19/10/2009
Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
• Compreender o que vem a ser silhueta urbana;
• Participar de uma composição coletiva.
• Conhecimento teórico sobre artistas que trabalham com silhuetas urbanas
• AULA 1
• Organizar, para esta aula um passeio de ônibus com os alunos, devendo, para tanto, providenciar com antecedência a permissão dos pais, da direção da Escola e a solicitação do transporte para as crianças;
• Traçar uma rota urbana por lugares mais altos na cidade, de modo que os alunos possam ter a percepção da paisagem e perceber a silhueta das edificações que a compõem. Entregar a rota ao motorista com antecedência;
• Organizar: pranchetas, folhas de papel sulfite tamanho A4 e lápis HB ou N.º2;
• Explicar, aos alunos, que a aula será realizada dentro do ônibus, em um passeio onde eles exercitarão o desenho de observação, a partir do registro das silhuetas das edificações presentes nas paisagens do trajeto;
• Dizer aos alunos que eles terão uma melhor percepção, em um lugar predeterminado, onde poderão observar a cidade à distância;
• Pedir aos alunos desenharem as silhuetas observadas. Os desenhos serão executados com traços rápidos, evitando o uso da borracha;
• Levar uma máquina fotográfica para registrar alguns locais por onde passarem;
• Recolher os desenhos e retornar à escola;
• Segue exemplo de imagem urbana:
Registro panorâmico da cidade de Uberlândia – Fonte: Acervo particular
• AULA 2
• Preparar, com antecedência, uma apresentação, em PowerPoint, com as fotos registradas durante o passeio da aula anterior;
• Dispor para a aula, jornais e tesouras;
• Trabalhar as fotos de forma que elas apresentem somente as silhuetas das edificações presentes no horizonte fotografado, devendo, para isso, projetar a primeira imagem colorida e a segunda em preto e branco, (recurso conseguido no Word na ferramenta formatar imagem, em controle de imagem);
• Segue exemplo abaixo que repete uma das imagens apresentadas na aula 1 em preto e branco, conseguindo, assim, a percepção das silhuetas;
Silhueta urbana – Foto: Acervo particular
• Entregar para os alunos, os desenhos que fizeram na aula anterior, uma folha de jornal e uma tesoura;
• Dizer para ampliarem, os desenhos da aula anterior nas folhas de jornais, procurando ocupar toda sua extensão;
• Pedir para recortarem as silhuetas desenhadas nas folhas de jornais;
• Recolher as silhuetas.
AULA 3
• Providenciar fita crepe para esta aula;
• Entregar aos alunos os trabalhos produzidos na aula anterior;
• Propor uma montagem coletiva onde será construída uma grande silhueta urbana;
• Preocupar com a harmonia estética desta montagem;
• Segue exemplo:
Recorte da Instalação - Fonte: Acervo particular
• Encerrar a aula, comparando a experiência da visualização da paisagem urbana, o desenho de observação realizado no passeio panorâmico, a projeção destas imagens em preto e branco na sala de aula e a grande silhueta construída pelo grupo;
• Colher as impressões.
• Segue algumas imagens de silhuetas urbanas trabalhadas por artistas, artesãos e outros:
Dispon ível em: http://colunistas.ig.com.br/bebidinhas/2008/10/02/copos-com-silhuetas-de-cidades/
Disponível em: http://bocaberta.org/2009/05/arte-com-dinheiro-silhuetas-delicadas.html
• Acompanhar, no decorrer da proposta de trabalho, por meio de diálogos informais, a compreensão que os alunos tiveram sobre silhuetas urbanas;
• Acompanhar o trabalho coletivo, observando como os alunos solucionam os problemas surgidos durante o processo de construção.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelascriativa