20/10/2008
Ana Cristina de Almeida Sonza
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Conteúdos específicos:
Recursos educacionais:
Preparando a aula:
Em aula anterior solicite aos alunos que tragam bulas de remédios.
Introduzindo a aula: (5 a 10 min.)
Esta aula poderá ser desenvolvida no laboratório de informática da escola, na própria sala de aula, ou sala ambiente, caso elas disponham de data-show.
Inicialmente, peça aos alunos que separem as bulas de remédios (trazidas de casa) e se organizem formando grupos com três componentes. Proponha questões que estimule os alunos a identificarem, na bula, os vários tipos de concentração de soluções existentes. A partir das discussões dos alunos, introduza a aula informando a eles que farão duas atividades de simulação no computador, analisando a preparação das soluções.
Desenvolvendo a aula: (20 a 25 min.)
Oriente os alunos para executarem no computador as simulações. A primeira sobre a preparação de soluções e a segunda sobre a farmácia em casa, ou reproduza essas atividades no seu computador com o uso de data-show.
Inicialmente, o aluno deverá desenvolver a tarefa proposta na simulação sobre preparação de soluções.
É interessante que primeiras soluções preparadas estejam em concentrações diferentes das condições ideais para a resolução da situação.
Após essa etapa da simulação, mostre ao aluno as outras soluções que podem ser preparadas, nas diferentes concentrações, auxiliando-os quando necessário.
Sistematizando a aula: (20 min.)
Após a simulação, peça aos alunos que respondam as questões sugeridas a seguir para que eles possam relacionar as diferentes expressões de soluções em nosso cotidiano. Peça aos alunos que comparem os princípios ativos das bulas (trazidas de casa) com a segunda simulação e discutam a relação existente entre a ação esperada de um dado medicamento com as diferentes quantidades de concentração. Aborde, também, a importância das doses indicadas, do intervalo de dosagem e da duração total da utilização do medicamento.
Proponha que cada grupo trabalhe com um caso específico, da segunda simulação, e verifique se os grupos estão compreendendo as questões solicitadas.
Para responder as perguntas, caso necessário os alunos poderão refazer as simulações no computador.
Ao final da aula, o professor solicitará aos alunos que apresentem as suas respostas e após análise das mesmas, o professor concluirá com a turma as respostas mais adequadas, de acordo com as informações fornecidas nas atividades desenvolvidas. Caso não haja tempo, essa discussão ficará para o início da próxima aula.
Sugestão de atividade complementar:
A partir dessa aula o professor poderá abordar, mais detalhadamente, as concentrações nas bulas de remédios.
Nome | Tipo |
---|---|
Química: em casa e na farmácia | Animação/simulação |
Soluções | Animação/simulação |
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Sem estrelasOs métodos utilizados neste conteúdo terá um bom desenvolvimento com relação a compreensão de leitura de uma bula,os alunos irão obter informação e entender a importância desta orientação.