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Propagação do calor (Por irradiação)

 

25/11/2009

Autor y Coautor(es)
JOSE ANGELO DE FARIA
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VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Edson Luis Nunes José Marcelo Gomes Isnard Domingos Ferraz Daniel Rodrigues Ventura

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar a propagação do calor por irradiação.

Relacionar os processos de propagação do calor e identificar a principal diferença entre estes tipos de propagação.

Compreender que na irradiação não há necessidade de um meio material para o calor se propagar.

Avaliar a emissão de calor por uma superfície em função de sua temperatura.

Analisar e compreender a expressão de Stefan-Boltzmann e resolver questões que envolva esta lei.

Verificar que corpos escuros absorvem mais rapidamente o calor radiante que corpos claros.

Duração das atividades
Uma aula ( 50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de calor, convecção e condução. Temperatura e escalas Celsius e Kelvin.

Estratégias e recursos da aula

Sugerimos que o professor faça o seguinte:

Primeiro passo: Distribua os alunos em duplas para responder questões relacionadas com a observação verificada durante o seguinte procedimento:Acenda uma lâmpada de filamento e peça aos alunos que aproxime a mão da lâmpada e perceba que a mão aquece. Faça o mesmo com a chama de uma vela acesa. Ao mesmo tempo, peque duas lâminas metálicas já pintadas uma com tinta branca e outra com tinta escura. Deixe-as expostas ao Sol ou próximo de uma lâmpada de filamento acesa durante uns 10 minutos. Depois meça as temperaturas de ambas ou simplesmente usando as próprias mãos, cada aluno percebe que a lamina escura se apresenta mais aquecida.

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Segundo passo: Projete numa tela as figuras 01 e 02, indango por exemplo na figura 01 como pode o calor vindo da chama atingir a mão da pessoa em um intervalo de tempo muito pequeno, cada um tem noção do que acontece na situação apresentada, figura 01.

Na figura 02 frisar bem a relação entre intensidade da energia emitida e o comprimento de onda correspondente. Chamar atenção para o comprimento de onda correspondente a quantidade máxima de energia para cada temperatura, curvas no gráfico. Enfatizar as características das curvas, destacando a relação do comprimento de onda de máxima emitância em função da temperatura. Fale sobre a lei de Wien.

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Recursos Complementares

Avaliação

Reagrupe os alunos em equipes, faça várias perguntas e estimule-os a respondê-las de maneiras simples, mas com critérios, utilizando de conhecimento já adquiridos nas aulas de Física.

Pergunte por exemplo: como o calor emitido pela lâmpada e pela chama da vela se propaga até atingir a mão? Essa propagação é muito rápida? Compare com a condução e com a convecção. Explique e discuta com os alunos a  Lei de Stefan-Boltzmann. Pergunte a eles como o comprimento de onda correspondente a máxima emitância do corpo varia com a temperatura.

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