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Produção de sabão

 

28/09/2009

Autor y Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Marco G. B. Burlamaqui

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os principais reagentes envolvidos na produção de sabão;
  • Identificar a fórmula geral do sabão;
  • Relacionar as moléculas envolvidas na produção de sabão com os respectivos grupos funcionais orgânicos.
Duração das atividades
Uma aula de cinqüenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Reação Química;
  • Representação das substâncias;
  • Grupos funcionais orgânicos – hidrocarbonetos.
Estratégias e recursos da aula

Professor, leve para a sala de aula:

  • Óleo;
  • Água;
  • Detergente.

Na sala de aula, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Depois que os alunos se organizarem, peça para que um dos alunos se levante. Coloque três gotas de óleo na mão desse aluno, em seguida lave-a com água. Pergunte ao aluno, de forma que todos os alunos ouçam, se o óleo saiu da sua mão. O aluno responderá que o óleo ainda não saiu. Agora pegue um pouco de detergente e pingue algumas gotas na mão suja de óleo do aluno e lave adicionando água. Pergunte ao aluno se a mão dele ficou limpa? Depois da resposta do aluno, que muito provavelmente será sim, faça a seguinte pergunta aos alunos:

1 – O que fez o óleo sair da mão do seu colega? Foi o detergente, a água ou os dois juntos?

Diante do que os alunos já vivenciaram, eles responderão que para remover o óleo da mão do aluno é necessário utilizar a água e o detergente ao mesmo tempo.

Em seguida, leve os alunos para o laboratório de informática, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos, a quantidade de alunos por grupo poderá ser menor de acordo com a quantidade de computadores disponíveis. Depois que os alunos se organizarem, peça para que eles pesquisem na internet, utilizando os principais sites de busca, o processo de fabricação do sabão. Com o resultado da pesquisa os alunos deverão responder as questões abaixo.

1 – Quais são os reagentes utilizados na fabricação do sabão?
2 – Descreva o processo de fabricação do sabão.

Obs.: as respostas deverão ser entregues para o professor para compor a avaliação.

Após a pesquisa, os alunos deverão abrir a simulação abaixo:

Roupa suja se lava na escola
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5174

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Figura 1 – Tela inicial do recurso

Este recurso explica de uma forma muito clara o processo de fabricação do sabão e a constituição química do sabão, além de explicar algumas das suas propriedades. Ele está disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE), para visualizá-lo você deverá salvar o arquivo no seu computador e depois descompactá-lo, e por fim, deverá abrir o arquivo de nome sim_qui_roupasuja.htm com um navegador.

Os alunos deverão responder as questões abaixo, utilizando as informações da simulação:

1 – Defina óleo e gordura.
2 – Qual substância é utilizada para reagir com a gordura para que esta se transforme em sabão?
3 – Escreva a equação química da reação dos triglicerídeos (gorduras) com uma base forte (NaOH).
4 – Indique corretamente a posição dos átomos na molécula de sabão:

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Figura 2 – Representação da molécula de sabão

Obs.: as respostas deverão ser entregues para o professor para compor a avaliação.

Em seguida, explique para os alunos que o sabão também pode ser formado a partir de um éster de ácido graxo, ou seja, o éster de ácido graxo reage com uma base forte formando um sal de um ácido carboxílico (sabão) e um álcool.


Figura 3 – equação da reação de um éster com uma base forte

Professor, nesse momento trabalhe com os seus alunos as propriedades do grupo funcional éster. Utilize como exemplo a equação acima.

Éster
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11877

Ester

Em seguida, explique aos alunos que um sabão tem a fórmula geral R-CO-ONa onde R é usualmente uma cadeia carbônica contendo de 12 a 18 átomos de carbono. Veja a molécula do estearato de sódio:
 

Figura 4 – estrutura da molécula do estearato de sódio

Para sistematizar a aula os alunos deverão fazer um relatório sobre a produção, a composição e a representação química do sabão.

Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação aos alunos na própria sala de aula.

Professor, se tiver disponível um laboratório de Química poderá fabricar sabão através de uma reação de saponificação utilizando o roteiro experimental a seguir:


Saponificação
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5893

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ester Imagem
Recursos Complementares

Artigo da Revista Química Nova na Escola


Artigo QNEsc – Água Dura e Sabão Mole

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc02/exper2.pdf


Simulação

Roupa suja se lava em casa

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17157
Avaliação
O professor poderá avaliar os alunos através das questões respondidas ao longo da aula e do relatório produzido no final da aula. Além dessa avaliação quantitativa, você poderá avaliar qualitativamente a participação dos alunos na execução das atividades propostas.
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