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Lendo e cantando nomes e sobrenomes

 

28/10/2009

Autor y Coautor(es)
Araci Rodrigues Coelho
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ler palavras
- Ler pequenas frases com fluência.
_ Treinar a leitura coletiva de texto
- Conhecer uma forma de leitura coletiva: o Jogral

Duração das atividades
2 a 4 aulas de 50 mim
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para maior agilidade dessa aula é importante que os alunos já reconheçam as letras do alfabeto e tenham noção da formação de sílabas e palavras.

Estratégias e recursos da aula

I- Ouvindo música e entrando em contato com a sua letra.

1ª Audição:

Leve para a turma a reprodução da letra da Musica “Gente tem sobrenome” de Toquinho e Elifas Andreato. Ela faz parte do CD Canção dos direitos das crianças de autoria desses dois artistas, e pode ser acessada no site: http://www.letras.com.br/toquinho/gente-tem-sobrenome.
Inicie a aula pedindo aos alunos para escutarem a música que você colocará para tocar. Após a primeira audição faça algumas perguntas como: Vocês conhecem essa música? Conseguiram entender sobre o que ela trata? Quais palavras conseguiram entender?
Anote as resposta no quadro-negro e reproduza novamente a música para que eles possam responder e conferir as resposta que deram.

2ª Audição:

Provavelmente, após essa segunda audição e, agora escutando a música de forma mais direcionada, eles repetirão alguns nomes de pessoas e coisas que fazem parte da música. Você deverá anotá-las no quadro-negro junto às primeiras palavras escritas após a 1ª audição.
Leia as palavras escritas no quadro, retomando a pergunta sobre o assunto da música. Deixe-a em suspenso, mesmo se acertarem. E faça o convite: A partir dessas pistas que são as palavras anotadas, quem se arrisca a dizer o nome ou o título dessa música?  Incentive que cada um expresse sua opinião.

II- Lendo e compreendendo a letra da música.

Distribua aos alunos a letra da música, leia-a em voz alta, chamando atenção para o título e solicitando que acompanhem a música. Oriente os alunos para que sigam a leitura, passando o dedinho em cima da palavra que estiver sendo lida.
Em busca de favorecer a compreensão da mensagem da música faça uma conversa coletiva sobre ela. Você pode iniciar com o título. Pergunte à turma por que acham que os autores deram esse título para música. Incentive-os a explicar suas respostas. Conduza a discussão para que os alunos entendam que os autores defendem o argumento de que “Gente tem sobrenome” em contraposição a objetos e coisas que tem apenas nome. Peça que falem alguns nomes dessas coisas - brinquedos, flores, comidas - que aparecem como exemplo na música. Explique a eles, que ter nome e sobrenome é um direito de todas as pessoas. Nesse contexto é interessante mencionar o nome do CD em que a música se encontra: “Canção dos direitos das crianças”. Para finalizar essa discussão peça aos alunos que ilustrem a letra da música, desenhando alguns objetos e coisas que são mencionadas na música. Veja alguns desenhos feitos por alunos de 6/7 anos.

                 fotografia produzida pela autora

                    fotografia produzida pela autora

Professor, há várias outras questões trazidas pela música – discussão de que gente também tem apelidos; o uso de rimas entre outras - e que podem ser temas de discussão em sala de aula

III- Jogral 

                                      Imagem elaborada pela autora

Explique à turma que Jogral, antigamente, era o nome dado a uma pessoa que lia em voz alta textos, poemas, mas que atualmente Jogral é uma forma de ler, oralmente, textos em grupo, uma espécie de coral, só que falado, com ritmo.
Lance então a proposta de ler a música “Gente tem sobrenome” em forma de Jogral.
Peça aos alunos, por exemplo, que numerem as linhas/estrofes do primeiro verso da música, repetindo a mesma numeração nos demais versos (veja na fotografia acima). Em seguida numere as fileiras ou colunas de alunos na sala explicando que cada fileira lerá uma ou mais  estrofes de acordo com a sua numeração: assim a fileira 1 lerá as estrofes que receberam o número 1, os alunos da fileira 2 lerão as estrofes de número 2 e assim por diante - adéque a numeração do texto de acordo com o tamanho da turma.
Para facilitar o entendimento da dinâmica do jogral, peça que um aluno de cada fileira venha à frente da sala. Organize-os de forma que fiquem dispostos, um ao lado do outro, na seqüência crescente. Combine que a turma irá ler o título da música e que, em seguida, o aluno da fileira 1 lerá a primeira estrofe, o aluno da 2ª fileira continua, depois o terceiro e... na hora certa o quinto deverá ler sua parte. Repita esse procedimento com outro grupo de alunos, solicitando que a turma acompanhe. Quando perceber que entenderam a dinâmica do jogral avise que iniciarão o treino do jogral de toda a turma.
Combine que após a professora ler o título, todos os alunos da fileira 1 deverão ler a primeira estrofe, seguidos pela fileira 2 que lerão a estrofe 2 e assim por diante, até o final do texto. Oriente as crianças que para se fazer uma leitura coletiva é preciso que cada um procure ler o mais junto possível dos outros colegas, ou seja que aquele que lê mais rápido deve diminuir o ritmo para os que lêem mais devagar possam acompanhar.
Repita a leitura 3 a 5 vezes, mais ou menos, conforme sua avaliação sobre o interesse e disposição dos alunos. Caso note que eles estão ficando cansados e desinteressados, solicite que treinem em casa. Incentive-os a convidar a família para montarem um jogral com eles. Retome, então, a leitura do Jogral na próxima aula. Combine na escola uma apresentação dessa turma pela turma -  para outras turmas ou para os pais, por exemplo. Essa apresentação irá incentivá-los a melhorar cada vez mais a leitura.

Recursos Complementares

Professor você pode se inteirar mais sobre o projeto em que se inserem a música e o CD em questão, acessando o site: http://www.toquinho.com.br/epocas.php.

Avaliação

Professor sugerimos que observe com especial atenção as primeiras leituras e as últimas que as crianças fizerem do texto . Faça então, uma análise comparativa dessas leituras, observando o progresso dos alunos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve ficar atento se as crianças estão desenvolvendo sua habilidade de leitura de palavras, e de pequenas frases. Observe, também, se estão progredindo na fluência dessa leitura. Analise a turma em geral e, cada aluno, individualmente, quanto sua capacidade de fazer uma leitura coletiva de texto e quanto a compreensão dessa forma de leitura que é o Jogral.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

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Opiniones

  • rosineide pirolla, E. E. Vicente Pallotti , Mato Grosso do Sul - dijo:
    rosineidepirolla@hotmail.com

    12/06/2010

    Cinco estrelas

    Penso que esta atividade pode ser desenvolvida com as crianças, mesmo não dominando ´sílabas e palavras, pois é um momento para a criança estar familiarizando-se e adquirindo conhecimentos prévios, pré-requisitos para atividades posteriores, e a criança aprende a ler, lendo, e esta forma sugerida é excelente. Parabéns e obrigada.


  • Débora Maria Cintra Mendonça, Rede de ensino municipal , Minas Gerais - dijo:
    debora.mendonca@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula, que dá possibilidade para trabalhar diversos assuntos e pode se desdobrar em outras aulas. Trabalhar com música de qualidade é sempre motivador e prazeroso p/ o professor e p/ os alunos. Costumo desenvolver atividades parecidas com as descritas nesta aula, e o resultado é sempre feliz. Abraço, Débora.


  • Mirian Pereira Pieper, EMEB Armando Dias , Mato Grosso - dijo:
    familiapieper@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente a atividade, principalmente porque utiliza a música como forma de interação com o tema da aula. A música irá incentivar o aluno a reconhecer e valorizar seu nome e sobrenome, além de transmitir valores quanto a questão dos apelidos.


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