24/10/2008
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Ideologia e a indústria cultural |
Orientações didáticas
As atividades devem sempre levar em consideração o conhecimento prévio dos alunos;
Converse com os alunos sobre a importância de ser um ouvinte pró-ativo, ou seja, saber escutar e aprender sobre os procedimentos em relação aos recursos e também aos colegas, respeitando as diferentes manifestações. Ao mesmo tempo aluno deve formular questões mentais para serem debatidas no grupo. Assim até o silêncio é um momento de criação, elaboração e interação.
Estabeleça as diferenças de um trabalho em grupo colaborativo e de um trabalho ineficiente, para que todos possam contribuir no resultado da pesquisa e da elaboração dos dados.
Parta sempre de situações relatadas pelos alunos e faça a ponte entre o conteúdo abordado.
Caso, não seja possível gravar os programas para analisar com os alunos em sala, combine para que eles assistam em casa para fazer a discussão na aula. Para tal, prepare um breve roteiro para auxiliar o aluno a focar o olhar nas características que você deseja abordar.
Prepare atividades lúdicas, pois dessa forma é sempre mais envolvente para o aluno;
Para que os alunos entendam o conceito de ideologia será necessário trazer muitos exemplos práticos, o essencial é que percebam que a TV possui mensagens pagas que têm a intenção de levar o expectador a ser um consumidor dos produtos expostos.
Traga para as atividades, poesias, músicas, filme, recorte de propagandas veiculadas, amplie a linguagem utilizada.
Seqüência didática
Abra um debate sobre quais são os programas preferidos dos alunos.
Faça uma lista em um cartaz, para ter um panorama geral da classe.
Inquira-os sobre a origem da televisão. E peça para cada aluno anotar sua hipótese.
Proponha que assistam o vídeo- De onde vem a televisão.
Peça para cada aluno rever sua hipótese e comparar com o que assistiram no vídeo.
Entregue esse texto para os alunos e peça que eles discutam em duplas, o que entenderam sobre ele.
Após a reflexão das duplas, peça para que todos de forma ordenada, vão colocando para classe a opinião das duplas.
Texto 1
Somos um país feito de muitos “brasis”. Seja Bahia, Minas, Amazonas, Pará, a TV chega a todos os lugares. No entanto, somos bombardeados por milhares de informações que modelam o comportamento dos telespectadores.
São roupas, produtos, alimentos, expressões que tomam conta das casas dos brasileiros até por influência de outros países, como resultado da globalização.
Consumimos alucinadamente e nem sequer nos perguntamos se realmente precisamos disso para viver.
A televisão traz muitas mensagens que chegam ao nosso cérebro, sem nos darmos conta do que elas significam, do que querem nos dizer, do que nos incitam a fazer. Elas são chamadas de mensagens subliminares.
Você já parou para pensar no que está por trás dessas famosas frases?
Dedicação total a você
Amo muito tudo isso!
Preço melhor ninguém faz!
Mil e uma utilidades.
Abuse e use.
De mulher pra mulher.
Venha para o mundo de malboro
Viva o lado coca cola da vida
Se você ama sua mãe dê a ela um fogão Brastemp
Peça para que como tarefa de casa, cada aluno deve anotar pelo menos 2 propagandas que estejam presentes nos programas que assistem.
Nesta fase do processo, você pode sugerir pesquisas aos alunos do tipo:
1. Pesquisar gráficos com a porcentagem de usuários da TV no Brasil.
2. Comparar, através de gráficos ou tabelas, a utilização da televisão com outros veículos comunicação em massa: jornal, rádio, livro, Internet.
3. Em grupo fazer uma lista das profissões mostradas nas telenovelas.
4. Listar os programas voltados para o público adolescentes.
5. Ler nos jornais e revistas fatos e compará-los com as notícias apresentadas pela TV.
6. Listar propagandas antigas ou atuais vinculadas na televisão, assim como seu slogan ou jingle, (seleção de sites com jingles).
7. Propiciar debates sobre a profissão que afro - descendentes e nordestinos têm nas novelas.
8. Quais são os programas favoritos dos adolescentes e das crianças.
9. Análise da música- A televisão- do grupo Titãs
Divida a classe em subgrupos
Cada grupo deverá escolher uma forma de expressar o que aprenderam-
1ª opção- Produzir um documentário sobre a influência da TV no comportamento dos jovens de hoje.
2ª opção- o grupo deverá se reportar à época em que a TV ainda era uma novidade, 1950, ou seja, produzir um programa de TV ao vivo. O tema deverá ser o mesmo- A influência da TV no comportamento dos jovens de hoje.
Para auxiliar os alunos assista no site do portacurtas- a animação Novela http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=914
Para a produção do documentário, o grupo deverá produzir um roteiro e depois um storyboard, ou seja o planejamento quadro a quadro de imagens, textos, sons, etc que irão precisar. Uma sugestão de programa a ser utilizado é o Movie Maker, do pacote Office. É um programa bem fácil de mexer e os alunos têm muita facilidade com ele.
Para a produção do Programa de TV ao vivo, peça para os alunos também criarem o roteiro e storyboard.
Após as apresentações, peça para a classe apontar a diferença entre as linguagens apresentadas, e analisarem o conteúdo da mensagem que o grupo transmitiu.
Como parte da avaliação, o aluno deverá fazer uma dissertação, sobre um destes pontos abordados no texto 2.
Texto 2
Fernando Pessoa nos diz que somos da altura que enxergamos.
• A Televisão amplia nossa percepção de mundo ou nos ilude desfocando a visão da realidade?
• Quando assistimos à televisão precisamos reconhecer o poder das mensagens subliminares, não podemos ser telespectadores que consomem informações, e não pensam sobre elas. O consumo consciente, tanto de informações quanto de bens (eletrodomésticos, celulares, roupas) pode ajudar a construir uma sociedade mais justa e equilibrada?
• Nas suas escolhas cotidianas, seja na forma como consome recursos naturais, produtos e serviços, seja pela escolha das empresas das quais vai comprar não deixe a televisão decidir por você. Como ser um expectador consciente? Isso é possível?
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem a televisão? | Vídeo |
Quatro estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/02/2013
Cinco estrelasProfessora, excelente abordagem dos conteúdos prévios dos alunos. Parabéns! Vou adotar suas sugestões em minha prática de ensino, sobretudo na educação noturna e nas turmas de EJA. Acredito, no entanto, que poderíamos explorar os conceitos de indústria cultural e ideologia nas turmas regulares. Att.
24/03/2010
Quatro estrelasA sugestão da aula é muito boa , pois nos leva a reflexão sobre a tv , que faz parte da nossa casa e do nosso dia a dia.
24/03/2010
Quatro estrelasTrabalhei com Ensino Médio na EE Austrilio Capilé Castro e quando entrei no conteúdo sobre televisão, meios de comunicação, tratei da influencia das propagandas na vida das pessoas. Passei um vídeo com as propagandas premiadas nas décadas de 70 e 80 (a maioria dos alunos não conheciam) e todos participaram dos debates sobre mídia e sociedade. Depois do conteúdo no quadro, em grupos elaboraram um comercial com tema livre e que pudesse influenciar a opinião dos colegas. Esse tema é ótimo parabén
24/03/2010
Cinco estrelassou professora de sociologia aqui no estado de Mato Grosso e gstei muito da sugestão desta aula sobre a televisão pois ela esta em todos os lares. Portanto é impossivel a pessoa não ter oportunidade de assisti-la.Consequentemente o trabalho sera bem oportuno.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei interessantíssimo como a professora trabalhou os conhecimentoa prévios dos alunos. É muito importande que se tenha o conhecimento de quais tipos de programas de TV os alunos costumam assistir. Seria muito bom se em uma das atividades, o professor pedisse que eles criassem um programa de TV.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito. Vem de encontro ao meu pensamento em relação à TV. Infelizmente ela é a única referência cultural do jovem brasileiro.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei muito interessante o enfoque dado pela professora Grace porque ela se preocupa com a influência da TV no comportamento da sociedade contemporânea e seus males ou benefícios. Cabe ao orientador apontar essas tendências para que o aluno faça suas análises reflexivas, discernindo o conteúdo de tudo que lhe é passado, o que influenciará ,inclusive, na sua visão de mundo e de sala de aula, tornando-o, com certeza, mais exigente e mais seletivo às informações que lhe são repassadas.