Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A fabricação de pães e os fungos. Como isso ocorre?

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Margarida Naves
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer os representantes do Reino Fungi bem como suas principais características, classificação, modo de vida e seus benefícios para o homem;
• Apreciar a vida em sua diversidade;
• Valorizar a proteção das diferentes formas de vida;
• Valorizar a observação como importante meio para obter informações.

Duração das atividades
2 (duas) aulas de 50 (cinquenta) minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula será necessário que os alunos conheçam a diversidade e a importância da classificação dos seres vivos. E ainda, que reconheçam que os seres vivos possuem semelhanças e diferenças que o fazem ser classificados em reinos.
Deverão também conhecer as interações existentes entres os seres vivos e também saber diferenciar seres unicelulares e pluricelulares, autotrótofos e heterótrofos, procariontes e eucariontes.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos para a aula:
• Aula interativa;
• Sala de aula ampla; uso do laboratório de informática e/ou sala de vídeo.

Motivação: Conhecendo o mundo dos fungos

Professor/a, como início da atividade sugerimos que faça para os/as alunos/as a seguinte problematização:

  • A presença de fungos nos depósitos de sementes é um problema para os comerciantes. Por outro lado, a presença de fungos no solo ajuda o trabalho dos agricultores. Por que isso acontece?

Em seguida, solicite que os alunos formulem hipóteses acerca de tal questionamento.

Após esse momento apresente o vídeo (Figura 1), com duração de seis minutos e cinquenta e seis segundos, intitulado "Fungos" - filme BBC. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OE7YrqtR_Gw

                                                                   Figura 1: Imagens do filme "Fungos"

                                                    Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OE7YrqtR_Gw

Com a exibição do filme, o/a professor/a perguntará aos/as alunos/as se ainda permanecem com as mesmas hipóteses construídas inicialmente. Peça para que os/as alunos/as expressem oralmente suas suposições.


Atividade 1: Desenvolvendo a receita de pão

Nessa primeira parte da aula o professor poderá preparar juntamente com seus alunos uma receita de pão (abaixo segue a receita):

Ingredientes:

2 copos de leite morno
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
½ copo de óleo de milho
60 gramas de fermento.

Modo de preparo:

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador.
  • Coloque em uma vasilha e adicione farinha de trigo até dar o ponto de enrolar.
  • Deixe a massa crescer (descansar) e depois leve ao forno quente.

Atenção professor/a:

Enquanto a massa cresce o professor poderá começar a abordar as características do Reino Fungi como: se são organismos procariontes ou eucariontes; pluricelulares e/ou unicelulares; se são autotrótofos ou heterótrofos; quais são os principais representantes do reino; do que se alimentam; qual característica os fizeram ser retirados do Reino das Plantas.


Dicas:

O professor deverá o tempo todo fazer com que os alunos observem a massa de pão, façam anotações. Além disso, o professor poderá começar a questionar:


• O que está acontecendo com a massa?
• Por que ela está crescendo?
• Todos os fungos podem ser ingeridos com segurança?
• Além da produção do pão, para que outra finalidade o ser humano utiliza o fermento biológico?
• Por que se usa fermento biológico na produção do pão?
• Além do pão, quais outros exemplos de produtos alimentícios que sejam produzidos com auxílio de fungos?

Atividade 2: Entendendo a diversidade dos cin co reinos

O professor juntamente com seus alunos poderá montar um quadro comparativo dos reinos existentes, permitindo com isso que o aluno perceba as diferenças e semelhanças entre os diferentes reinos. Esse quadro poderá ser construído deste o estudo do primeiro reino possibilitando que os alunos percebam a evolução nas características.

Características/Reinos UNICELULARES OU PLURICELULARES EUCARIONTES OU PROCARIONTES AUTÓTROFOS OU HETERÓTROFOS REPRODUÇÃO SEXUADA OU ASSEXUADA REPRESENTANTES
MONERA
PROTISTA
FUNGO
PLANTAS
ANIMAIS

 Atividade 3: Diversidade da vida dos fungos

Para que os alunos percebam a diversidade de fungos existentes o professor poderá montar pranchas ou mesmo apresentações em slides das diferentes formas de fungos. Abaixo segue exemplo de prancha:

       Prancha 1: Ascomicetos

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fungos/imagens/fungos-16.jpg

Prancha 2: Basidiomicetos

Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f7/Amanita_caesarea.JPG/150px-Amanita_caesarea.JPG

                                                     Prancha 3: Zigomicetos

                Disponível em: http://recursos.pnte.cfnavarra.es/~xarrizib/imagenes/zigomicetos.jpg

Atividade 4: Finalizando...

Agora que os alunos já conheceram as características principais dos fungos, seus representantes, suas classificações e os modos de vida poderão rediscutir a receita do pão formulando hipóteses para explicar o que acontece com a massa. Além disso, o professor poderá apresentar outros benefícios trazidos pelos fungos para o homem.

Sugestões de para trabalho interdisciplinar:


Língua Portuguesa: o professor poderá trabalhar juntamente com o/a professor/a de Ciências interpretações de textos que envolvam o Reino Fungi e também a elaboração do texto final que os alunos deverão fazer.


Matemática: o professor poderá trabalhar juntamente com o/a professor/a de Ciências as medidas que serão realizadas para a receita de pão.

Recursos Complementares

Sugestões de sites para o conteúdo: Biologia: O conhecimento da vida. Estudos dos fungos –
http://www.estudanet.hpg.ig.com.br/fungos1.htm


Invivo: Veja o Vivo – Eca! O fermento é um fungo.
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=819&sid=2


Links que poderão auxiliar o/a professor/a e o/a aluno/a:

Avaliação

O processo de avaliação será contínuo. Sendo o professor será responsável por verificar se os alunos estão sendo sujeitos ativos nas aulas. Poderá ser avaliado também as anotações que os alunos farão durante as aulas. Para isso, indicamos alguns critérios:

  • Respostas aos questionamentos;
  • Participar das discussões sempre que esta solicitar expressão oral;
  • Trabalho colaborativo, sugestão de idéias, criatividade e integração com o grupo.


Depois de finalizar todo o conteúdo dos Reino Fungi o professor poderá solicitar que os alunos escrevam com suas palavras um pequeno texto relatando o que foi discutido nas aulas.
Lembre-se:

O/a professor/a deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente à temática da aula, como também a capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir a temática em questão.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y aporta para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bien recibidas.