27/01/2010
Edson Luis Nunes José Marcelo Gomes Isnard Domingos Ferraz Daniel Rodrigues Ventura
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Certificar que de modo geral, corpos escuros absorvem e emitem mais intensamente calor que corpos mais claros.
Conscientizar que é possível e bastante simples armazenar calor solar.
Conceitos de temperatura e como o calor se propaga.
Pegue duas caixas de papelão iguais, por exemplo, caixa de sapato, com as paredes internas e fundo forradas com papel preto. Coloque um copo com 50 ml de água dentro de cada uma, tampe uma delas com um vidro transparente e deixe a outra sem tampa e exponha-as aos raios solares. Os copos devem ser iguais para controle do experimento. Se possível use um termômetro dentro do copo e faça a leitura da temperatura da água em cada copo a cada minuto. De preferência anote essas leituras e transcreva em uma tabela. Em seguida faça um gráfico mostrando como a temperatura da água no copo variou em cada caso. Compare essas variações.
Se não puder realizar a experiência ao Sol, use uma lâmpada de 100 Watts colocando sobre as caixas eqüidistantes delas.
O professor poderá também apresentar numa tela se dispuser de recursos em sua escola, slides que mostra a montagem de um experimento equivalente ao descrito acima, realizado também com um material bem acessível, nele, apresenta os detalhes e sequência da montagem de um modo bastante didático sobre este assunto, manifestação básica do efeito estufa. Tal recurso se encontra disponível no portal do professor no seguinte endereço:
Semelhante a este procedimento há uma animação muito interessante no portal do professor realmente muito didática e muito bem ilustrada mostrando passo a passo o que ocorre no fenômeno “efeito estufa”. Além de ser agradável de assistir, os alunos vão assimilar o conteúdo com muita facilidade. Aqui chamo atenção apenas para o professor não esquecer em seu comentário de acrescentar um pequeno detalhe; não é apenas a luz solar que atravessa o vidro, mas também uma quantidade bastante expressiva de radiação infravermelha. O endereço eletrônico da animação é:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9762/efeitoestufa.swf
Sugerimos ao professor apresentar aos alunos, de preferença projetando a imagem, da montagem de um aquecedor solar simples como o do esquema abaixo. Este esquema servirá também para que os alunos montem um aquecedor na escola ou em casa para exposição didática podendo inclusive ser usado como uma avaliação extra classe.
Lançar o seguinte teste como um desafio a ser resolvido em sala de aula pelos alunos:
Dispõe-se de três caixas de mesmas dimensões, mas construída de materiais diferentes. A primeira é de isopor com tampa de vidro transparente. A segunda é toda de vidro transparente inclusive a tampa. A terceira é toda de vidro inclusive a tampa, mas seu fundo é forrado com um papel preto. Para aquecer água num copo o mais rápido possível, estando as caixas expostas ao Sol você colocaria o copo em qual delas, por quê?
Cinco estrelas 1 calificaciones
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24/03/2010
Cinco estrelasAchei a experiencia muito interessante.