis de representações de cada elemento e como os identificamos.
Mostre aos alunos as diversas formas das linhas (retas, curvas abertas e fechadas, poligonais abertas e fechadas, mistas) e exemplifique com imagens.
Sugestões de imagens:
1 – Foto de grãos de areia, pode ser encontrada no link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Third_beach_sand.jpg
2 – Foto de uma linha férrea, encontrada no link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Schienenstrang.JPG
3- Foto de bloco de casas na Itália, encontrada no link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Firenze-apartment-building-0899.jpg
- Atividade
Converse brevemente com os alunos sobre o trabalho do artista plástico Wassily Kandinsky. Informações gerais sobre o artista e suas obras, podem ser encontradas nos links: http://www.pintoresfamosos.com.br/?pg=kandinsky
http://www.abstract-art.com/abstraction/l2_Grnfthrs_fldr/g029b_kandinsky_tr_ln.html
Essa atividade também pode ser realizada juntamente com o professor de artes.
Sugestões de obras a serem utilizadas para a aula:
Figura 1 – Preto e Violeta, 1923.
Figura 2 – Amarelo-vermelho-azul, 1925.
Figura 3 – Linha Transversal, 1923.
Figura 4 – Composição VIII, 1923.
As imagens sugeridas aqui e outras obras de Kandinsky podem ser encontradas no link http://www.ricci-arte.biz/pt/Wassily-Kandinsky-6.htm
Em seguida, peça aos alunos que identifiquem nessas obras os elementos estudados e suas formas.
Divida a turma em grupos e proponha uma obra coletiva baseada nas imagens exibidas a eles e com a utilização de diversos materiais.
Durante a realização do trabalho, é importante que o professor oriente os alunos, verifique se todos estão participando da atividade, falando sobre as diversas possibilidades da composição.
Ao término da atividade, peça para que cada grupo apresente seu trabalho para a turma e comente sobre os materiais utilizados, as formas trabalhadas, os elementos presentes na composição e como o grupo trabalhou na realização da obra.
Seria interessante fazer uma exposição das composições feitas pelos alunos na escola, esclarecendo a proposta do trabalho.
-Materiais sugeridos para confecção das obras coletivas
- Cartolina branca
- Fios de lã coloridos (ou outros tipos de linha)
- Papéis coloridos
- Cola
- Tesoura sem ponta
- Lápis de cor
- Giz de cera
Avalie o aluno durante a apresentação dos trabalhos, fazendo perguntas aos alunos afim de verificar se a identificação dos entes está sendo feita da maneira correta. Observe também a participação de cada componente do grupo, o interesse, a dedicação, o capricho e a capacidade de trabalhar coletivamente no decorrer da atividade.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/08/2012
Quatro estrelasACHEI MUITO BOA VOU LEVAR PARA OS MEUS ALUNOS. MUITO OBRIGADA.
20/03/2011
Cinco estrelasSimples e objetiva... Muito boa a aula!
03/05/2010
Quatro estrelasAdorei,muito bom mesmo...