Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Sacolas plásticas? Comparando as notícias e aprendendo sobre o aproveitamento de materiais.

 

23/11/2009

Autor y Coautor(es)
katia Zanvettor Ferreira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher e Lívia R. Bardy.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estas aulas visam proporcionar uma reflexão sobre a forma de construção do genêro reportagem em diferentes veículos, comparando o tratamento dado a um mesmo assunto por jornais diferentes. Assim como promover a reflexão sobre o aproveitamento dos materiais, especialmente sobre o uso de sacolas plásticas.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

- Aula interativa;

- Uso de jornais e notícias disponíveis na Internet.

- Uso do Laboratório de Informática.

 

Motivação

Inicie esta aula com os alunos sentados em roda e estimulando um debate sobre o uso de sacolas plásticas.

Pergunte aos alunos se eles utilizam as sacolas plásticas, ou seus pais, para carregar compras ou para outro uso doméstico as utilizam. Para contribuir com o debate o professor poderá apresentar o vídeo disponível no portal do professor “No uso bolsas plásticas” que trata dos impactos para o meio ambiente do uso excessivo de sacolas plásticas.

Sugestão:

O professor poderá baixar o recurso no computador e salvá-lo em DVD para apresentá-lo à turma na sala de vídeo, se este espaço estiver disponível na escola.

Importante: Este recurso está disponível no idioma espanhol. Se o professor considerar pertinente sua reprodução poderá pedir ajuda do professor de espanhol da escola ou ainda assistir o vídeo antes para se preparar para possíveis dúvidas de compreensão que por ventura possam surgir.

 

Recurso:

No uso bolsas plásticas

O recurso é um vídeo que discute os prejuízos do uso de sacolas plásticas para o meio ambiente. Recurso disponível no idioma espanhol!

 

Atividade 1

 

No laboratório de informática, disponibilize as reportagens sobre o dia sem sacola, comemorado no dia 15 de outubro (Figs. 1, 2, 3 e 4), e peça que os alunos façam individualmente ou em duplas a leitura do material.

undefined

Figura 1 – Portal de notícias UOL. Disponível em: http://economia.uol.com.br/ultn ot/infomoney/2009/10/1 6/ult4040u22611.jhtm. Acesso em: 20. Out. 2009.

 

undefined

Figura 2 – Portal de notícias do Jornal Nacional. Disponível em: http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1343056-10406,00-AMBIENTALISTAS+INSTITUEM+O+DIA+SEM+SACOLAS.html

Acesso em: 20 Out. 2009.

Figura 3 – Portal de notícias do jornalista Sidney Rezende. Disponível em: http://www.sidneyrezende.com/noticia/60272+carlos+minc+partici pa+da+campanha+do+dia+mundial+sem+sacola+plastica+no+rio

Acesso: 20 Out. 2009.

undefined

Figura 4 – Portal de notícias Ambiente-se. http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/colunas-artigos-e-blogs/ambiente-se-1.11001/dia-sem-sacola-plastica-1.24926 Acesso em: 20 Out. 2009

 

O professor poderá sugerir, após a leitura do material, que os alunos façam a comparação das informações dada por cada veículo para o mesmo tema. O professor poderá direcionar a comparação lançando algumas questões:

  • Há diferenças nas informações apres entadas? Quais são elas?
  • Qua is dos veículos apresentam mais informações?
  • Como cada um dos veículos buscou estas informações? Qual é a fonte da notícia de cada um dos veículos?
  • Os portais de notícias são mais sucintos que os portais especializados? Porque?

Com a ajuda do roteiro o professor poderá ajudar os alunos a perceberem que os jornais diários apresentam menos informações que os blogs especializados em notícias sobre o meio ambiente. Ajude os alunos a compreender que essas diferenças estão relacionadas a natureza de cada veículo, os jornais diários cobrem um número mais abrangente de assuntos e os especializados procuram cobrir menos assuntos de forma mais aprofundada.

 

Atividade 2

Neste momento, o professor deverá sugerir que os alunos pesquisem mais sobre o desafio de ficar um dia sem usar sacolas plásticas, que foi lançado no dia 15 de outubro. Como sugestão propomos que as pesquisas sejam feitas no blog da campanha (Fig. 5), desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, e pel o site do Instituto EcoDesenvolvimento (Fig. 6).

 

Recurso:

Link do blog Saco é um saco.

Disponível em : http://blog.mma.gov.br/sacolasplasticas/

Acesso em: 20 Out. 2009

Figura 5 - Imagem do Blog da campanha Saco é um saco.

Link do site do Instituto EcoDesenvolvimento.

Disponível em: 

http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/desafio-um-dia-sem-sacola-plastica.-topa Acesso em: 20 Out. 2009.

 

Figura 6 - Imagem do sitedo Instituto Ecodesenvolvimento.

 

Após as pesquisas o professor poderá dialogar com os alunos sobre o tema buscando identificar os conceitos formados sobre preservação e reciclagem a partir do material consultado.

O professor também poderá retomar as reportagens lidas anteriormente e questionar os alunos se há algum err o ou imprecisão ou falta de alguma informação importante nas reportagens lidas. Ao final, o professor poderá sugerir que os alunos desenvolvam um novo texto que tenha como objetivo divulgar na escola a campanha contra o uso de sacolas (Fig. 7), o texto poderá s er em formato de reportagem (como as notícias analisadas) ou um cartaz que chame atenção do restante da escola para a campanha.

undefined

Figura 7 – Imagem da sacola da campanha lançada para desestimular o uso de sacos plásticos. Disponível em:

http://www.vladimircampos.com/img/blog/tamar_plastico.jpg Acesso em: 20 Out. 2009.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
No uso bolsas plásticas Vídeo
Recursos Complementares

Glossário de jornalismo:

Fonte de notícias: pessoa, material ou lugar em que o jornalista busca as informações que irá usar na fundamentação e no relato de suas notícias.

Avaliação

A avaliação deverá recair sobre a compreensão da turma em relação aos diferentes tratamentos dado por diferentes jornais à um unico assunto, procurando identificar e estimular no aluno o espírito crítico aos temas abordados pelos meios de comunicação. Também o professor deverá avaliar a compreensão dos alunos em relação ao tema motriz, o prejuízo para o meio ambiente do uso de sacolas plásticas, e deverá considerar a participação no processo de composição do texto proposto.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.