30/09/2008
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
1ª Etapa
Utilize a animação
Debata com os alunos o conteúdo da animação.
Peça para que os alunos pesquisem palavras que sejam de influência africana em nossa língua . Para tal, deverá utilizar o editor de texto e salvar o arquivo com seu nome. Estabeleça uma forma padronizada de salvar, facilita a identificação, por exemplo, marcelo_pereira_tarefa1.
O professor pode ficar responsável de ir construindo o dicionário coletivo de palavras.
Para estimular a criatividade textual, imprima as palavras, corte-as em tamanhos iguais, coloque-as em um saco e peça para o aluno sortear algumas palavras, pelo menos 4. O desafio consistirá em construir um texto que reúna criativamente as palavras.
Após a realização da atividade, peç a para os alunos trocarem os textos e verificarem se há alguma necessidade de correção das palavras, utilize o dicionário como orie ntador. (Peça para que cada aluno troque de micro com o colega para a correção).
2ª Etapa
Discuta sobre que heróis negros eles conhecem, e que na aula de leitura e pesquisa, eles irão descobrir outros heróis.
Peça para que os alunos sentarem em dupla e entrarem no site no site:
http://www.acordacultura.org.br/main.asp?Team={D3BBB66E-3343-4311-ACA5-0FADF9A506BE}
Este site apresenta algumas biografias de alguns heróis negros, cada aluno deverá escolher um desses heróis e preparar-se para contar a história dele para a classe. Os alunos poderão vir caracterizados para a apresentação, trabalhar com músicas, e o que mais desejarem.
Incentive cada dupla a se esmerarem na preparação do seminário de seu herói, otimize os talentos de cada um, como poesia, canto, música, representação, etc.
Para entregar ao professor, cada dupla irá escrever um texto justificando porque escolheu aquele herói.
Finalize a semana contando a cada dia um conto africano, como fonte de pesquisa utilize:
http://www.emack.com.br/sao/webquest/sp/2004/africa/processo.htm
Nome | Tipo |
---|---|
Palavras africanas | Vídeo |
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/05/2011
Cinco estrelasParabéns pelo trabalho!!! Com certeza vou utiilizar as suas sugestões, não só em sala de aula, mas também na empresa onde eu trabalho, realizo várias atividades de incentivo à cultura e hábitos de leitura e acho uma boa ideia falar para meus colegas de trabalho sobre o tema aqui apresentado, pois nem sempre os pais têm tempo de acompanhar os estudos dos filhos e um tema como este, em cumprimento com a Lei 10.693/2003, vai despertar nos pais o interesse por este tipo de (Lei)tura. Obrigado!!!!!
24/03/2010
Uma estrelauma ótima sugestão , que utilizei na integra em minha aula
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a sugestão de aula e com certeza vou aplicar com os meus alunos, uma vez que ela trata do lado positivo que poucos conhecem da nossa sofrida e querida África
24/03/2010
Cinco estrelasIncrível. Nossas crianças precisam perceber o valor que existe em nossa cultura de outros povos. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito de sua sugestão de aula, podemos trabalhar pluralidade etnicacom enfase em nossas raizes. Sera com certeza um resgate histórico.