24/10/2008
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Vida sociofamiliar e comunitária |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil |
Pergunte aos alunos o que entendem por Folclore. Anote tudo o que os alunos disserem sobre o tema.
Exiba o vídeo Folclore disponível no Portal do Professor:
Comparem as hipóteses iniciais do grupo ao conceito apresentado no vídeo, verificando se há contradições ou aspectos a serem complementados.
Pergunte-lhes quais são os costumes e as tradições da região onde moram, tais como festas, artesanato, comidas, brincadeiras, contos... Ajude a complementar esse levantamento, ampliando-o, se necessário.
Divida a turma em grupos, peça que escolham uma das tradições apontadas e busquem dados sobre a mesma (histórico, características...) em pelo menos três fontes distintas: entrevistas com moradores, Instituições locais e Internet (site da cidade e outros). Combine com os grupos a data em que deverão trazer as informações pesquisadas externamente e a data que farão as pesqusias na Internet usando a sala de informática da escola.
Acompanhe a busca dos alunos na Internet, sugerindo também algumas páginas. Oriente aos alunos como salvar informações relevantes para retoamda posterior.
Proponha que cada grupo elabore um texto coletivamente a partir dos dados coletados na Internet e demais fontes de informação. Enfatize a importância de citar as fontes das informações!
Ajude seus alunos a revisarem os textos para uma publicação.
Para divulgar as informações pesquisadas e valorizar a cultura local, crie um espaço de publicação para a turma na Internet. Há várias ferramentas disponíveis na Internet para esse fim. Veja um exemplo utilizando Wordpress:
Acesse http://pt-br.wordpress.com/
Preencha os formulários de cadastro com dados de um responsável e as opções do blog (título, idioma...):
Ative a conta acessando o endereço de e-mail usado no formulário de registro e clicando no link que aparecer na mensagem.
Você visualizará a página inicial do Blog:
Faça o login (usuário e senha) e pode faça as alterações de lay out que quiser, clicando em Design:
Para os alunos publicarem devem clicar em Escrever:
Para inserir imagens e outras mídias usem a barra de ferramentas em Post:
Faça intervenções para que seus alunos revisem a publicação final. Peça que usem a ferramenta de correção ortográfica do próprio editor de texto e estimule que pensem como melhorar outros aspectos envolvendo coesão e coerência que forem necessários.
Peça que os alunos divulguem o link das publicações na escola e na comunidade, solicitando que os visitantes deixem comentários!
Nome | Tipo |
---|---|
Folclore | Vídeo |
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Quatro estrelasa aula foi muito bem preparada para a produção cultural dos alunos. Adoreei !
24/03/2010
Quatro estrelasMuito interessante. Utiliza pouco recurso e o resultado parece, se bem trabalhado, muito promissor. Parabéns.
24/03/2010
Quatro estrelasEsta sugestão parece ser bastante excitante para os alunos e como também para a Escola em sí, fazer os alunos criarem um espaço na internet de divulgação de uma atividade realizada , com base nas tradições de sua cidade é desenvolver várias hábilidades em um único momento: estudo, pesquisa, utilização da informática, divulgação de uma tradição do municípiona internet; estando também divulgando a instituição; só resta saber o que o professor tem de formação tecnológica para isso(informática).
24/03/2010
Cinco estrelasOla tudo bem? Adorei seu plano de aula e criei outro baseado no seu, sobre Serviço de Orientação sociofamiliar"Projeto de Retalhos e Histórias" com a comunidade onde moro, em Parceria com o CESOMAR. Abraços com carinho.