19/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ao final das atividades, esperamos que os alunos:
Essas atividades podem ser realizadas desde o início da alfabetização.
Atividade 1: Proposição do trabalho com receitas
Caro professor, organize os alunos em roda e converse um pouco sobre a alimentação diária de cada um. Após o debate, faça a seguinte proposta às crianças: “Que tal elegermos uma receita típica de nossa região, que seja saudável e de fácil preparo para fazermos aqui na escola? Vamos escrever a receita e colocar no mural da escola?”
Seria interessante propor à turma que escrevessem uma lista com o nome de cada receita sugerida. Essa lista poderia ficar fixada na sala por um ou dois dias para que seja preenchida à medida que os alunos se lembrarem de mais alguma receita. É importante explicar à turma a função da lista: deixar registrado as sugestões de receitas para depois eleger aquela que será feita. Você também pode pedir aos alunos que perguntem aos familiares que receita típica da região sugerem que seja feita na escola.
Atividade 2: Apresentação de uma receita à turma
Em outro dia, nossa proposta é que você leve para a sala alguns livros de receita e os apresente à turma. Para que os alunos conheçam os elementos desse gênero textual, sugerimos a atividade que se segue. Primeiramente, pergunte aos alunos se conhecem o BOLO DE CENOURA e explore quais são os seus INGREDIENTES e o MODO DE FAZER. Depois, leia a receita para as crianças e as oriente na realização das questões abaixo.
1. Circule o título da receita e copie-o no espaço abaixo
__________________________________________________
2. Sublinhe o item INGREDIENTES e leia com a ajuda da professora quais são eles.
3. Sublinhe o item MODO DE FAZER e leia com a ajuda da professora como se faz o bolo de cenoura.
Obs: Os alunos deverão compreender que toda receita deverá ter o seu título, os ingredientes e o modo de fazer.
Atividade 3: Eleição da receita a ser feita na escola
Agora é o momento da eleição da receita. Leia com os alunos o nome das receitas que foram sugeridas e peça para que cada um vote em uma delas. Será mais rico se você estimular o debate sobre as atitudes que cada um deve ter para que o processo eleitoral ocorra bem. Depois de todos terem votado, é importante que a turma conte quantos votos teve cada receita e identifique qual delas foi a vencedora.
Atividade 4: Mãos a obra: o preparo da receita
É interessante fazer uma roda de conversa antes do início do preparo da receita para fazer os combinados iniciais e verificar se todos os ingredientes estão presentes. Relembre aos alunos que, na escrita da receita, primeiro, deverão escrever os nomes dos ingredientes. À medida que forem executando a receita, é importante chamar atenção para o modo como ela está sendo preparada. Ex: “Então, gente, o nosso primeiro passo foi: (...)” Ao finalizar a receita, rememore com os alunos todos os passos que seguiram e os convide a escrevê-la.
Atividade 5: Escrita da receita
No momento da escrita da receita, recomendamos que sejam seguidas as seguintes etapas:
Obs: O professor deverá ser o escriba da receita que, como o combinado, será fixada no mural da escola.
Ao final dessas atividades, os alunos deverão ter avançado no processo de compreensão e de escrita do gênero textual receita.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/06/2012
Cinco estrelasBem elaborada e criativa, podendo ser utilizada em qualquer disciplina, usando diferentes recursos e obtendo assim diversas receitas produzidas pelos alunos. Ex: Educação Ambiental - receita de planeta limpo.
25/07/2011
Quatro estrelasDepois de pesquisar bastante consegui encontrar uma aula dinâmica, usarei com meus alunos do 6º ano.
02/08/2010
Quatro estrelasgostei muito ,bem explicado, vou aplicar para meus alunos de alfabetização de jovens e adultos