28/09/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Conhecer o que é a doença de Alzheimer e seu funcionamento.
Identificar fatores que podem desencadear esta doença.
Refletir sobre atitudes que visem a qualidade de vida dos doentes.
Sistema nervoso.
A doença de Alzheimer é conhecida como doença que afeta os idosos, causando entre outros sintomas o esquecimento e demência. Mas como ela ocorre? Quais são os sintomas? O que pode fazer para combatê-la?
Encomende uma pesquisa sobre o tema aos alunos. Solicite que os estudantes verifiquem se conhecem alguém que tenha a doença, sugerindo a eles que conversem com as pessoas que convivem com os portadores de Alzheimer, identificando suas características e tratamentos utilizados por estes.
Os sítios indicados nos recursos adicionais podem auxiliá-los.
De posse do conhecimento adquirido pela pesquisa, questione os alunos sobre o funcionamento do sistema nervoso e sua relação com a doença.
Eles sabem que esta é uma doença amiloidoigênicas? E o que significa isto?
Além desta questão sugerida, levante com a turma quais as situações/problemas que gostariam de se aprofundar..
.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10120 |
.
Roteiro de estudo:
Qual é o ponto em comum que as doenças apresentadas no recurso tem?
O que é príon e como atua?
Qual a relação entre a doença da vaca louca e o Mal de Alzheimer?
Agora acesse o recurso Doença de Alzheimer:
.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10119 |
.
Roteiro de estudo:
Pode-se chamar esta doença de esclerose? Por quê?
Existe relação da doença com a genética?
Peça que os alunos pesquisem mais sobre os fatores externos que podem desencadear a doença e o que pode-se fazer para combatê-la.
Divida os alunos em equipes. Eles usarão os dados das pesquisas para confeccionarem uma apresentação para a classe sobre a doença. Incentive o uso de imagens, músicas e vídeos que trabalhem o tema com a mensagem de prevenção e solidariedade aos portadores da doença de Alzheimer.
Uma sugestão de trabalho dentro desta atividade é a busca de informações com cuidadores de idosos e profissionais da saúde que trabalhem com idosos. A entrevista poderá ser gravada e repassada à turma na forma de podcast editados pela equipe.
Defina um tempo máximo de apresentação para cada equipe, faça os comentários positivos ou negativos quando necessário. E lembre-se de explicitar os critérios de avaliação da atividade com antecedência.
Há alguma maneira de ajudar os portadores desta doença? Como os alunos vêem as pessoas doentes deste mal? O carinho e a atenção aos idosos pode não curá-los, mas ajuda-os a ter qualidade de vida.
Proponha uma visita a um asilo com seus alunos, para que os alunos passem algumas horas conversando e dando atenção aos velhinhos. Isto poderá ser de grande valia para ambos os lados. Certifique-se de obter autorização do asilo para a visita, verifique também se há necessidade de levar algo para os v elhinhos (alguns asilo s pede m colaboração com materiais de higiene pessoal ou às vezes um lanche diferente para os visitantes e moradores do asilo já basta). Também lembre de pedir autorização para os responsáveis dos alunos. Um ponto importante é instruir os educandos quanto o objetivo desta atividade e como se relacionar com os idosos. Perguntar sobre eles, sobre a saúde e falar de assuntos cotidianos pode ser um bom início de conversa.
Ao fim da atividade, reúna os alunos e debata em sala de aula sobre a experiência. O que eles receberam de positivo com a visita? O que aprenderam? De que maneira a sociedade pode trabalhar com a velhice e com o Mal de Alzheimer?
Selecione algumas apresentações e repasse-as para a comunidade e pais de alunos em momento oportuno agendado pela Orientação Escolar (Reuniões pedagógicas ou entrega de notas para os pais). Incentive os alunos a repassar as informações e experiências colhidas ao longo das aulas aos pais e comunidade, e principalmente aos familiares que entrevistaram no início das atividades, de forma a mudar a postura com que a sociedade encara a doença e os idosos.
Sobre a terceira idade: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5343 (Acessada 13/09/09).
Professor, indicamos abaixo alguns sítios que visam o aprofundamento e enriquecimento do conhecimento sobre este tema.
O primeiro sítio é da Agência FAPESP, entitulado Café contra o Alzheimer, um artigo interessante que pode ajudar na busca de soluções contra a doença.
Já o sítio Brasil Escola, traz um texto explicativo sobre o Alzheimer. A Revista Veja também trabalha este tema, sob o título de Doença de Alzheimer.
A Revista Nova Escola traz um plano de aula para o ensino médio, que aborda a doença de Alzheimer, sob o título: Acompanhe seus alunos na luta incessante desta doença.
E por fim, o sítio ABC da saúde também aborda o tema, com o artigo Doença de Alzheimer.
Nome | Tipo |
---|---|
http://www.agencia.fapesp.br/materia/10733/divulgacao-cientifica/cafe-contra-alzheimer.htm (acessado dia 12/09/09).
http://www.brasilescola.com/doencas/alzheimer.htm (acessado dia 12/09/09).
http://veja.abril.com.br/blog/genetica/sem-categoria/doenca-de-alzheimer/ (acessado dia 11/09/09).
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/acompanhe-seus-alunos-luta-incessante-doenca-431102.shtml (acessado dia 12/09/09).
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?150 (acessado dia 13/09/09).
http://www.agencia.fapesp.br/materia/10360/noticias/mapa-do-alzheimer.htm
A avaliação dos alunos poderá ser feita por meio de rubrica.
A rubrica auxiliará o professor a avaliar tanto a participação dos alunos ao longo das aulas como também na produção feita pelas equipes.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!