26/01/2010
Edson Luís Nunes, Isnard Domingos Ferraz , José Ângelo de Faria e José Marcelo Gomes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Filosofia | Teoria do conhecimento |
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Uma infinidade de coisas que utilizamos em nosso dia-a-dia, como por exemplo: medidores, sensores, controles remotos, instrumentos de transmissão de ondas eletromagnéticas e equipamentos eletrônicos sofisticados, somente existem, devido ao grande avanço que a física quântica, iniciada no século XX, nos proporcionou. Entenderemos, com esta aula, como ela surgiu e quais hipóteses foram necessárias para desenvolver esta teoria.
Foi ele, Einstein(figura abaixo), "o cara" que, de forma brilhante, marcou o início de tudo isso:
Figura 1 . O físico, Albert Einstein, autor de importantes trabalhos em mecânica quântica, recebeu premio nóbel pela teoria do efeito fotoelétrico em 1922. Literalmente: "for his services to Theoretical Physics, and especially for his discovery of the law of the photoelectric effect". Isto é, pelas suas contribuições à Física Teórica, mas especialmente pela sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico.
A figura 1 (acima) é o caminho para o site: http://www.brasilescola.com/fisica/fisica-moderna.htm, que mostra que a partir do início da mecânica quântica, a física intensifica o seu estudo a níveis microscópico. Com o advento da mecânica quântica, uma série de questões que ainda não estavam esclarecidas pelos físicos, ficaram claras. Professor, use este texto para iniciar a discussão.
Para entender como aconteceu a evolução histórica, desde Copérnico até a física moderna, Estude o artigo "O intrigante Mundo dos Quanta", que pode ser acessado no site da revista "Ciência Hoje" descrito abaixo ou pela figura 2:
Clique na figura a seguir e chegue lá.
Figura 2 . Foto do astrônomo Copérnico(1473- 1543): conversa com Deus, tela de 1872 do polonês Jan Matejko (1838-1893).
Iniciar a aula mostrando um recurso fundamental:
Com o texto.
Nome | Tipo |
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Princípios da Mecânica Quântica | Vídeo |
Texto I: Fisica Moderna:
http://www.brasilescola.com/fisica/fisica-moderna.htm
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/12/2010
Cinco estrelasDaniel, o conteudo estudado ME ENRIQUECEU bastante. Gostaria de receber as respostas do questionário acima. Obrigado. Orestemiro