20/11/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
O aluno poderá identificar semelhanças e diferenças no registro de uma mesma quantidade nos diferentes sistemas de numeração e refletir sobre a lógica de cada um.
- Símbolos utilizados no sistema de numeração egípcia.
- Símbolos utilizados no sistema de numeração romana.
1° momento: Jogo da numeração.
A turma, dividida em grupos de quatro, receberá saquinhos (4cm x 20cm) com 15 palitos de picolé.
Em 5 palitos, escritos em azul, estarão os seguintes registros:
3609_33725_19493_121984_5070
Em 5 palitos, escritos em verde, estarão os registros das mesmas quantidades em romanos:
Exemplo:
MMMDCIX
Em outros 5 palitos, em laranja, estarão registradas as mesmas quantidades com símbolos egípcios:
Exemplo:
Os grupos terão a missão de formar triângulos cujos lados deverão representar uma mesma quantidade.
Exemplo:
2° momento: Os grupos receberão um segundo desafio: realizar a adição de duas quantidades utilizando os diferentes sistemas e escrever as facilidades e dificuldades encontradas.
a)
_________________
_______________
Cada grupo, então, apresenta para a turma seus resultados e suas conclusões.
As atividades realizadas proporcionarão ao professor diferentes momentos importantes para serem avaliados. Cabe ao professor eleger os que deverão ser valorizados por ele, mas sempre levando em conta os objetivos traçados.
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/03/2014
Duas estrelasÈ muito boa essa aula mais só falta o Sistema de Numeração Indo-Arabica
13/01/2014
Cinco estrelasmuito interessante essa aula, gostei muito
13/01/2014
Cinco estrelasmuito interessante essa aula, gostei muito
25/02/2013
Cinco estrelasMuito show, parabéns pela criatividade !
23/02/2011
Três estrelasessa aula e muito legal
24/03/2010
Quatro estrelasÉ uma aula dinâmica, muito interressante para os alunos.