19/10/2009
Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
A partir dessa aula os/as alunos/as poderão desenvolver melhor sua imaginação, compreender a função social da língua escrita e oral e ter a oportunidade de criar um texto tendo como elemento motivador uma brincadeira.
Professor/a é preciso que os/as alunos/as já estejam alfabéticos conseguindo montar pequenos textos.
Professor/a organize e leve para sua sala de aula uma caixa vazia de tamanho médio ou grande toda enfeitada. Esse enfeite poderá ser de papel de presente, laço de fita, retalhos, do jeito que lhe convier. O importante é que visualmente, essa caixa seja atrativa para seus/as alunos/as.
Coloque dentro dessa caixa objetos diversos que podem ser: colares, perucas, chapéus, sapatos, carrinhos, bolas, o que você, tiver ao seu alcance.
Antes que os/as alunos/as cheguem à sala, é importante que essa caixa já esteja lá, o que irá aumentar a curiosidade de sua turma.
Para ficar mais interessante você poderá deixar um bilhete escrito em letras grandes: PARA OS/AS ALUNOS/AS DO......ANO COM CARINHO DO/A SR/SRA....
O/A autor/a do bilhete poderá ser um/a personagem que atraia a atenção dos/as alunos/as. Sugerimos que esse/a personagem seja neutro/a, como o vento, o sol, a lua. Para não mexer com questão de gênero.
Professor/a é importante que, ao entrar na sala de aula, se faça de “desentendida/o” como se não soubesse da caixa. Faça que pareça uma surpresa.
Em roda, ou seja, com os/as alunos/as assentados em círculo no chão, coloque a caixa no centro. Leia o bilhete, explorando o que seria um bilhete e para que ele serve, sua função social. Comece a questioná-los/as sobre o que teria na caixa, quem seria o/a emissor/a do bilhete, o que ele/a estaria trazendo naquela caixa para a sala de aula.
Professor/a você poderá colocar dentro dessa caixa, uma carta, e também seria interessante explorar com os/as alunos/as a sua função social. Nessa carta poderá estar escrito o porque daquela caixa, o que deverão fazer com os objetos que lá estão, e o que mais convier.
Como os/as alunos/as estão em roda peça que cada um/a escolha um objeto. É importante que haja um objeto para cada aluno/a.
Feita as escolhas retome os/as alunos/as nas carteiras e peça a eles/as que observem o objeto escolhido e escreva sobre ele focando:
. suas características físicas;
. para que serve;
. quem poderia utilizar esse objeto.
Peça aos/as alunos/as que imaginem um/a personagem que faça uso do objeto que ele/a escolheu. Dê a esse/a personagem um nome e invente uma história para o/a personagem criado fazendo uso do objeto que o/a aluno/a optou.
• Em outra etapa peça aos/as alunos/as que criem seus personagens a partir de sucatas como garrafas pet vazias, lãs, tecidos em retalho e o que mais for possível ter naquele momento.
• Aproveite esta atividade e solicite também que os alunos/as criem um texto instrumental, registrando o que utilizaram para confeccionarem o/a personagem, as instruções de montagem, ou seja as etapas que utilizaram.
• Para encerrar esta atividade sugira que os/as alunos/as façam uma apresentação dos/as personagens que criaram, ou então faça uma exposição para que todos/as possam expor seus trabalhos. Isto valoriza o trabalho deles/as e possibilita a socialização dos resultados.
A avaliação para esta aula pode ser realizada por meio de observação do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades propostas e pela produção das crianças. Verifique também o envolvimento dos/as alunos/as na participação na construção dos personagens.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/08/2013
Cinco estrelasshow de bola bem como havia imaginado
20/10/2011
Cinco estrelasParabéns ! adorei a proposta ,irei aplicar e já tenho idéias para ampliar essa atividade . Irei propor que a caixa possa rodar em todas as salas do meu grupo no projeto interventivo . As produções serão guardadas na caixa para troca de leitores e restruturação de textos
08/07/2010
Cinco estrelasAdorei essa ideia, fiz durante uma formação para professores e foi de grande proveito. Obrigada pela ótima dica...