Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A SECA NO SERTÃO NORDESTINO

 

02/12/2009

Autor y Coautor(es)
maria cristina soranço miranda
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves daSilva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá ser capaz de identificar os efeitos da seca no sertão, na região Nordeste do Brasil,analisando as possíveis soluções.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno já deverá conhecer as diferentes formas de regionalização do Brasil, a Região Nordeste com os estados abrangentes, características naturais e humanas da mesma ,sua divisão em sub-regiões e as causas da seca no sertão.

Estratégias e recursos da aula

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A)

Professor(a),esta proposta de aula foi estruturada em 4 momentos distintos e consecutivos.
∙ As atividades propostas tem como objetivos desenvolver nos alunos as capacidades de identificar,analisar efeitos da seca no sertão nordestino e propor soluções.

Atividade 1: Cantando e Interpretando
Professor(a), leia com seus alunos a letra da música:Asa Branca, Luiz Gonzaga/ Humberto Teixeira. Em seguida, cante com os alunos a mesma. Utilize o CD da música como apoio.


ASA BRANCA
‘ [...]
Que braseiro,que fornalha!
Nem um pé de plantação...
Por falta d´água perdi meu gado,
Morreu de sede meu alazão...
Até mesmo, a asa branca
Bateu asas do sertão...
Então eu disse: adeus, Rosinha,
Guarda contigo meu coração!
Hoje, longe muitas léguas,
Numa triste solidão,
Espero a chuva cair de novo
Pra eu voltar pro meu sertão...”

Com seus alunos, identifique na letra da mesma, as conseqüências naturais e sociais da seca no sertão retratadas . Registre-as no quadro-negro.

Atividade 2 : Discutindo sobre o assunto
Professor(a), aproveitando as informações identificadas anteriormente, questione a seus alunos:
1- Quem sofre com a seca no sertão?
2- Existem interesses em manter esta situação da seca no sertão?
3- Quais as pessoas envolvidas?

Professor(a),neste momento, conceitue “a indústria da seca” no nordeste do Brasil, discuta com seus alunos sobre este assunto.

Atividade 3: Complementando
Professor(a), informe a seus alunos sobre as águas existentes na superfície e no subsolo nordestino que segundo especialistas ,seriam suficientes para beneficiar toda a população do sertão. Proponha-os a fazer um levantamento sobre as possíveis soluções para o problema da seca nesta região. Registre-as no quadro-negro.


Atividade 4: Cantando uma nova canção
Professo(a), divida os alunos em grupos, solicitando-os que componham canções sobre a seca no sertão e soluções, em seguida deverão apresentar as canções aos colegas .

Recursos Complementares

CD ............................... áudio
Luiz Gonzaga/ Humberto Teixeira. Clássicos Sertanejos. Universal Music,1996.
Livro: Projeto Arariba, sexta série, Editora Moderna,São Paulo:2006,pg.164.

Avaliação

Durante os questionamentos e solicitações nas atividades desenvolvidas durante as aulas, avalie a participação e envolvimento de seus alunos, bem como os conhecimentos construídos por eles.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Beatri Cutrim, Mora nova , Pará - dijo:
    Byatrriz@Gmail.com

    12/03/2012

    Cinco estrelas

    Achei muito lega


  • Cristianne Meyre Saraiva Rabelo, ESC EST MARIA CALDERARO , Amazonas - dijo:
    cristianne.meyre@hotmail.com

    19/09/2010

    Quatro estrelas

    Apresentamos um poema de João Cabral de Melo Neto aos alunos dos 3º anos, que chama-se:Morte e vida Severina.Eles estão com dificuldades para analisar o mesmo, pois aqui, no Amazonas, é difícil ter uma seca grande.Acho que esta idéia de começar a aula utilizando a música :Asa Branca, de Luiz GONZAGA É MUITO VÁLIDA,A LETRA DA MESMA PRODUZIRÁ UMA CURIOSIDADE NOS EDUCANDOS, portanto, achei magnífica a aula da professora de mineira. Cristianne Meyre.Pres.Figueiredo,Am.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.