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Conhecendo as vantagens e desvantagens do uso de fertilizantes - UCA

 

19/09/2011

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Diferenciar fertilizantes orgânicos e não orgânicos.

Identificar os principais fertilizantes naturais.

Dimensionar a importância de uma alimentação natural para a saúde do ser humano.

Duração das atividades
03 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre solo e meio ambiente.

Estratégias e recursos da aula

eseba

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1ª atividade: conhecendo mais sobre os fertilizantes

videos

Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks o Vídeo 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o Vídeo 1 se encontra disponível.

Vídeo 1 –  Rochas. A utilização como fertilizantes na adubação de lavouras

fertilizantes

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=4U5NjdxA73Q acesso feito dia 13/09/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download do Vídeo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluindo a exibição do Vídeo 1, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, abrir o Texto 1, o qual deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1 –Rochagem: alternativa aos insumos tradicionais
Fonte: http://www.jornalentreposto.com.br/agricola/pesquisa-e-qualidade/1434-rochagem-alternativa-aos-insumos-tradicionais    acesso feito dia 13/09/2011

A seguir, cada aluno/a deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1, recorrendo, para tanto, ao conteúdo do Vídeo 1 e do Texto 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 1

1 – Qual a função da rochagem?

2 – De onde vêm os nutrientes que as plantas necessitam para o seu desenvolvimento?

3 – Por que o desenvolvimento desses estudos é importante para a agricultura?

4 – Quais são as rochas utilizadas para a rochagem?

5 – Como pode ser utilizado o pó de rocha?

2ª atividade: desvendando os mistérios dos fertilizantes

atividades

Nessa segunda atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las/as a, usando o software  Kword, abrir os Textos 2 e 3. Os textos deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 2: Fertilizantes
Fonte:  http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fertilizantes/fertilizantes.php  acesso feito dia 13/09/2011

TEXTO 3: Alimentos orgânicos X Alimentos não orgânicos
Fonte: http://www.clinicadenutricao.com.br/dicasdenutricao.php?Pag=17&id=942    acesso feito dia 13/09/2011

Concluída a leitura dos textos, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 2

1 – Qual é a diferença entre a produção de alimentos orgânicos e não orgânicos?

2 – Por que a produção orgânica causa menos impacto no meio ambiente?

3 – Qual matéria prima a agricultura convencional utiliza em grande escala?

4 – O que são os adubos?

5 – Como os adubos são classificados? Explique.

6 – Quais são os três elementos essenciais que as plantas necessitam para um bom desenvolvimento?

8 – O que acontece quando se utiliza fertilizantes demais em uma planta?

3ª atividade: pesquisando e aprendendo

atividades

Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em cinco grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre diferentes tipos de solos. Para tanto, os sites abaixo poderão ser indicados.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Solo_argiloso

http://www.brasilescola.com/biologia/humus.htm

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/tipos_solo.htm

http://www.acquaverde.com.br/humus.htm

http://www.infoescola.com/ecologia/humus/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Solo_arenoso

http://www.quintabiologica.info/index.php?option=com_content&task=view&id=12&Itemid=26

http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/so_comporg.html

http://www.humuseminhocas.com.br/

Uma vez acessados os sites, os grupos deverão, mais especificamente, levantar informações para que a seguinte questão possa ser respondida:

Quais as técnicas básicas utilizadas atualmente para corrigir ou adaptar o solo às necessidades do agricultor em se tratando:
a) de um solo pobre em húmus,
b) de um solo arenoso e
c) de um solo argiloso.  

Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

4ª atividade: trabalhando no laboratório

pesquisa

Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização de dois experimentos no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes aos experimentos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante os experimentos.

Experimento 1 - Fertilizantes à base de fósforo em solos

 

 

 

 

 

Experimento 2 - Fertilizantes orgânico (compostagem)

Materiais:

  • Esterco de animais

  • Qualquer tipo de plantas, pastos, ervas, cascas, folhas verdes e secas

  • Palhas

  • Todas as sobras de cozinha que sejam de origem animal ou vegetal: sobras de comida, cascas de ovo, entre outros.

  • Qualquer substância que seja parte de animais ou plantas: pêlos, lãs, couros, algas.

OBSERVAÇÃO: Quanto mais variados e mais picados (fragmentados) os componentes usados, melhor será a qualidade do composto e mais rápido o término do processo de compostagem.

Procedimento:

Cabe ao/a professor/a destacar para os/as alunos/as a necessidade de se escolher um local adequado para a realização desse experimento, pois o mesmo levará alguns meses para ser concluído. Deve-se considerar a facilidade de acesso, a disponibilidade de água para molhar as pilhas e a drenagem do solo. Também é desejável montar as pilhas em locais sombreados e protegidos de ventos intensos, para evitar ressecamento.

Para iniciar a construção da composteira, cabe ao/a professor/a orientar ao/as alunos/as na construção de uma pilha, colocando, para tanto, uma camada de material vegetal seco de aproximadamente 15 a 20 centímetros sobre a terra, com folhas, palhadas, troncos ou galhos picados, para que o excesso de água seja absorvido e permita a circulação de ar.

Terminada a primeira camada, deve-se regá-la com água, evitando encharcamento. A cada camada montada, deve-se umedecê-la para uma distribuição mais uniforme da água por toda a pilha.

Na segunda camada, deve-se colocar restos de verduras, grama e esterco. Se o esterco for de boi, pode-se colocar 5 centímetros e, se for de galinha, mais concentrado em nitrogênio, um pouco menos.

Novamente, deposita-se uma camada de 15 a 20 cm com material vegetal seco, seguida por outra camada de esterco e assim sucessivamente até que a pilha atinja a altura aproximada de 1,5 metros. A pilha deve ter a parte superior quase plana para evitar a perda de calor e umidade, tomando-se o cuidado para evitar a formação de "poços de acumulação" das águas das chuvas.

OBSERVAÇÃO: Cabe ao/a professor/a ressaltar aos/as alunos/as que, durante a compostagem, existe toda uma sequência de micro-organismos que decompõem a matéria orgânica, até surgir o produto final, o húmus maduro. Todo este processo acontece em etapas, nas quais fungos, bactérias, protozoários, minhocas, besouros, lacraias, formigas e aranhas decompõem as fibras vegetais e tornam os nutrientes presentes na matéria orgânica disponíveis para as plantas.

Fonte:  http://www.planetaorganico.com.br/composto2.htm     acesso feito dia 13/09/2011

5º atividade: pesquisando e trabalhando em casa

atividade de casa

Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para acessar o Texto 4 e elaborar a Redação 1. Posteriormente, a correção deverá executada em sala de aula pelo/a professor/a. Vale destacar que o Texto 4 e o enunciado da Redação 1 deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 4:  Conhecimentos em xeque (excerto)

“Qualidade de vida é um conceito ligado ao bem estar que resulta da compatibilidade de três componentes:

* Nível de vida médio: avaliado pelas captações de bens de consumo privado, ou seja, alimentação, vestuário, habitação etc.;

* Condições de vida: avaliado pelo nível de ensino, cultura, saúde, segurança, tempo livre, distância entre o domicílio e o local de emprego;

* Qualidade do ambiente: avaliada por meio de índices de espaços verdes e da qualidade do ar e da água (puros ou poluídos).

O problema é conseguir conciliar qualidade de vida com vida de qualidade, já que é difícil abdicar do bem estar material que se encontra ligado à rápida aceleração do crescimento econômico do meio industrial, ainda que isso implique prejuízo ao meio ambiente.

Como produzir industrialmente os produtos agrícolas na quantidade necessária à população mundial sem os fertilizantes que suprem as carências do solo de minerais dificilmente renováveis e essenciais à renovação de culturas? Como combater as doenças e pragas que ameaçam as culturas sem a ajuda de herbicidas e inseticidas?

O excesso de nitrato de fosfatos nas águas provoca, nomeadamente nos lagos, o fenômeno da eutrofização, com a diminuição do teor em oxigênio, causado pela multiplicação de algas e bactérias, mas como competir economicamente ao optar-se por culturas biológicas? Perante tudo isso, será que a defesa do meio ambiente é apenas uma utopia?”

Fonte: REIS, M. Química integral. São Paulo: FTD, 2004.

Redação 1

Produza uma redação de pelo menos dez linhas discutindo o assunto abordado no Texto 4.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Fertilizantes à base de fósforo em solos Experimento prático
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todas as atividades da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

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