Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O Zero- importante num sistema de numeração ou não?

 

05/10/2009

Autor y Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A importância do zero num sistema posicional como o nosso e a sua não necessidade num sistema não posicional como o dos egípcios.

Duração das atividades
duas aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Sistema de numeração decimal. Ordens, classes, valor posicional dos algarismos.

- Símbolos utilizados pelos egípcios em sua numeração-(Aula”A numeração egípcia e seus símbolos)”.

Estratégias e recursos da aula

1° momento:

Corrida dos símbolos egípcios – Os símbolos utilizados na numeração egípcia serão relembrados a partir de uma brincadeira.

Material: 7 sacos de papel pardo tamanho que caiba a cabeça de uma criança. Cada saco terá na sua frente um símbolo egípcio.

Exemplo:

Após apresentar os símbolos recordando-os, o professor colocará os sacos no chão, à frente da turma.
A turma posiciona-se, no chão, em 2 filas.
O professor fala a quantidade. Exemplo: 10. As primeiras crianças das filas deverão correr e vestir o “saco” certo.
A atividade deverá ser repetida tantas vezes forem necessárias para que todos os alunos participem.

2° momento:

Com a turma dividida em grupos de 4 ou 5, o professor apresentará a representação de algumas quantidades, numa folha de papel pardo ou cartolina, utilizando a numeração egípcia e orientará a observação dos grupos com algumas perguntas:

1) O que há de comum entre a numeração egípcia e a nossa quanto ao agrupamento?

(O professor espera que os alunos notem que também utilizavam a base 10-sistema decimal).

2) O que há de diferente entre os símbolos utilizados por eles e os nossos?
(Os alunos deverão apontar a diferença entre os desenhos e os algarismos indo-arábicos).

3) Como representamos numericamente dezessete lápis? E setenta e um lápis?
Como os egípcios representavam estas mesmas quantidades?
Que diferença existe nas representações?
(Os alunos deverão perceber a posição dos símbolos, importante no nosso sistema que é posicional, e sem qualquer importância no sistema egípcio que não é posicional).

4) Observem a terceira representação com cuidado. O que está faltando?
Por que isto acontece?
(Os alunos deverão apontar a falta do zero e, refletindo sobre um sistema não posicional, perceber a não necessidade desse algarismo em sua numeração).

5) Observem a quarta representação. Com quantos algarismos representaríamos esta
mesma quantidade? E eles, quantos símbolos precisaram usar?
(Os alunos deverão perceber que, com poucos ou apenas um símbolo, a numeração egípcia podia representar grandes quantidades).

Avaliação

Será feita durante toda atividade, mas ao final, o professor pede para que os grupos registrem o que foi realizado e o que aprenderam, permitindo assim uma maior reflexão dos alunos sobre a atividade.

Opinión de quien visitó

Uma estrela 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 1/1 - 100%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.