24/10/2008
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Todos sabemos que a água é vital para a sobrevivência dos seres vivos, no entanto é contraditória a relação entre saber e fazer. O Brasil é um país privilegiado a respeito dos recursos naturais, mas o uso inadequado destes recursos e no caso estudado, a água é algo que vai além da preocupação da economia que cada cidadão pode fazer. Enquanto sociedade precisamos identificar soluções coletivas que contornem o problema.
A Educação forma os cidadãos, que irão liderar o futuro, e para que este futuro exista, a escola deve oferecer condições para que os alunos enxerguem novas possibilidades.
Este projeto tem a intenção de analisar de forma global, o que nós brasileiros podemos fazer para que a água seja tratada e aproveitada de forma consciente.
Seqüência didática:
Na internet, ou através de impressão utilize o cartaz disponível como recurso:
Peça que os alunos identificarem e explicarem o que eles vêem no cartaz.
Proponha um estudo sobre a água e a produção de um Cd-rom sobre o uso consciente da água.
Explique que este Cd-rom será distribuído para as outras salas e a importância de uma produção com conteúdo claro para aqueles que irão utilizá-lo.
Enfatize que eles devem pesquisar sobre novas tecnologias que possam melhorar o uso da água.
A pesquisa terá como tema: novas tecnologias que podem preservar a água de nosso planeta. Essa pesquisa pode ser feita em trios. Cada aluno deverá trazer as descobertas para a sala de aula para socializar com os colegas e a cada novo tópico, vai se preparando e selecionando quais conteúdos irão compor o Cd-rom.
A pesquisa pode prever imagens, sons e até mesmo os próprios alunos podem criar as imagens. Um ótimo programa para desenho é o TUXPAINT
Você pode encontrá-lo em: http://baixaki.ig.com.br/download/Tux-Paint.htm
Tux Paint é um programa educativo perfeito para incentivar a criatividade das crianças utilizando ferramentas simples de desenhos no computador.
Todas as ações têm sons característicos e empolgantes, além de serem guiadas pelas mensagens do simpático pingüim chamado "Tux". Assim, não é necessário ter nenhum conhecimento em informática para poder aproveitar todas as suas ferramentas, já que o seu uso exige apenas alguns cliques pela tela e a escolha das funções mais apropriadas.
Fonte: http://baixaki.ig.com.br/download/Tux-Paint.htm
Faça um quadro coletivo sobre o planejamento do Cd-rom para a divisão de tarefas.
Resumo das atividades para a elaboração do Cd-rom
Pesquisa orientada na Internet, livros, revistas e periódicos;
Socialização das descobertas;
Discussão em grupo;
Planejamento dos links e organização dos arquivos.
Divisão de tarefas.
Elaboração dos arquivos digitais.
Junção das produções em um único arquivo.
Escolha de uma capa e índice para orientação na navegação.
Apresentação do CD-Rom para as demais turmas da escola.
Disponibilizar o CD-Rom para a biblioteca e Laboratório de Informática da escola.
Nome | Tipo |
---|---|
Os usos da água | Imagem |
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!