18/09/2009
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como produto histórico-cultural |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como apreciação |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão:
• Vivenciar, através dos jogos teatrais, as principais cenas da obra Romeu e Julieta, de William Shakespeare;
• Participar como ator e como platéia das vivências propostas.
Para a participação dessa aula os alunos já deverão ter vivenciados as aulas que contemplam a temática dos jogos teatrais e a que trabalha a obra de Romeu e Julieta. Essas aulas estão publicadas nesse portal e são intuladas: O TEATRO NA INFÂNCIA: UM VERDADEIRO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM - Conhecendo a sua história e O TEATRO NA INFÂNCIA: vivenciando os jogos teatrais.
1º MOMENTO - A professora explica para a turma que eles deverão representar cenas da obra Romeu e Julieta. As cenas deverão ser escolhidas pelo grupo de crianças. O professor sugere a construção de uma lista com essas cenas. Depois de listar no quadro as principais cenas a professora pede para que os alunos votem, escolhendo assim três cenas.
Depois de escolhidas, a professora deverá organizar, um quadro (um painel feito em cartolina) para cada cena, contendo as orientações apresentadas por Viola Spolin: O onde?, Quem? e O quê?
Exemplo dos quadros:
2º MOMENTO - Após essa construção, a professora identifica os personagens de cada cena e as crianças vão realizando as suas escolhas. Se houver mais de um aluno querendo representar o mesmo personagem, o professor pode sugerir um sorteio, eleição ou rodízio no grupo.
Antes dos grupos se reunirem para conversar sobre a cena a ser apresentada, a professora deverá retomar o que cada cena indica e também quem irá representar cada personagem.
3º MOMENTO – O professor deverá colocar os grupos em espaços diferentes no pátio e/ou sala para que cada um possa ensaiar a cena.
4º MOMENTO – Depois do ensaio, a turma volta a se reunir para que todos os grupos se apresentem. Fazendo com que todos os alunos tenham experiências ora como atores, ora como platéia.
5º MOMENTO – Ao final das apresentações o professor inicia uma avaliação com os alunos dos grupos e cenas representadas. Nessa discussão, cada participante poderá realizar a sua crítica ou dar sua sugestão sobre a atividade. Ao final, realizam um registro em seu caderno sobre o fazer teatral.
Bibliografia indicada:
FONSECA, Nayde S. G. linguagem Teatral na Educação Infantil. 2006. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
KOUDELA, Ingrid. Introdução: A escola alegre, In.: SPOLIN, VIOLA, Jogos teatrais para a sala de aula: uma manual para o professor – São Paulo: Perspectiva, 2007.
MACHADO, Célia. Artes Cênicas. Revista Perspectiva Capiana , Rio de Janeiro,
n. 2, p. 11-14, março.2007.
MELO, José Pereira; BORBA, Sandra Maria. Caderno informativo do PAIDÉIA: A importância do Ensino de Arte e de Educação Física na Escola. Natal: UFRN/PAIDEIA/MEC, 2006.
PONTES, Gilvânia M. D. de. O Ensino de Arte na escola para crianças a intencionalidade do professor. In: MELO, José P. ; PONTES, Gilvânia M. D. de; CAPISTRANO, Naire J. (Org.) . Livro didático I: O ensino de artes e educação física na infância. Natal: PAIDEIA, 2005.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2003
SPOLIN, Viola, Jogos teatrais para a sala de aula: uma manual para o professor – São Paulo: Perspectiva, 2007.
Ao final desta aula o professor deverá perceber se os alunos conseguiram:
• Participar da vivência dos jogos tradicionais sugeridos;
• Contribuir para a construção das cenas: falas, gestos, movimentação do personagem etc.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/10/2010
Quatro estrelasPrabéns pelo trabalho dsenvolvido. Um abraço, Iza
23/09/2010
Quatro estrelasMuito bom. A partir de sua idéia vou realizar um teatro com meus alunos do 4º ano com a história da Dona Baratinha em breve posto por aqui.
24/03/2010
Cinco estrelasPARABÉNS PELO SEU BELO TRABALHO, MUITO CRIATIVO.
24/03/2010
Quatro estrelasOla Adele! Gostei da proposta de todos participarem como atores e como plateia. O trabalho com as fichas de Viola Spolin é sempre bem vindo. Sugiro que o registro das aulas seja feito por um "escriba", a professora por exemplo, já que se trata de Ed.Infantil e a maioria está começando a se apropriar do sistema de escrita. Maria Luisa