25/05/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
Aula 1
Atividade 1
Como forma de motivação, o professor apresentará aos alunos os nomes: Molière, Shakespeare, Gianfrancesco Guarnieri, Ariano Suassuna e pedirá a eles que apresentem o que sabem sobre eles. Possivelmente poucos alunos saberão falar sobre o assunto. Será a oportunidade de o professor dizer que estes são nomes de dramaturgos muito importantes e que, a cada aula, eles estudarão um desses autores e que, ao final do tema, cada grupo deverá apresentar à classe, lendo, um fragmento de um texto da dramaturgia.
Nestas aulas, toda a sala irá ao laboratório de informática para obter informações e conhecer um autor. Para tanto, deverão:
Atividade 2
Os alunos deverão ler silenciosamente a sinopse de "O doente imaginário" e de frases célebres do autor Moliére nos sites disponibilizados abaixo.
Autor: Molière Obra: O Doente Imaginário
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/o/o_doente_imaginario
http://www.pensador.info/frases_celebres_de_moliere/
Depois de lida a sinopse, o professor deverá propor que os alunos resolvam as questões:
1- Relacionem e identifiquem os personagens da peça.
2- O que é ser hipocondríaco?
3- Em que ano esta história se passa?
4- O grupo pensa que essa história é mera ficção? Justifique.
5- Como o grupo supõe que é o final da história?
6- Entre as frases famosas de Molière, qual o grupo destaca? Copie-a e explique o que se pode entender por ela.
(Esse exercício deverá ser feito por escrito em folha separada e entregue ao professor).
Aula 2
Atividade
Nesta aula, o autor a ser estudado é Shakespeare e sua obra: "Hamlet". Os alunos deverão ler sobre eles nos sites:
http://www.suapesquisa.com/shakespeare/
http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/shakespeare/hamlet.htm
Este é um fragmento, mas neste site, o aluno poderá também acessar o livro todo.
http://www.pensador.info/frases_fortes_shakespeare/14/
Na sequência, o professor deverá propor que os alunos resolvam em grupo as questões sobre o texto e autor:
1- Relacionem e identifiquem os personagens.
2- No texto, aparece a seguinte metáfora: Hamlet, o pai, foi morto picado por uma cobra.Explique-a.
3- A obra aborda quatro temas: traição, incesto, corrupção e moralidade. A sinopse, que o grupo leu, possibilita-lhes explicar como esses temas aparecem?
4- Pesquise para saber o título de outras obras desse grande dramaturgo.
5-Entre as frases famosas de Shakespeare, qual o grupo destaca? Copie-a e explique o que se pode entender por ela.
(Assim como o da aula anterior, esse exercício deverá ser entregue ao professor).
Aula 3
Atividade 1
Nesta aula, Gianfrancesco Guarnieri e sua obra: "Eles não usam black tie" deverá ser estudada nos sites:
http://www.frasesfamosas.com.br/de/gianfrancesco-guarnieri.html
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/e/eles_nao_usam_black_tie
Atividade 2
Depois de lido sobre o autor e obra, o professor deverá reunir os alunos em grupo para que discutam as afirmações contidas na sinopse da peça:
1- Na realidade, Tião não tem medo do confronto com o inimigo. O seu medo é outro, é o grande medo de toda a sociedade, o medo de ser pobre, por isso quer subir na vida e deixar para trás a condição difícil e miserável do morro.Vocês concordam que esse medo é de toda a sociedade? Justifiquem.
2- Romana, sua mãe, é mulher de pulso e determinação e responsável pelo equilíbrio da casa e da família. Na vida real, as mulheres têm sido como ela, ou isso é só um personagem da ficção?
3- Eles não usam black-tie é um texto político e social, sempre atual, no qual Gianfracesco Guarnieri criou uma peça forte e densa revelando de maneira real os conflitos que atormentam personagens como Otávio, Romana, Tião, Maria e Bráulio. Por que sempre atual? Justifiquem.
(Esse exercício também deverá ser entregue ao professor).
Aula 4
Atividade
Nesta aula, Ariano Suassuna é o autor estudado. Da mesma forma como nas aulas anteriores, o professor deverá disponibilizar sites para que eles pesquisem sobre ele e suas obras.
http://www.youtube.com/watch?v=kHLQkNTCkAQ
http://globofilmes.globo.com/GloboFilmes/Site/0,,GFF41-5402,00-O+AUTO+DA+COMPADECIDA.html
html http://www.youtube.com/watch?v=yaySkgcmIJ0
http://www.frases.mensagens.nom.br/pensamentos/?q=Ariano+Suassuna
http://www.pensador.info/autor/Ariano_Suassuna/
Importante: Professor, o Auto da Compadecida é uma peça conhecida pela maioria dos alunos uma vez que ela foi transformada em filme bastante divulgado na televisão.
Na sequência, o professor deverá propor questões sobre o texto e autor. Pedir que os alunos que, em grupo, recontem o filme. Depois farão o exercício escrito.
1- Relacionem e identifiquem os personagens.
2- Discutam:
O título do texto é: Auto da Compadecida. Dentro da tradição da cultura de língua portuguesa, o auto é uma modalidade do teatro medieval, cujo assunto é basicamente religioso. Compadecida é um atributo de Nossa Senhora que se compadece dos que sofrem. Vocês acham adequado o título? Justifiquem.
3- Reescreva a frase mais interessante de Ariano Suassuna, segundo o grupo, e comente-a.
(Esse exercício deverá ser entregue ao professor).
Ao final de todas as leituras e respostas dos exercícios, o professor deverá colocar os alunos em círculo e mediar uma discussão sobre os autores e obras como forma de socializar o que leram. O professor deverá seguir os roteiros para que nada fique sem uma resposta.
Aula 5
Atividade
O professor reservará esta aula para os alunos ensaiarem os fragmentos dos textos para lerem para a sala. Esta leitura deverá ser dramatizada ou eles podem montar um jogral. Se todos, por exemplo, escolherem o mesmo texto, não importa, o interessante é que escolham fragmentos diferentes.
Aula 6
Atividade
Nesta aula, serão as apresentações orais. O professor poderá levar os alunos ao anfiteatro da escola e convidar outras turmas e professores para assisti-los.
Professor, para saber mais sobre os assuntos abordados nas peças, acesse:
O professor observará o envolvimento dos alunos nas atividades frente o computador. Ao fazer a correção dos exercícios escritos, poderá perceber se os alunos se empenharam em ampliar seus conhecimentos. Além disso, ao dramatizarem os fragmentos das obras, o professor poderá perceber se os alunos se envolveram prazerosamente na atividade.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/04/2011
Cinco estrelasMuito boa a sugestão!