Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Gênero dramático: a arte dos palcos

 

25/05/2010

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Literatura Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a importância de dramaturgos como Molière, Shakespeare, Gianfrancesco Guarnieri, Ariano Suassuna e a repercussão de suas obras no Brasil e no mundo.
  • Identificar fragmentos expressivos de obras importantes apresentadas no Brasil.
  • Reconhecer fragmentos interessantes que despertam para leitura do texto integral.
  • Representar, dramatizando, fragmentos de peças.
  • Socializar preferências e conhecimentos individuais.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Vocabulário específico da dramaturgia.
  • Conhecimentos básicos de computação.
Estratégias e recursos da aula
  • Uso da internet;
  • trabalho em grupo;
  • leitura de fragmentos de uma peça.

Aula 1

 Atividade 1

 Como forma de motivação, o professor apresentará aos alunos os nomes: Molière, Shakespeare, Gianfrancesco Guarnieri, Ariano Suassuna e pedirá a eles que   apresentem o que sabem sobre eles. Possivelmente poucos alunos saberão falar sobre o assunto. Será a oportunidade de o professor dizer que estes são nomes de dramaturgos muito importantes e que, a cada aula, eles estudarão um desses autores e que, ao final do tema, cada grupo deverá apresentar à classe, lendo, um fragmento de um texto da dramaturgia.

Nestas aulas, toda a sala irá ao laboratório de informática para obter informações e conhecer um autor. Para tanto, deverão:

  • ler a sinopse de uma de suas obras,
  • fazer a leitura de frases célebres do autor e a interpretação delas em grupo
  • escolher uma para ler e explicá-la para a sala.   

 Atividade 2

 Os alunos deverão ler silenciosamente a sinopse de "O doente imaginário" e de frases célebres do autor Moliére nos sites disponibilizados abaixo.

 Autor: Molière  Obra: O Doente Imaginário

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/o/o_doente_imaginario 

http://www.pensador.info/frases_celebres_de_moliere/ 

Depois de lida a sinopse, o professor deverá propor que os alunos resolvam as questões:

1- Relacionem e identifiquem os personagens da peça.

2- O que é ser hipocondríaco?

3- Em que ano esta história se passa?

4- O grupo pensa que essa história é mera ficção? Justifique.

5- Como o grupo supõe que é o final da história?

6- Entre as frases famosas de Molière, qual o grupo destaca? Copie-a e explique o que se pode entender por ela.

(Esse exercício  deverá ser feito por escrito em folha separada e entregue ao professor).

 Aula 2

 Atividade 

 Nesta aula, o autor a ser estudado é Shakespeare e sua obra: "Hamlet". Os alunos deverão ler sobre eles nos sites:

http://www.suapesquisa.com/shakespeare/

http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/shakespeare/hamlet.htm  

Este é um fragmento, mas neste site, o aluno poderá também acessar o livro todo.

http://www.pensador.info/frases_fortes_shakespeare/14/  

Na sequência, o professor deverá propor que os alunos resolvam em grupo as questões sobre o texto e autor:

1- Relacionem e identifiquem os personagens.

2- No texto, aparece a seguinte metáfora: Hamlet, o pai, foi morto picado por uma cobra.Explique-a.

3- A obra aborda quatro temas: traição, incesto, corrupção e moralidade. A sinopse, que o grupo leu, possibilita-lhes explicar como esses temas aparecem?

4- Pesquise para saber o título de outras obras desse grande dramaturgo.

5-Entre as frases famosas de Shakespeare, qual o grupo destaca? Copie-a e explique o que se pode entender por ela.

(Assim como o da aula anterior, esse exercício deverá ser entregue ao professor).

 Aula 3

Atividade 1

Nesta aula, Gianfrancesco Guarnieri  e sua obra: "Eles não usam black tie" deverá ser estudada nos sites:

http://www.frasesfamosas.com.br/de/gianfrancesco-guarnieri.html 

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/e/eles_nao_usam_black_tie 

Atividade 2

Depois de lido sobre o autor e obra, o professor deverá reunir os alunos em grupo para que discutam as afirmações contidas na sinopse da peça:

1- Na realidade, Tião não tem medo do confronto com o inimigo. O seu medo é outro, é o grande medo de toda a sociedade, o medo de ser pobre, por isso quer subir na vida e deixar para trás a condição difícil e miserável do morro.Vocês concordam que esse medo é de toda a sociedade? Justifiquem.

2- Romana, sua mãe, é mulher de pulso e determinação e responsável pelo equilíbrio da casa e da família. Na vida real, as mulheres têm sido como ela, ou isso é só um personagem da ficção?

3- Eles não usam black-tie é um texto político e social, sempre atual, no qual Gianfracesco Guarnieri criou uma peça forte e densa revelando de maneira real os conflitos que atormentam personagens como Otávio, Romana, Tião, Maria e Bráulio. Por que sempre atual? Justifiquem.

(Esse exercício também deverá ser entregue ao professor).  

 Aula 4

Atividade 

Nesta aula, Ariano Suassuna é o autor estudado. Da mesma forma como nas aulas anteriores, o professor deverá disponibilizar sites para que eles pesquisem sobre ele e suas obras.

 http://www.youtube.com/watch?v=kHLQkNTCkAQ 

http://globofilmes.globo.com/GloboFilmes/Site/0,,GFF41-5402,00-O+AUTO+DA+COMPADECIDA.html 

html http://www.youtube.com/watch?v=yaySkgcmIJ0  

http://www.frases.mensagens.nom.br/pensamentos/?q=Ariano+Suassuna 

http://www.pensador.info/autor/Ariano_Suassuna/ 

Importante: Professor, o Auto da Compadecida é uma peça conhecida pela maioria dos alunos uma vez que ela foi transformada em filme bastante divulgado na televisão.

Na sequência, o professor deverá propor questões sobre o texto e autor. Pedir que os alunos que, em grupo, recontem o filme. Depois farão o exercício escrito.

1- Relacionem e identifiquem os personagens.

2- Discutam:

O título do texto é: Auto da Compadecida. Dentro da tradição da cultura de língua portuguesa, o auto é uma modalidade do teatro medieval, cujo assunto é basicamente religioso. Compadecida é um atributo de Nossa Senhora que se compadece dos que sofrem. Vocês acham adequado o título? Justifiquem.

 3- Reescreva a frase mais interessante de Ariano Suassuna, segundo o grupo, e comente-a. 

(Esse exercício deverá ser entregue ao professor).

Ao final de todas as leituras e respostas dos exercícios, o professor deverá colocar os alunos em círculo e mediar uma discussão sobre os autores e obras como forma de socializar o que leram. O professor deverá seguir os roteiros para que nada fique sem uma resposta.

Aula 5     

Atividade

O professor reservará esta aula para os alunos ensaiarem os fragmentos dos textos para lerem para a sala. Esta leitura deverá ser dramatizada ou eles podem montar um jogral. Se todos, por exemplo, escolherem o mesmo texto, não importa, o interessante é que escolham fragmentos diferentes.

Aula 6

Atividade

Nesta aula, serão as apresentações orais. O professor poderá levar os alunos ao anfiteatro da escola e convidar outras turmas e professores para assisti-los.

Recursos Complementares

 Professor, para saber mais sobre os assuntos abordados nas peças, acesse:

http://www.psicosite.com.br/tra/sod/somatoforme.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Incesto  

Avaliação

O professor observará o envolvimento dos alunos nas atividades frente o computador. Ao fazer a correção dos exercícios escritos,  poderá perceber se os alunos se empenharam em ampliar seus conhecimentos. Além disso, ao dramatizarem os fragmentos das obras, o professor poderá perceber se os alunos se envolveram prazerosamente na atividade.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y aporta para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bien recibidas.