27/11/2009
Mariana Lima Vilela
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Esta aula é a última de uma seqüência de 12 aulas que têm como objetivo geral integrar os conteúdos sobre a água, o ar e o solo com a fisiologia vegetal no ensino fundamental. Assim os conceitos centrais desses conteúdos são trabalhados de forma que os alunos possam compreendê-los como componentes abióticos dos ambientes que estão em permanente interação com os elementos vivos (componentes bióticos). A integração desses conteúdos se dá visando a compreensão da vida vegetal nas relações que as plantas estabelecem com a água, o ar e os solos para realizarem o processo da fotossíntese. Neste bloco de aulas a fotossíntese deve ser compreendida como um processo de transformação de substâncias do ambiente em matéria orgânica. Outro objetivo geral subjacente a este bloco refere-se à compreensão da Ciência como artefato humano. Assim, também são apresentados elementos de história da Ciência e experimentos, valorizando o confronto de idéias de antigos cientistas com a interpretação que os alunos fazem sobre o que observam durante as atividades práticas. No caso específico desta última aula, o aluno poderá aprender mais sobre as plantas, algumas curiosidades sobre elas, além de como fazer um trabalho coletivo e organizar uma apresentação em sala de aula. Nessa atividade os alunos aprendem a se expressar, debater com os colegas, defender suas ideias, apresentar o trabalho diante da turma e respeitar e ouvir com atenção a apresentação dos colegas.
É interessante aplicar essa atividade após as aulas sobre metabolismo vegetal desenvolvidas nessa sequência de doze aulas.
A realização de um trabalho em equipe traz à classe conflitos sociocognitivos, dos quais todos os alunos podem extrair benefícios, que envolvem, entre outros, a reciprocidade, a tolerância e a divisão de tarefas. O professor poderá gerir essas situações de aprendizagem durante a preparação da apresentação pelos alunos.
O professor proporá a realização de seminários baseados em textos sobre aspectos curiosos de algumas plantas. A turma é dividida em 6 grupos e cada grupo fica responsável pela leitura de um texto, dentre estes:
Grupo 1) Victoria, a planta aquática que dribla a água.
http://cienciahoje.uol.com.br/48988
Grupo 2) Plantas carnívoras existem mesmo?
http://cienciahoje.uol.com.br/1069
Grupo 3) Uma praia florida
http://cienciahoje.uol.com.br/3562
Grupo 4) Mandacaru – Um tipo de cacto que serve de alimento para os rebanhos no nordeste
Grupo 5) Você sabia que algumas árvores vivem centenas e até milhares de anos?
http://cienciahoje.uol.com.br/61033
Grupo 6) Você sabia que a banana não nasce de uma semente?
http://cienciahoje.uol.com.br/117510
Após a leitura dos textos o grupo preparará uma apresentação guiando-se pelas perguntas abaixo:
1) Que tipo de planta(s) é(são)? (árvore, arbusto, aquática, etc...)
2) Onde é encontrada? (localização geográfica e tipo de ambiente)
3) Importância da(s) planta(s) para outros seres vivos.
4) Informações e curiosidades sobre a(s) planta(s).
5) O que o grupo achou do texto.
O grupo também deverá fazer um planejamento de como será a apresentação dos seminários e se organizar para tal.
Todos os grupos deverão entregar um resumo de no máximo 1 folha da sua apresentação e uma pergunta (por escrito) a respeito do que foi apresentado pelos colegas.
O professor, então, definirá as datas das apresentações e entregará aos alunos um material com as regras do seminário e critérios de avaliação.
Regras:
*A apresentação de cada grupo deve ser preparada para uma duração de 10 minutos com uma tolerância de 5 minutos.
*A turma pode participar fazendo perguntas, desde que estas sejam feitas somente após a exposição do grupo.
*O resumo e a pergunta deverão ser entregues no dia marcado.
*A pergunta elaborada deve corresponder ao nivel dos conhecimentos estudados em sala de aula e comentados pelo grupo durante a apresentação.
Os textos poderão ser trocados ou adaptados de acordo com o objetivo do professor. Outras buscas podem ser realizadas nesses sites:
A avaliação pode ter como critérios:
a) Conteúdo da apresentação de acordo com os itens indicados;
b) Organização, seriedade e integração dso grupos durante todo o trabalho;
c) Respeito às regras e participação na apresentação dos demais grupos;
d) Resumo e perguntas elaboradas pelo grupo.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!