Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Desvendando o folclore

 

01/12/2009

Autor y Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir coletivamente um conceito de folclore.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários outros conhecimentos tratados pelo professor para a realização da presente aula.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: nem restrito, nem amplo

Materiais: imagens de manifestações do nosso folclore, papel, lápis de escrever e de colorir.

Sugere-se que os docentes das outras disciplinas trabalhem, simultaneamente, as outras manifestações do nosso folclore.

Atividade 1

Reunir os alunos em círculo e questioná-los, em grupo: o que vocês entendem por folclore? (provavelmente as crianças falarão somente das lendas). (aprox. 10 min.)

Atividade 2

Mostrar para as crianças diversas imagens com: brincadeiras, danças, cantigas de roda, brinquedos, festas, comidas, trava-línguas, adivinhações, parlendas, e claro lendas que pertencem ao nosso folclore. Depois indagá-los: o que essas manifestações têm em comum? Vocês acham que essas manifestações são antigas ou novas? (espera-se que os alunos respondam que são antigas, mas se responderem que são novas explicar que as referidas manifestações existem desde que o professor era da idade dos alunos). Vocês acreditam que seus pais conheceram, realizaram algumas dessas atividades quando eram crianças? (espera-se que os alunos respondam que sim). Vocês ainda realizam, conhecem alguma(s) dessas manifestações? Então isso que vocês acabaram de ver é folclore? Assim deve-se levá-los a compreender, de forma simplificada, que folclore é tudo que as pessoas fazem, em certas regiões, que passa de pai para filho, ao longo do tempo, e que são feitas até hoje (vem do inglês folk=povo; lore=sabedoria). Segundo Luís da Câmara Cascudo folclore é "uma ciência da psicologia coletiva", mais sobre o folclore em:

http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/especial/docs/200708-estudossobrefolclore.pdf

Posteriormente o professor concluirá que, nas próximas aulas de Educação Física, estudaremos os jogos e brincadeiras populares integrantes do nosso folclore. (aprox. 15 min.)

Atividade 3

Pedir a turma que relacione outras atividades que eles acreditam que são folclóricas, caso os alunos não relacionem nenhuma atividade seguem as seguintes sugestões: (corre-cotia, escravos de Jó, pique-esconde, passa-anel, morto-vivo, Seu mestre mandou, amarelinha, pique pega, pedra, papel e tesoura, dentre outros). (aprox.5 min.)

Atividade 4

Vivenciar as atividades folclóricas que os alunos relacionaram e/ou as sugestões dadas na atividade anterior. (aprox. 15 min.)

Atividade 5

Sugerir aos alunos que perguntem aos adultos mais próximos sobre o que estes brincavam quando eram crianças.(5 min.)

Imagens para a atividade 2:

            

          

         

                     

adivinhação

http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.notitia.presentation.ImageServlet?imageCode=5871&imageFormat=1

amarelinha

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/brincadeiras_folclore.gif

Brinquedos folclóricos

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/cantigas_roda.jpg

Cantigas de roda

http://www.fundaj.gov.br/docs/pe/pe0004i1.jpg

Comida do folclore-pamonha

http://farm2.static.flickr.com/1349/541638710_54af879ef0.jpg

Comida folclórica-pédemoleque

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/d5/Frevo.jpg/180px-Frevo.jpg

Dança folclórica-frevo

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/dancas_folcloricas.jpg

Danças folclóricas-maracatu

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folguedos.JPG

Folguedos

http://www.nordesteweb.com/imagens/ne_folclore_mula.jpg

Mula sem cabeça

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/parlenda.jpg

Parlendas

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/trava_linguas.gif

Travalíngua

Avaliação

Pedir à turma que, com base no que exposto na aula, desenhe exemplos de manifestações do folclore.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Joilson Miranda de Almeida, Escola Municipal José Torres Magalhães , Bahia - dijo:
    joilsonsinho@gmail.com

    27/07/2014

    Quatro estrelas

    A aula esta ótima adorei as sugestões, sei que vão me ajudar nas minhas aulas, principalmente porque trabalho com alunos da zona rural. Muito obrigado amigos


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.