01/12/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Construir coletivamente um conceito de folclore.
Não são necessários outros conhecimentos tratados pelo professor para a realização da presente aula.
Espaço: nem restrito, nem amplo
Materiais: imagens de manifestações do nosso folclore, papel, lápis de escrever e de colorir.
Sugere-se que os docentes das outras disciplinas trabalhem, simultaneamente, as outras manifestações do nosso folclore.
Reunir os alunos em círculo e questioná-los, em grupo: o que vocês entendem por folclore? (provavelmente as crianças falarão somente das lendas). (aprox. 10 min.)
Mostrar para as crianças diversas imagens com: brincadeiras, danças, cantigas de roda, brinquedos, festas, comidas, trava-línguas, adivinhações, parlendas, e claro lendas que pertencem ao nosso folclore. Depois indagá-los: o que essas manifestações têm em comum? Vocês acham que essas manifestações são antigas ou novas? (espera-se que os alunos respondam que são antigas, mas se responderem que são novas explicar que as referidas manifestações existem desde que o professor era da idade dos alunos). Vocês acreditam que seus pais conheceram, realizaram algumas dessas atividades quando eram crianças? (espera-se que os alunos respondam que sim). Vocês ainda realizam, conhecem alguma(s) dessas manifestações? Então isso que vocês acabaram de ver é folclore? Assim deve-se levá-los a compreender, de forma simplificada, que folclore é tudo que as pessoas fazem, em certas regiões, que passa de pai para filho, ao longo do tempo, e que são feitas até hoje (vem do inglês folk=povo; lore=sabedoria). Segundo Luís da Câmara Cascudo folclore é "uma ciência da psicologia coletiva", mais sobre o folclore em:
http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/especial/docs/200708-estudossobrefolclore.pdf
Posteriormente o professor concluirá que, nas próximas aulas de Educação Física, estudaremos os jogos e brincadeiras populares integrantes do nosso folclore. (aprox. 15 min.)
Pedir a turma que relacione outras atividades que eles acreditam que são folclóricas, caso os alunos não relacionem nenhuma atividade seguem as seguintes sugestões: (corre-cotia, escravos de Jó, pique-esconde, passa-anel, morto-vivo, Seu mestre mandou, amarelinha, pique pega, pedra, papel e tesoura, dentre outros). (aprox.5 min.)
Vivenciar as atividades folclóricas que os alunos relacionaram e/ou as sugestões dadas na atividade anterior. (aprox. 15 min.)
Sugerir aos alunos que perguntem aos adultos mais próximos sobre o que estes brincavam quando eram crianças.(5 min.)
Imagens para a atividade 2:
amarelinha
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/brincadeiras_folclore.gif
Brinquedos folclóricos
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/cantigas_roda.jpg
Cantigas de roda
http://www.fundaj.gov.br/docs/pe/pe0004i1.jpg
Comida do folclore-pamonha
http://farm2.static.flickr.com/1349/541638710_54af879ef0.jpg
Comida folclórica-pédemoleque
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/d5/Frevo.jpg/180px-Frevo.jpg
Dança folclórica-frevo
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/dancas_folcloricas.jpg
Danças folclóricas-maracatu
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folguedos.JPG
Folguedos
http://www.nordesteweb.com/imagens/ne_folclore_mula.jpg
Mula sem cabeça
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/parlenda.jpg
Parlendas
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/trava_linguas.gif
Travalíngua
Pedir à turma que, com base no que exposto na aula, desenhe exemplos de manifestações do folclore.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/07/2014
Quatro estrelasA aula esta ótima adorei as sugestões, sei que vão me ajudar nas minhas aulas, principalmente porque trabalho com alunos da zona rural. Muito obrigado amigos