Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


VISITA ORIENTADA AO ZOOLÓGICO

 

07/12/2009

Autor y Coautor(es)
CARMEN LÚCIA CORRÊA DE OLIVEIRA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

MARIA CAMILA AVELINO SILVEIRA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

· Desenvolver capacidade de observação.
· Ampliar o conhecimento sobre a diversidade de animais no ambiente natural, por meio da observação.
· Identificar algumas espécies em extinção.

Duração das atividades
4 AULAS de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

VISITA ORIENTADA AO ZOOLÓGICO

Preparação para a saída:

· Marcar com antecedência a visita ao zoológico.

· Enviar aos responsáveis circular de comunicação e pedido de

autorização para a saída.

· Solicitar à escola meio de transporte para a saída.

Com tudo organizado e de posse das autorizações, podemos sair com tranquilidade a caminho do Zoológico.

O dia da visita chega e com ele a euforia dos alunos para irem além dos muros da escola. Então, é necessário relembrar algumas recomendações, como:

1-Levar o material necessário para o registro das observações que lá serão realizadas.

2-Ficar sempre junto do grupo.

3-Não alimentar os animais.

4-Fazer silêncio para não assustá-los.

Lá chegando, a visita deverá respeitar o roteiro combinado com a turma. Todos os alunos de posse de seu material e ficha de observação e assim inicia-se a visita.

O professor deverá manter uma postura de mediador, direcionando seus objetivos.


Sugestão para desenvolver em sala de aula.

Organizar um livro com informações sobre os animais. Cada aluno deverá escolher um animal.

Numa folha de papel, escrever os fatos curiosos sobre ele.

Complementar com ilustrações ou fotos.

Os trabalhos da turma serão reunidos e formarão um livro que poderá ser encadernado. Lembre-se da capa, dos autores, do sumário e da bibliografia consultada

Sugestão de Roteiro de Visita Orientada ao Zoológico adaptado pela professora Lúcia Helena Gazólis CAp/UFRJ), a partir de material distribuído pela Fundação Rio Zoo( Projeto Ararajuba).

Recursos Complementares

Câmera fotográfica, prancheta, lápis, borracha etc.

Avaliação

Ao final do dia, o grupo poderá se reunir no próprio Zoológico ou na Escola para refletir sobre o que viu, tirar dúvidas, trocar opiniões e levantar questões.

Sistematizar e ampliar os conhecimentos aprendidos ao longo das atividades.

Avaliar a participação individual dos alunos nas atividades, principalmente no que se refere à capacidade de aplicação dos conhecimentos apreendidos.

Posteriormente, em sala de aula, elaborar um livro sobre os animais (ver sugestão acima).

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.