05/11/2009
Débora Ferreira Santos Braga e Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Vivenciar a pulsação em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal;
Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados.
Realizar o(s) jogo(s) proposto(s) em aula.
Adaptar e transformar jogos de mãos previamente conhecidos;
O hábito do canto nas aulas de música;
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não;
Conhecer os jogos "150" e "Adoleta".
Introdução
Os jogos de mãos fazem parte do repertório de brincadeiras da infância comum a quase todos os países e culturas, apresentando características similares no que diz respeito a temas, personagens, finalizações, gestos, formas de transmissão. Violeta Hemsy de Gainza, educadora musical argentina, aponta sua importância para a formação da criança e para o desenvolvimento de habilidades motoras, linguísticas e mentais, além de favorecerem o lado social e afetivo da criança. Quanto ao processo de musicalização, constituem importante ferramenta para o desenvolvimento do senso rítmico e do pulso musical, ao possibilitar a incorporação de padrões musicais por meio do canto e do movimento, de forma natural.
Ver:
GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996.
http://www.violetadegainza.com.ar/
Atividade 1
Neste momento, sugerimos que você faça uma revisão dos jogos aprendidos na aula anterior – considerando os exemplos "150" e "Adoleta".
"150"
“Cento e cinquenta
Com muito carinho
Vai ter que me dar um pedacinho
Baygon, baygon
Barata com sabão
1, 2, 3, 4
5, 6, 7, 8
9, 10!”
"Adoleta"
“Adoleta
Le peti tole tolá
Le café com chocolá
Adoleta
Puxa o rabo do tatu
Quem saiu foi tu!”
Após a execução destes jogos, algumas questões podem ser levantadas:
1) Estes jogos são brincados da mesma forma (referindo-se aos gestos)?;
2) Poderíamos trocar entre eles a forma de jogar?
Diante de uma possível resposta unânime da turma, que apontará a diferença principal entre os dois jogos (formação em dupla e roda, e gestual de mãos diferente), você pode abordar com os alunos a forma de transmissão desses jogos, afirmando que as pessoas podem transformá-los à medida que vão ensinando às outras, gerando versões diferentes de um mesmo jogo, já que são transmitidos oralmente.
Atividade 2
Após a discussão inicial sobre o processo de transformação dos jogos tradicionais, proponha a permuta entre os gestos de mãos e a formação de "Adoleta" e "150":
150 “permutado”
O jogo será realizado da mesma forma que é jogada a brincadeira "Adoleta": a turma estará disposta em roda, com os braços estendidos para o lado, na altura da cintura. Cada mão de uma criança encontra a mão de quem está ao seu lado. As mãos estão abertas, de modo que o dorso da mão direita fique apoiado em cima da palma da mão esquerda de quem está do lado direito. Esta arrumação deve ser mantida por toda a roda, pois, assim que a música inicia, se desloca a mão direita de forma a bater com a palma na mão direita de quem está do seu lado esquerdo, e assim por diante, numa espécie de reação em cadeia. As mãos batem umas nas outras de acordo com a pulsação da música. Ao chegar no número 10, o participante que irá receber o tapa deve tirar a sua mão. Se isso acontecer, sai da roda quem não acertou o tapa; caso contrário, sai da brincadeira quem recebeu o tapa. O jogo segue até a eliminação de todos da roda, estabelecendo um vencedor.
Dica
1) Varie o andamento (lento, muito lento, rápido) e a tonalidade do trecho cantado a cada repetição do jogo. Sugestão: Fá Maior e Sol Maior.
2) Como desafio, proponha à turma uma mudança de andamento em uma mesma execução do jogo, dizendo aos alunos que algo acontecerá com a brincadeira e eles terão que descobrir. Por exemplo, comece o jogo em um andamento mais lento e, a partir da contagem 1, 2, 3, 4..., acelere. Os alunos terão que dizer qual a mudança (“Ficou mais rápido!”) e em que parte da música ela ocorreu. A mudança pode ocorrer em outras partes da música. O mesmo pode ser feito com a música começando mais rápida e terminando mais lenta.
Adoleta “permutada”
Seguindo o padrão de gestos estabelecido anteriormente para o jogo de mãos "150", a turma será organizada em duplas, que podem estar dispostas de forma aleatória pelo espaço da sala, ou em uma grande fileira. Faça a contagem de um compasso quaternário para a brincadeira iniciar, já estabelecendo, assim, o andamento em que o jogo será realizado. As duplas iniciam a música, fazendo o movimento de mãos juntas, para cima e para baixo, marcando a pulsação. Ao chegar na palavra “tu”, quem estiver com as mãos por baixo não deve deixar o outro, que está com as mãos por cima, bater e encostar em suas mãos.
Dica
1) Proponha mudança de andamento a cada rodada;
2) Como desafio proposto anteriormente, você pode sugerir que a mudança de andamento seja realizada dentro de uma mesma execução: a música começa bem lenta e termina bem rápida ou vice-versa. Vale lembrar que os andamentos propostos devem ser bem contrastantes a fim de facilitar a percepção dos alunos.
Recursos da Aula
Não há recursos materiais necessários para essa aula. O professor poderá utilizar instrumentos de percussão para reforçar a marcação da pulsação e um instrumento melódico para o jogo "150".
Imagem (foto) da brincadeira “Adoleta”.
http://www.faberludens.com.br/pt-br/node/230
Projeto Lenga La Lenga: jogos de mãos e copos.
http://www.lengalalenga.com.br/
SILVA, Gabriela Flor Visnadi e. Um estudo sobre brincadeiras cantadas da infância: jogos de mãos apresentados por crianças de Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Curso. Florianópolis, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2004. Disponível em:
http://pages.udesc.br/~c7apice/arquivos/download/TCC%20Gabriela%20Flor.pdf
O(a) professor(a), ao final da aula, deverá observar se os alunos conseguiram executar os jogos de mãos propostos, agregando canto e movimento corporal, e se participaram dos momentos de discussão com interesse e com intervenções frequentes.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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24/03/2010
Cinco estrelasACHEI ESSA AULA SUPERINTERESSANTE. É MUITO BOM VERIFICAR QUE PODEMOS ELABORAR AULAS SEDUTORAS, UTILIZANDO O MÍNIMO POSSIVEL DE RECURSOS E CONSTRUINDO CONHECIMENTOS QUE DIALOGAM COM A SAÚDE, O BEM ESTAR E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO EDUCADO. PARABÉNS. BENEDITOJP 81 99788437