28/10/2009
Rosângela Menta Mello
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Não há necessidade de conhecimento prévio;
Obs: para esta aula pedir que os alunos tragam antecipadamente diferentes embalagens de produtos alimentícios. Além disso, o professor poderá utilizar caixas de papelão e outros objetos para encenar um grande mercado. Terão de estar disponíveis: "bens", tais como: comida, roupas, carros, brinquedos, casas, computadores, etc. "Serviços": transporte, educação, comunicação, saúde, lazer, etc.
O professor prepara em sala de aula um grande mercado. Neste mercado estão expostos diferentes tipos de produtos: bens de consumo e serviço (como descritos acima). É importante que se tenha repetido o mesmo produto com valores diferentes. Dividir a turma em pequenos grupos e dar para cada um deles uma quantia em dinheiro (fictício). Os grupos representam famílias (pais, filhos, tios, avós) e como famílias deverão comprar no mercado o que julgarem essencial para cada uma delas. É importante que os alunos criem o perfil da família e decidam por si só o que é essencial comprar. Cada produto deve ter um valor, e o dinheiro deve ser limitado. Sugerimos que grupo receba um salário mínimo, para valorizar o dinheiro e refletir como vivem a maioria dos brasileiros.
Descrição da atividade:
Após cada grupo realizar suas compras o professor abre espaço para debate:
Todos nós, desde nosso nascimento, consumimos produtos. Apesar disso, quase nunca paramos para refletir sobre:
Para discutir mais sobre o assunto e entender melhor a origem da economia e seu papel na sociedade sugerimos que o professor navegue com os alunos no seguinte site CANAL KIDS, em:
http://www.canalkids.com.br/bankids/oque.htm
O site sugerido apresenta o conceito e significado da economia de forma dinâmica e prazerosa aos alunos. A leitura poderá ser realizada por todos, de forma coletiva.
Durante a navegação no site o professor deverá orientar os estudantes para que anotem em seu caderno as principais dúvidas, pois serão discutidas tão logo a turma conclua a atividade. Sugerimos que o Professor combine com os alunos o tempo de leitura e exploração dos recursos deste site sugerido. Nas discussões é importante além das dúvidas que o professor complemente as informações ali encontradas com outros textos e informações que julgar necessário.
Critérios de Avaliação:
Ainda no laboratório de infomática, jogar com os alunos o jogo do orçamento. Uma dica: o professor deve jogar a primeira vez com toda a turma, por meio de recurso multimídia (um datashow ligado ao computador ou o computador ligado a TV). Seria interessante para explicar a todos as regras do jogo e mostrar os comandos.
Sobre o recurso: "Orçamento é um planejamento de contas. Você já deve ter visto seus pais avaliando quanto podem gastar e quanto devem economizar com alimentação, vestuário, educação e outros itens. Os governantes precisam fazer o mesmo. A diferença é que o dinheiro que eles devem usar é do contribuinte. A forma como esse dinheiro pode e deve ser investido é coisa tão séria, que existe uma lei que autoriza o presidente da República e os governantes a realizarem as Despesas Públicas, além de prever todos os gastos do governo: pagamento de salários, compra de medicamentos, construção de escolas, manutenção dos prédios e órgãos públicos, restauração das estradas, etc.
Disponível no site: http://www.plenarinho.gov.br/diversao/reportagens-publicadas/jogo-do-orcamento Acesso em: 14/09/2009.
O objetivo de utilizar este jogo com os alunos é fazer com que se coloquem no lugar de administradores da cidade, percebendo assim as dificuldades que surgem quando falamos em administrar dinheiro. Além disso, poderão ser discutidos também o papel do dinheiro público e a importância de acompanhar os gastos governamentais com nosso dinheiro.
Solicitar que os alunos respondam e entreguem em sala de aula por escrito as seguintes questões:
Os alunos deverão pesquisar com os pais se eles costumam economizar em casa. No que economizam e que meios utilizam para colocar em prática ações de economia.
É importante fazer um planejamento dos gastos mensais e aplicar de parte dos recursos para uma eventual necessidade.
COMO FAZER UM ORÇAMENTO
- Morar
- Comer;
- Estudar;
- Saúde;
- Vestir;
- Cuidados Pessoais;
- Ir e Vir;
- Lazer;
Após esta atividade, vamos registrar as situações dos vários grupos formados e verificar o que foi bem compreendido e o que ainda é necessário retomar em relação ao tema da aula.
Nome | Tipo |
---|---|
Jogo do orçamento | Animação/simulação |
Texto que fala sobre importância do dinheiro público: http://www.plenarinho.gov.br/noticias/reportagem-especial/dinheiro-publico-e-seu-tambem/?searchterm=dinheiro%20p%C3%BAblico.
Jogo da Água: Jogo em que você irá descobrir as melhores maneiras de economizar um dos recursos mais importantes do mundo: a água.
http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/plen/swf/jogos/jogodaagua/Jogo_da_Agua.swf
Salário mínimo brasileiro: http://www.portalbrasil.net/salariominimo.htm
Critérios de avaliação:
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/05/2013
Cinco estrelasMaterial excelente, super didático!