25/11/2009
Rosângela Menta Mello
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Processo técnico-econômico, a política e os problemas socioambientais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Um só mundo, muitos cenários geográficos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Natureza e as questões socioambientais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Natureza e as questões sócio-ambientais |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambientalismo: pensar e agir |
O aluno deverá dominar:
- as formas de produzir energia;
O professor apresenta aos alunos o comercial de TV "chuva de pipoca", disponível no youtube (http://www.youtube.com/watch?v=04La60fUukU - acesso em 19/09/2009) e abre a discussão partindo da análise do que acontece no vídeo. Professor, solicite aos alunos que apresentem suas dúvidas a respeito do comercial e o que mais lhes chamou a atenção.
Durante a discussão o professor pode acrescentar questões que leve os alunos à reflexão, como:
- o que fez com que a pipoca estourasse ao ser jogada dentro do vulcão?
- o que acontece para que seja quente dentro do vulcão?
- é só por meio dos vulcões que podemos saber sobre o calor no interior da Terra?
- será que dá para usar estas altas temperaturas para alguma coisa em benefício da humanidade?
Nesta discussão o professor vai apresentando, de forma breve, informações a respeito da estrutura terrestre: as camadas da Terra e as características de cada uma delas.Os alunos devem anotar em seus cadernos todas as dúvidas, curiosidades, questionamentos.
A partir das anotações feitas pelos alunos e das questões apresentadas pelo professor, dá-se início às descobertas. A primeira refere-se à Estrutura da Terra, pois é a partir dela que se pode explicar o "fenômeno da chuva de pipoca". Para conhecer a estrutura da Terra os alunos realizarão pesquisa, no laboratório de informática:
1. acessar o recurso "estrutura interna da Terra", para ver e conhecer detalhes a respeito das camadas da Terra;
Animação explicativa sobre o interior terrestre - disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11649/interiorterra.swf .
2. buscar informações a respeito das camadas e imagens que mostrem estas camadas e suas características.
3. A questão norteadora da pesquisa é: será que dá pra usar o calor do interior da Terra como energia?
Sites que podem ser usados:
- Camadas da Terra, da USP, denomina as camadas e traz imagem (acesso 13 set 2009): http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo4B/Eneralte/Terra.htm;
- Como tudo funciona - UOL - o texto trata do funcionamento dos vulcões e tem imagem das camadas terrestres com espessura de cada uma delas (acesso 13 set 2009): http://ciencia.hsw.uol.com.br/vulcoes.htm;
- Observatório Sismológico, da Universidade de Brasília - descreve as camadas da Terra (acesso em 13 set 2009): http://www.obsis.unb.br/index.php?option=com_content&view=article &id=58&Itemid=69〈=pt;
- BrasilEscola - camadas da Terra - breve descrição das camadas, informando a temperatura média de cada uma elas (acesso 13 set 2009): http://www.brasilescola.com/geografia/camadas-terra.htm;
- BrasilEscola - estrutura terrestre - denomina, descreve e traz imagem das camadas (acesso 13 set 2009): http://www.brasilescola.com/geografia/estrutura-terrestre.htm;
- wikipédia - Terra - descreve as camadas terrestres, a espessura e a composição delas e traz imagem (acesso 13 set 2009): http://pt.wikipedia.org/wiki/Terra.
No encontro seguinte os alunos devem entregar ao professor suas respostas à questão: será que dá pra usar o calor do interior da Terra como energia?
Neste encontro o professor vai pedir aos alunos que apresentem suas respostas à questão, sistematizando-as no quadro-de-giz. Muito provavelmente haverá, entre as respostas dos alunos, algo sobre a energia geotérmica - neste caso o professor vai aprofundar o assunto. Caso a opção de geotermia não venha dos alunos o professor insere o tema.
Abaixo há sugestões de diversos vídeos, você passar todos, discutindo uma a um com os alunos sobre as fontes alternativas de energia mas, ao utilizar a última sugestão, que trata da energia geotérmica, você precisa puxar mais ainda pelos alunos. Eles devem lembrar de lugares onde há águas quentes no Brasil (Santa Catarina, Paraná, Goiás, Rio Grande do Norte, por exemplo); a lembrança desses lugares deve levar á reflexão de que essas águas quentes podem ser utilizadas para outros fins além do turismo.
Após os vídeos o professor convida os alunos para uma discussão a respeito das fontes alternativas de energia, chamando atenção para a geotermia. Importante focar de onde vem esta energia, relacioná-la com a estrutura da Terra e com o grau geotérmico. Dois elementos que podem auxiliar nesta explicação são os vulcões (http://pt.wikipedia.org/wiki/Vulcão) e os gseires (http://pt.wikipedia.org/wiki/Géiser</a>). Também cabe discussão a respeito dos lugares onde é possíve l explorar a energia geotérmica e se, no Brasil, é possível esta exploração.
Apesar do Brasil ter grande potencial energético (usinas hidrelétricas, petróleo, aquíferos quentes, vento, litoral extenso/marés), ainda assim é necessário economizar energia. Professor, convide a turma a divulgar as ações de economia de energia pela escola por meio de cartazes, páginas na web, podcasts, panfletos.
Para esta atividade, organize os alunos em grupo, onde devem escolher um tipo de energia para divulgar e as ações que cada cidadão pode assumir para o consumo consciente deste recurso.
Informações geotermia no Brasil:
Nome | Tipo |
---|---|
Interior da Terra | Animação/simulação |
2. Outros vídeos sobre geotermia:
A avaliação deve ser feita em todo o processo, a partir de critérios pré-estabelecidos:
1. o aluno participou das discussões (aula1 + aula2 + aula3) contribuindo com sugestões, perguntas/questionamentos, comentários;
2. o aluno participou do grupo, trabalhando coletiva e colaborativamente;
3. o aluno (grupo) realizou e entregou no prazo a pesquisa de acordo com a solicitação do professor;
4. o aluno assistiu aos vídeos e contribuiu nas discussões e produções;
5. o aluno atuou como disseminador na "campanha" pela economia de energia.
Cinco estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/05/2014
Cinco estrelasparabens otimo
02/06/2013
Cinco estrelasMuito interessante a aula e os recursos utilizados.
10/09/2011
Cinco estrelasExcelente sugestão de aula. Vou aproveitá-la com meus alunos. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito legal, usa propaganda da TV, os alunos gostam dessas relações.