24/09/2008
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Motivação/introdução
Corrente elétrica é um conceito interessante pois está presente em qualquer equipamento elétrico, desde a geração e transmissão de energia elétrica em uma usina hidroelétrica, até a utilização dessa energia nas residências. Neste processo, a corrente elétrica pode ser alternada ou contínua, dependendo da situação e da viabilidade técnica, nesta aula, veremos em quais situações ela é utilizada.
Na Sala de aula (20 min)
A corrente elétrica que circula nos fios pode apresentar dois tipos, alternada em contínua, nos aparelhos elétricos ela é indicada como CA ou CC.
Uma corrente elétrica alternada, é gerada por dínamos e motores, varia com o tempo em ciclos, seu valor se altera com a passagem do tempo. Nas tomadas das residências, a freqüência com que a corrente se alterna é de 60 Hz, ou seja, 60 ciclos por segundo. A transmissão em corrente alternada foi desenvolvida pelo Engenheiro Nicola Tesla, com ela, foi possível transmitir energia elétrica a longas distancias, com o uso de transformadores, que elevam a tensão a grandes valores nas linhas de transmissão, diminuindo perdas de energia devido ao conseqüente uso de correntes elétricas mais baixas(como a potência é dada pelo produto da tensão pela corrente[P=VxI], aumentando o valor da tensão, diminui o valor da corrente).
A corrente contínua é do tipo que não se alterna no tempo, seu valor se mantém constante, é encontrada na pilhas e baterias. A maioria dos equipamentos eletrônicos funciona com corrente contínua, quando são ligados a uma tomada, um transformador e um retificador convertem a corrente alternada em corrente contínua, possibilitando o funcionamento do aparelho, esse tipo de transformador é chamado antigamente como “eliminador de pilhas”, pois possibilita ligar na rede elétrica um aparelho que funciona com pilhas na rede elétrica doméstica. Uma sugestão de atividade é explorar a características desses transformadores, são encontrados nos aparelhos portáteis, como notebooks, rádios pequenos e televisores portáteis.
Atividade no laboratório de informática.(30 min)
Para a compreensão e visualização desse fenômeno, vamos utilizar um objeto de aprendizagem que permite visualizar os efeitos da corrente elétrica contínua e alternada, utilizando um laboratório virtual. Ele se encontra disponível no Portal do Professor com o nome “Kit para construção de circuitos: corrente contínua e corrente alternativa”. Com essa simulação, é possível construir um circuito elétrico, e utilizando corrente contínua ou alternada como fonte de energia.
Com os recursos do laboratório, monte um circuito simples com os alunos no laboratório, para criar o circuito, basta arrastar o item desejado para a areá azul na tela do programa, e conectar as junções.
Uma sugestão de trabalho é montar o circuito com uma lâmpada, e monitorar o circuito com corrente alternada e contínua. Quando ligada em corrente alternada, a lâmpada “pisca”, indicando que a corrente passa por ciclos, alternando entre valor negativo e positivo. Pode-se explicar para os alunos, a relação que existe nas lâmpadas incandescentes nas residências, elas também “piscam” quando ligadas na rede elétrica, mas nos não conseguimos perceber, parecendo que a luz é contínua.
Para melhor visualização, podemos utilizar várias ferramentas, como multímetro, a mp erímetro e plotar a tensão e a corrente, as possibilidades com esse objeto são muito grandes. Aproveite.
Formulário de Avaliação
Nome | Tipo |
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Kit para construção de circuitos: corrente contínua e corrente alternativa | Animação/simulação |
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/08/2011
Cinco estrelasExcelente a qualidade técnica pará o nível médio. Apartir desta base bem desenvlvida pode-se despertar o interesse do aluno para a área da eletricidade. Parabéns pela aula.