30/09/2008
Cláudio Ernesto Sebata;
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Conteúdos específicos:
Recurso educacional:
Este site funciona como banco de informações que podem ser utilizados para pesquisa.
http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=346&sid=32
Preparando a aula:
Professor(a), esta aula deve ser desenvolvida na sala de informática. Antes de a aula começar acesse o recurso http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/926/187.swf
Aparecerá a seguinte janela (Programa baixado) em cada computador:
Neste programa há os seguintes tópicos a serem explorados:
Desenvolvendo a aula:
Feito isso, inicie a aula.
Na sala de aula, pergunte a turma se todos conhecem a dengue e como podemos evitá-la? Haverá inúmeras respostas, e após ouvi-las, faça então um desafio – solicite que eles pesquisem os seguintes tópicos:
Em seguida, comunique que a aula será no laboratório de informática (ambiente informatizado) e que o trabalho será desenvolvido em duplas – você, professor(a) pode permitir que os alunos as montem ou você pode montá-las. (explique como uma dupla deve trabalhar em conjunto, ou seja, que cada um é importante e que deve haver um respeito mútuo entre eles e que as tarefas deverão ser feitas em conjunto).
No laboratório de informática, faça que cada grupo explore o atalho do programa sobre dengue (já devidamente criado) ou se preferir, faça que os alunos acessem a página do RIVED e eles mesmos baixem o programa sobre dengue (conforme orientações acima citadas). Oriente a dupla quanto a exploração do site. Peça que eles não acessem o item Teste e explique que eles terão cerca de 30 minutos para acessar todo o programa. Caso seja necessário, oriente os alunos quanto a compreensão dos conceitos apresentados no programa. Após o término desse prazo peça que os grupos acessem o item teste para faze-lo (lembre os alunos a raciocinarem ao escolherem a resposta – falso ou verdadeiro – e que não devem chutar a resposta). Fale para o grupo que eles devem fazer esse teste somente uma vez e aguardar você, professor(a), anotar o resultado.
Em seguida, peça para a turma fazer um círculo e discuta novamente o assunto (brevemente), reiterando as perguntas feitas no início da aula. Solicite a participação de todos e incentive-os a responder tais questões. Essa discussão deve durar, no máximo, 30 minutos.
Para a finalização do assunto, peça que cada grupo elabore um folder, cartilha e/ou cartaz sobre o assunto. Para um maior aprofundamento do mesmo, você pode sugerir que eles façam uma pesquisa na internet sobre o assunto (veja recursos complementares – sites) digitando “dengue” (fique atento sobre a fidedignidade/validade das informações obtidas nos sites, dê preferência a sites de universidades e/ou entidades que entendam do assunto) ou acessar o site
http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=346&sid=32 (já com atalho no desktop) para obter maiores informações sobre a dengue.
Você, professor(a), ao solicitar que o grupo elabore um folder sobre o assunto pode introduzir, neste momento, o conceito de frases, parágrafos, etc., ou seja, conceitos ligados à Língua Portuguesa. Além disso, faz-se necessário especificar assuntos para a montagem do folder, ou seja, você, professor(a) deve criar/elaborar a estrutura do folder, por exemplo:
MODELO DE FOLDER
Capa: título, figura, nome dos alunos, série, turma, nome do(a) professor(a), nome da instituição de ensino, data e local.
Além disso, você, professor(a), pode introduzir conceitos ligados à manipulação correta do programa de editor de textos. Grave o produto do grupo e o imprima.
Atividades complementares:
Nome | Tipo |
---|---|
Dengue | Animação/simulação |
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/09/2013
Cinco estrelasmeu filho apresentará o tema dengue na sua feira de ciencias. A aula foi muito elucidativa. Obrigada
29/03/2010
Cinco estrelasO artigo e excelente e meajudou muito pois vou fazer um projeto sobre dengue e estava meio perdida.
24/03/2010
Cinco estrelasadorei essa sugestao de aula sobre a dengue.