Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A Sétima Arte vira texto

 

19/10/2009

Autor y Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Espera-se no decorrer e ao fim das aulas propostas que o aluno possa:

Comunicar-se oralmente e através da escrita;

Desenvolver habilidades de inferências eextrapolação a partir do uso de imagens do cinema mudo;

Ampliar a capacidade escrita a partir de textos não-verbais;

Instigar os alunos a buscarem por si mesmo suas fontes de conhecimento, através da observação;

Interpretar, analisar e relacionar os elementos que caracterizam uma narrativa;

Analisar ,relacionar e escrever uma narrativa, utilizando os elementos que caracterizam o discurso direto;

Refletir sobre a forma textual;

Refletir sobre o conteúdo das citações e sua significação;

Produzir textos coletivos orais e escritos;

Produzir textos a partir de estruturas já conhecidas;

Ampliar o universo literário e relacioná-lo ao contexto sóciocultural de produção do filme;

Produzir um "audio book",  associando as imagens do filme às narrativas escritas e criadas.

Duração das atividades
6 aulas ou encontros de 1 hora e 40 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

. Domínio de habilidades de leitura e de escrita.
. Habilidade de comunicar com concisão as informações de seu interesse.
. Domínio do registro linguístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.
. Reconhecimento da função do uso de um determinado suporte textual.
. Identificação, nos suportes, de fontes de informação.
. Habilidade de identificação de informações explícitas

Além dos conhecimentos prévios apontados anteriormente:

. Pergunte aos alunos se eles já ouviram falar sobre o cinema mudo, se já assistiram à alguma cena desse tipo de filme.

. Comente que no início do século XX, com o advento do cinema pelos irmãos Lumière, os filmes eram projetados em salas de cinema e estes não tinham o som dos diálogos. O que acontecia era uma música tocada como trilha sonora e o aparecimento de alguns e raros pequenos textos ou algumas falas de personagens. Todas essas manifestações feitas pela escrita eram feitas por outro idioma diferente do português. Fale também que os filmes eram em preto e branco.

. Pergunte aos alunos se eles conhecem ou já ouviram falar em Charles Chaplin.


O objetivo desses questionamentos é aferir o que os alunos sabem sobre o gênero Filmes, sobre o cinema mudo, como era apresentado e alguns expoentes dessa época no cinema.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 - duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Inicie essas aulas, conversando com os seus alunos sobre a importância e a obra de Charles Chaplin.

Apresente uma breve biografia desse artista ímpar da história do cinema mundial. Acesse www.wikipédia.org/wiki/charlie_chaplin

www.charliechaplin.com

Ou, se preferir, apresente-o através de algumas de suas citações:

“Uma pessoa pode ter uma infância triste e mesmo assim chegar a ser muito feliz na maturidade. Da mesma forma, pode nascer num berço de ouro e sentir-se enjaulada pelo resto da vida.”

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."

"Pensamos demasiadamente
Sentimos muito pouco
Necessitamos mais de humildade
Que de máquinas.
Mais de bondade e ternura
Que de inteligência.
Sem isso,
A vida se tornará violenta e
Tudo se perderá."

"Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror."

"Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso."


"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar
a vida com paixão, perder
com classe e vencer com ousadia,
pois o triunfo pertence a quem se atreve...
A vida é muita para ser
insignificante."

www.pensador.info/p/charles_chaplin_sobrea

A partir dessas citações, promova uma discussão com os alunos sobre os sentidos apreendidos em cada citação. Além disso, pergunte a eles se estes pensamentos revelariam algo da personalidade de Charles Chaplin.

Aula 2: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos) 

Professor,

Inicie essas aulas com uma breve exposição das características do cinema mudo. Você pode fazer essa explanação através de alguns recursos, tais como: transparências em retroprojetor, slides, cartazes, ou se preferir no quadro de giz. É importante salientar que tais informações poderiam permanecer no mural de sala, durante toda essa sequência didática. 

CINEMA MUDO

Um filme mudo é um filme que não possui trilha sonora de acompanhamento que corresponde diretamente às imagens exibidas, sendo esta lacuna substituída normalmente por músicas ou rudimentares efeitos sonoros executadas no momento da exibição. A idéia de combinar filmes com sons gravados é quase tão antiga como o próprio cinema, mas antes do fim dos anos 20, a maior parte dos filmes eram mudos devido a inexistência de tecnologia para tornar isso possível.

Os anos anteriores à chegada do som ao cinema são conhecidos como a "era muda" entre os estudiosos e historiadores de cinema. A arte cinematográfica atingiu a maturidade plena antes da substituição dos filmes mudos por "filmes sonoros" e alguns cinéfilos defendem qu e a qualidade dos fi lmes baixou durante alguns anos, até que o novo meio sonoro es tivesse totalmente a daptado ao cinema.
Visto que os filmes mudos não podiam aproveitar o som sincronizado para os diálogos, eram introduzidas legendas no filme para clarificar as situações para os espectadores, ou para fornecer diálogo crítico.

http://pt .wikipedia.org/wiki/Filme_mudo

Depois, apresente o filme a ser assistido: Luzes da Cidade.

Nesse momento, não apresente nenhuma informação a respeito do filme. Peça somente que assistam e que façam algumas anotações que julgarem importantes sobre a história. Se achar adequado, a sala pode se tornar uma sala de cinema: feche as janelas, se tiver como faça pipocas de microondas, distribua-as em saquinhos e sirva com refrigerantes. Os alunos podem trazer os saquinhos de pipoca e os refrigerantes que quiserem. Após a sessão do filme, eles devem cuidar para que o ambiente permaneça limpo.

http://www.youtube.com/watch?v=-1hsoNUFzP4&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=16qc2aPKHl8&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=g3bVtUUJgm4&feature=related

Aula 3: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Continue a projeção do filme. Antes de reiniciá-la, peça para que os alunos façam um breve relato oral do que já assistiram até então.

http://www.youtube.com/watch?v=ANx_4QwfPRA&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=VN3QK0rK2mo&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=vJ-eMM0TEiY&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=7tCHZZxuG2I&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=qJXoyfUYjQ4&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=jp9SaTpsOr4&feature=fvw

Professor,

Após a exibição do filme, converse com seus alunos sobre o tema principal da história. Ouça as opiniões dos alunos n esse momento. Valori ze a expressão oral da turma. Registre no q uadro de giz ou em fo has de cartolina os principais apontamentos citados por eles.

Direcione as discussões sobre o filme para as marcas temporais que são apresentadas sob a forma de títulos antes de cada trecho da história. Atente para o fato de que tais expressões aparecem em outras línguas.

Com a ajuda de um professor de Língua Estrangeira, caso o tenha em sua escola, faça essas intervenções de forma transdisciplinar. Assim, essas aulas serão ainda mais enriquecedoras para seus alunos. Você ou ele pode apresentar tais marcas temporais em cartazes a serem afixados em sala de aula posteriormente, junto com as expressões respectivas em Língua Portuguesa.

Outro aspecto a ser observado é a fragmentação da história. Parece que esta é construída sob a forma de capítulos. Toda a ação da narrativa que, a princípio parece que não constitui uma lógica com o tema, ao final, colabora para a construção do significado do filme e ainda possibilita outras discussões sobre outros possíveis temas: a questão da inclusão, o sentido do ver, olhar , enxergar e o sentir. Estas percepções sensoriais são o que há de mais importante tanto no filme como nas nossas vidas. 

Se em sua escola tiver um professor de Artes, e mais especificamente, Artes Cênicas é um bom momento para ele conversar com os alunos sobre a importância das percepções sensoriais para o ser humano e como na Arte ela toma todo um significado especial. Esse professor pode falar de outros aspectos característicos do filme: os cortes nas cenas, a montagem do cenário e a construção dos personagens. Lembre-se de que a formação estética é importante para a sensibilização do homem e para um projeto de mundo melhor. Quem sabe ao fim dos trabalhos ele e você não possam organizar uma apresentação teatral ou um filme mudo? Os trabalhos podem ser disponibilizados para acesso de outros interessados em sites ou mesmo em apresentações por escolas... Pense, professor: que formas do diálogo com a ARTE podem ser viabilizados num projeto coletivo em sua escola? Como o trabalho da sala de aula pode extrapolar esses limites da aula e atingir outras audiências? 

Aula 4: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Inicie essas aulas apresentando o início da história sob a forma de um texto em discurso indireto. Depois, apresente o mesmo trecho em discurso direto. Peça que os alunos comparem os dois textos e estabeleça as diferenças pontuais existentes ente eles. Existem fontes bibliográficas que podem ser utilizadas para ajudá-lo nesse momento, professor. Este é um exemplo para ilustrar melhor esse tema:

www.educacao.uol.com.br/.../discurso_direto_indireto.jhtm 

Eis sugestões de textos a serem apresentados para os alunos:

EM DISCURSO INDIRETO 

Era uma linda manhã na grande cidade. O povo se aglomerava desde cedo na área central para a inauguração do monumento "Paz e Prosperidade". O prefeito discursava para todos os presentes sobre a importância desta construção para a cidade. Outras personalidades e autoridades também estavam presentes: a primeira dama, o idealizador do projeto, alguns militares e artistas.
Chegou o grande momento! Enquanto a banda militar tocava solenemente, o pano que cobria o monumento era finalmente retirado! Mas... Que surpresa! Algo inesperado aconteceu!

EM DISCURSO DIRETO

Era uma linda manhã na grande cidade. O povo se aglomerava desde cedo na área central para a inauguração do monumento "Paz e Prosperidade". O prefeito discursava para todos os presentes:
- Moradoras e moradores dessa cidade! É com grande alegria que inauguramos hoje nessa cidade o glorioso monumento que simboliza a Paz e a Prosperidade. Caracterí sticas que definem essa grande metrópole! Para essa inauguração, e stá aqui presente a p rimeira dama dessa cidade. Ela que representa as mulheres dessa cidade!
- Obrigada a todos os presentes pelo carinho e respeito que sempre dmonstraram para a minha pessoa! Sinto-me muito honrada por ser a pessoa que apresentará a todos vocês essa magnífica obra desse artista de valor de nossa terra!
- Agradeço a todos pelos aplausos, mas quem deve ser homenageado nesse momento é o povo dessa cidade! Criei esse monumento pois simboliza as principais características desse lugar maravilhoso!
-Moradoras e moradores, é chegado o momento! Peço a nossa banda militar que toque uma linda música enquanto a querida primeira dama tira o pano que encobre tão valorosa obra!
Mas... Que surpresa! Algo inesperado aconteceu!

Divida a turma em pequenos grupos para que cada um escreva o texto em discuso direto dos seguintes trechos que aparecem no filme: COMO ELES TERÃO ACESSO AOS TR ECHOS? VOCÊ ESTÁ PROPONDO UMA TRANSCRIÇÃO? ISSO PODE LEVAR MAIS TEMPO DO QUE O DISPONIBILIZADO PARA A AULA. VEJA COMO VIABILIZAR ISSO; O PROFESSOR PODERIA FORNECER OS TRECHOS SEM AS MARCAS DOS DISCURSOS?!?!

1. A vitrine

2. A florista

3. Na casa da florista

4. Momento de desespero

5. A mansão

Observação: Professor, você pode propor que essa atividade seja feita com todos os trechos que aparecem no restante do filme. Dessa forma, você pode sugerir que, posteriormente façam um "Audiobook" do filme Luzes da Cidade, de Charles Chaplin.

Aula 5: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Nessas aulas, promova a apresentação dos textos redigidos pelos alunos. Para enriquecer esse momento, passe simultaneamente as cenas de cada trecho narrado, à medida que a narração é feita. Peça para que eles leiam com entonação e que respeite a pontuação.

Seria interessante que você pedisse a um aluno que queira disponibilizar o seu texto permissão para transcrever seu trabalho no quadro. É uma forma de você problematizar e sistematizar com o grupo as técnicas e recursos de escrita dos tipos de discursos. Aproveite para focar bem as diferenças entre as formas de registro e os jogos de sentido estabelecidos.

Após essas leituras (e a sistematização), troque os textos entre os grupos. Peça que eles releiam o texto escrito e escreva as orientações necessárias para possíveis correçõe s futuras.

Aula 6: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Dedique essas aulas para as atividades de revisão e retextualização dos textos pelos grupos que os escreveram originalmente. Feitos os ajustes necessários, coloque-os em exposição na sala de aula para a apreciação dos colegas. Se desejarem, coloque as imagens que correspondam aos trechos escritos.

Recursos Complementares

Professor, acesse os sites a seguir, para enriquecer ainda mais as suas aulas. Constam neles mais informações conbre o cinema mudo, o filme Luzes da Cidade e informações sobre a como fazer um Áudiobook e a produção textual:

http://www.infoescola.com/artes/cinema-mudo/

http://www.webcine.com.br/filmessc/luzcidad.htm

www.universidadefalada.com.br

http://www.pucrs.br/gpt/index.php

[acessado em 06/10/2009]

Avaliação

Durante as atividades de produção oral, verifique como os alunos se expressam oralmente: se apresentam a ação da narrativa com lógica e organização. Avalie se algum aluno teve interesse em apresentar detalhes relevantes da história. Caso o façam, elogie-o(s), despertando nele(s) e nos outros colegas a iniciativa de buscarem informações adicionais para as atividades propostas pelo professor.

Compare as relações feitas pelos alunos entre as imagens e a ação presentes no filme e a produção escrita dos alunos. Avalie como eles fazem essas relações, que elementos dos textos são abordados e quais as contribuições extras que eles possuem. Verifique a qualidade das informações existentes, como se dá a vinculação gramatical (coesão) e semântica (coerência) no texto, se há objetividade e clareza. Analise se o texto final apresentou as características de um texto narrativo em discurso direto. Discuta, com os grupos, o que poderia ser alterado, caso fosse necessário, para que o texto ficasse mais adequado à proposta sugerida. Observe se alunos que solicitavam sua ajuda constantemente para produzirem textos apresentaram avanço de autonomia na produção textual ou a um domínio específico: ortografia e pontuação.

Peça também aos alunos que façam uma análise dos aprendizados que acham ter desenvolvido ao longo desse trabalho e o que deveria ser ainda melhor desenvolvido. Que sugestões teriam para o êxito nos próximos trabalhos? Em relação ao desempenho escrito, quais as dificuldades detectadas por eles?

Diante desses aspectos apontados pelos alunos, estabeleça uma linha de intervenção e de orientação para ajudar na melhoria da escrita dos alunos. Partir da organização lógica das ideias, coesão e coerência do gênero textual produzido por eles, os textos coletivos. Por fim, verificar os aspectos predominantes da língua formal e as variantes linguísticas, presentes nesse tipo de texto.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.