Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O TEATRO NA INFÂNCIA: vivenciando Romeu e Julieta

 

18/09/2009

Autor y Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como produto histórico-cultural
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como apreciação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão:

• Vivenciar, através dos jogos teatrais, as principais cenas da obra Romeu e Julieta, de William Shakespeare;
• Participar como ator e como platéia das vivências propostas.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos (podendo se estender em mais momentos, dependendo do interesse do grupo)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a participação dessa aula os alunos já deverão ter vivenciados as aulas que contemplam a temática dos jogos teatrais e a que trabalha a obra de Romeu e Julieta. Essas aulas estão publicadas nesse portal e são intuladas: O TEATRO NA INFÂNCIA: UM VERDADEIRO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM - Conhecendo a sua história e O TEATRO NA INFÂNCIA: vivenciando os jogos teatrais.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO - A professora explica para a turma que eles deverão representar cenas da obra Romeu e Julieta. As cenas deverão ser escolhidas pelo grupo de crianças. O professor sugere a construção de uma lista com essas cenas. Depois de listar no quadro as principais cenas a professora pede para que os alunos votem, escolhendo assim três cenas.

Depois de escolhidas, a professora deverá organizar, um quadro (um painel feito em cartolina) para cada cena, contendo as orientações apresentadas por Viola Spolin: O onde?, Quem? e O quê?

Exemplo dos quadros:


1- Baile de Máscara

onde: na casa dos Capuletos
o que: baile, o encontro de Romeu e Julieta
quem: Romeu, Julieta, Conde Paris, ama e mãe de Julieta

2- Casamento

onde: igreja
o que: casamento de Romeu e Julieta
quem: Frei Lourenço, ama, Romeu e Julieta

3- Tomando o elixir


onde: no quarto de Julieta
o que: Frei entregou o elixir para Julieta
quem: Julieta e Frei Lourenço

2º MOMENTO - Após essa construção, a professora identifica os personagens de cada cena e as crianças vão realizando as suas escolhas. Se houver mais de um aluno querendo representar o mesmo personagem, o professor pode sugerir um sorteio, eleição ou rodízio no grupo.
Antes dos grupos se reunirem para conversar sobre a cena a ser apresentada, a professora deverá retomar o que cada cena indica e também quem irá representar cada personagem.


3º MOMENTO – O professor deverá colocar os grupos em espaços diferentes no pátio e/ou sala para que cada um possa ensaiar a cena.

Apresentando os jogos teatrais


4º MOMENTO – Depois do ensaio, a turma volta a se reunir para que todos os grupos se apresentem. Fazendo com que todos os alunos tenham experiências ora como atores, ora como platéia.

Apresentando os jogos teatrais

5º MOMENTO – Ao final das apresentações o professor inicia uma avaliação com os alunos dos grupos e cenas representadas. Nessa discussão, cada participante poderá realizar a sua crítica ou dar sua sugestão sobre a atividade. Ao final, realizam um registro em seu caderno sobre o fazer teatral.

Apresentando os jogos teatrais

Recursos Complementares

Bibliografia indicada:

FONSECA, Nayde S. G. linguagem Teatral na Educação Infantil. 2006. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.


KOUDELA, Ingrid. Introdução: A escola alegre, In.: SPOLIN, VIOLA, Jogos teatrais para a sala de aula: uma manual para o professor – São Paulo: Perspectiva, 2007.


MACHADO, Célia. Artes Cênicas. Revista Perspectiva Capiana , Rio de Janeiro,
n. 2, p. 11-14, março.2007.


MELO, José Pereira; BORBA, Sandra Maria. Caderno informativo do PAIDÉIA: A importância do Ensino de Arte e de Educação Física na Escola. Natal: UFRN/PAIDEIA/MEC, 2006.


PONTES, Gilvânia M. D. de. O Ensino de Arte na escola para crianças a intencionalidade do professor. In: MELO, José P. ; PONTES, Gilvânia M. D. de; CAPISTRANO, Naire J. (Org.) . Livro didático I: O ensino de artes e educação física na infância. Natal: PAIDEIA, 2005.


SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2003


SPOLIN, Viola, Jogos teatrais para a sala de aula: uma manual para o professor – São Paulo: Perspectiva, 2007.

Avaliação

Ao final desta aula o professor deverá perceber se os alunos conseguiram:
• Participar da vivência dos jogos tradicionais sugeridos;
• Contribuir para a construção das cenas: falas, gestos, movimentação do personagem etc.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/4 - 25%
  • Quatro estrelas 3/4 - 75%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Iza Ferreira Pereira, ESCOLA EVANGELICA DANIEL BERG , Tocantins - dijo:
    izaferreirapereira44@gmail.com

    25/10/2010

    Quatro estrelas

    Prabéns pelo trabalho dsenvolvido. Um abraço, Iza


  • flavia pires barboza , EMEIEF EDNA CARIOCA GONZALES , Rondônia - dijo:
    flaviapiresbarboza@hotmail.com

    23/09/2010

    Quatro estrelas

    Muito bom. A partir de sua idéia vou realizar um teatro com meus alunos do 4º ano com a história da Dona Baratinha em breve posto por aqui.


  • Solange Maria Pereira Matos, UNIDADE ESCOLAR PROFª ZORAIDE ALMEIDA , Piauí - dijo:
    solangemaria20@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    PARABÉNS PELO SEU BELO TRABALHO, MUITO CRIATIVO.


  • MARIA LUISA ROMAY LÓPEZ, MARIA DE MELO PROFA EMEF , São Paulo - dijo:
    luisaromay@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ola Adele! Gostei da proposta de todos participarem como atores e como plateia. O trabalho com as fichas de Viola Spolin é sempre bem vindo. Sugiro que o registro das aulas seja feito por um "escriba", a professora por exemplo, já que se trata de Ed.Infantil e a maioria está começando a se apropriar do sistema de escrita. Maria Luisa


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.