13/01/2011
Paloma Alinne Alves Rodrigues e Andréa Marques Leão Doscher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Universo, terra e vida |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Sala de vídeo;
• Utilização do laboratório de Informática.
Motivação:
Sugerimos que, estando os alunos organizados em duplas no laboratório de informática, o professor apresente o vídeo “Ano Internacional da Astronomia” (Fig.1), com a duração de 02 minutos e 42 segundos, conforme o link abaixo. O vídeo mostra algumas imagens relacionadas a Astronomia.
Link do vídeo “Ano Internacional da Astronomia”
http://videos.sapo.pt/8NpjyAykY9SajPpZLnky Acessado em: 03 Dezembro de 2010.
Figura 1: Vídeo “Ano Internacional da Astronomia”
Sugestão:
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos no laboratório de informática ou na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Ao término do vídeo, o professor deverá fazer as seguintes questões para os alunos:
Roteiro de questão
Após essa conversa com os alunos, o professor deverá dizer que o tema da aula é “Para que serve a Astronomia”.
Atividade 1
Em seguida, o professor deverá distribuir para cada dupla o jogo de palavras -cruzadas (Fig.2) e, baseados no vídeo “Ano Internacional da Astronomia”, os alunos deverão completar as palavras deste.
Figura 2: Palavras - Cruzadas
Fonte: Do Autor
Disponível em: http://www.4shared.com/photo/22j1yLGp/cruzada.html Acessado: 10 Dezembro de 2010.
O professor deverá supervisionar a atividade, de forma a esclarecer dúvidas caso elas surjam no desenvolvimento desta.
Observação:
Os alunos poderão assistir ao vídeo por mais uma ou duas vezes, de forma a facilitar a compreensão e o preenchimento das palavras no referido jogo.
Ao término da atividade, o professor deverá perguntar qual a palavra que se formou no jogo de palavras-cruzadas (a qual tem uma letra de cada uma das 10 palavras do jogo). Neste momento, espera-se que todos tenham conseguido completar o caça palavras e localizado a palavra “Astronomia”.
Atividade 2
Dando prosseguimento à aula, os alunos (em duplas) deverão escolher um dos temas abaixo para iniciar uma pesquisa na internet sobre a Astronomia. Além da internet, os alunos poderão utilizar livros e revistas que versam sobre o assunto (Astronomia).
Temas para a pesquisa
É importante que todos os temas sejam trabalhados por, pelo menos, uma dupla. Abaixo seguem sugestões de sites para a realização das pesquisas.
Sugestão de sites para a pesquisa:
http://www.coladaweb.com/astronomia/astronomia
http://pt.shvoong.com/books/dictionary/1813715-os-planetas-os-povos-antigos/
http://cdcc.sc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte1a.html
http://www.astronomiaamadora.net/historia.asp?id_page=3
http://www.rba.astronomos.com.br/index.php (Fig.3)
http://www.ufrgs.br/museudetopografia/fotos/Fotos_PDF/Historia_da_Astronomia.pdf
http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/a-historia-astronomia.htm
http://www.gdajau.com.br/instrumentos_astronomicos_ao_alc1.htm
http://www.fernando.tavares.nom.br/astronomia/optica.htm
http://www.infopedia.pt/$instrumentos-astronomicos-tradicionais
http://www.iag.usp.br/siae98/astroinstrum/antigos.htm
Figura 3: Site Rede Brasileira de Astronomia
Ao término da pesquisa, os alunos deverão se organizar em grupo da seguinte forma: junção de duas duplas que pesquisaram temas distintos. Após discutirem sobre suas pesquisas, os alunos deverão anotar em uma folha de papel pardo ou cartolina os principais aspectos dos itens pesquisados – apresentando estes, posteriormente, a todos da sala de aula.
É importante que o professor medie e supervisione este momento, de forma a favorecer a participação de todos, bem como para esclarecer dúvidas e ou conceitos errôneos caso surjam.
Observamos que este momento é importante por propiciar que os alunos compartilhem suas pesquisas, pontos de vista etc., bem como por favorecer o desenvolvimento da oralidade desenvolvida.
Atividade 3
Dando prosseguimento à aula, o professor deverá pedir para que cada dupla assista ao vídeo “Poeira Das Estrelas - Parte 04 ” (Fig.4), com duração de 09 minutos e 30 segundos, conforme o link postado abaixo.
Link do vídeo “Poeira Das Estrelas - Parte 04 ”
http://www.youtube.com/watch?v=4ZIYMmJ2ewE Acessado em 11 Dezembro de 2010.
Figura 4: “Poeira Das Estrelas - Parte 04 ”
Sugestão
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Finalizada a apresentação do vídeo, o professor deverá promover uma discussão, em aula aberta, com os alunos sobre o conteúdo do mesmo. Para isso, disponibilizamos o roteiro abaixo.
Roteiro de Discussão
Atividade 4
Para finalizar a aula, cada grupo deverá elaborar um painel para sistematizar o conhecimento adquirido. O painel poderá ser feito com papel pardo - ou cartolina ou borracha EVA (Etil Vinil Acetato) - canetas coloridas, figuras impressas (ou desenhadas pelos alunos). Para a realização da atividade, cada grupo deverá escolher um dos temas abaixo:
Temas para a elaboração do painel
Os painéis deverão conter, além de textos explicativos do tema escolhido, figuras.
Sugestão
Sugerimos que os alunos utilizem as informações dos resultados das pesquisas, dos vídeos e das discussões desenvolvidas durante a aula para a elaboração do painel.
Feito isso, cada grupo deverá expor os painéis em um local que seja acessado por todos da escola, para que as informações possam ser socializadas.
Os links abaixo se referem a assuntos da Astronomia:
http://www.feiradeciencias.com.br/sala24/24_A06.asp
http://www.feiradeciencias.com.br/sala24/index24.asp
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam a importância da Astronomia para as nossas vidas – nos dias atuais e para os povos antigos, a influência que tem nas marés etc.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!