21/03/2011
Mary Grace Martins (orientação)
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Entender a relação entre o consumismo e o capitalismo; Diferenciar crescimento de desenvolvimento; Identificar o impacto do consumismo sobre o meio ambiente; Refletir sobre seu próprio consumo. Traduzir texto do Inglês para o Português. Expressar artisticamente sobre o tema estudado.
O que é capitalismo As ações do consumismo A relação entre meio ambiente e consumismo.
Orientações didáticas
fonte da imagem: http://nicolebrandao.webnode.com.br/consumo/
Nossa sociedade é marcada pelo consumismo desenfreado, é a Era do Ter e não do SER, essa atitude tem conseqüências em nossas vidas e na vida do planeta. Somos bombardeados por propagandas que mais rápido do podemos digerir as informações, trazem novidades e o conceito de que não possuir o objeto apresentado nos tornará menor e menos importante perante os outros.
Um exemplo disso é o celular, um objeto que tornou-se fundamental ao indivíduo, e é realmente muito útil, no entanto a relação que o ser humano tem com ele é complicada, quantas vezes temos que pedir para que as pessoas desliguem os celulares em situações óbvias e isso não ocorre, acaba se tornando uma invasão de privacidade coletiva, e ainda há a questão da troca X desejo. Lançam todo os dias novos modelos que têm GPS, rádio, mp3, máquina fotográfica, funcionam como palm ou pen drive e você olha para seu aparelho e começa achá-lo obsoleto, mesmo que utilize bem pouco os recursos. Nessa onda, nos perguntamos, qual a origem dessa necessidade de consumir?
Sequência Didática
Essa proposta constitui um projeto transdisciplinar entre os professores de História, Sociologia, Inglês, Biologia,Língua Portuguesa e Artes. É importante um planejamento em conjunto para a harmonia das ações, este tipo de projeto mostra para os alunos a integração que existe entre os temas e quebra com a lógica de conhecimento fragmentado.
A idéia central é que cada área contribua na reflexão sobre a relação entre consumismo e o impacto para a nossa sociedade. O objetivo é que o aluno se identifique como um consumidor e portanto um co-responsável pelo acúmulo de coisas.
fonte da imagem: http://bisbilhotecarias.blogspot.com/2010/04/consumismo-infantil-um-problema-de.html
Disparador do projeto:
Aula de Sociologia
O professor nesta aula trará o vídeo Ilha das Flores, para que os alunos assistam e debatam sobre o ciclo de consumismo X miséria.
Ilha das flores
Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.
http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=647
fonte da imagem: preparado pela autora
Na aula de Língua Portuguesa
fonte da imagem: http://pajeh.wordpress.com/2008/05/16/consumismo-em-todas-as-idades/
O professor pode trabalhar o texto Eu, etiqueta de Carlos Drummond de Andrade
EU ETIQUETA
Em minha calça está grudado um nome
Que não é meu de batismo ou de cartório
Um nome... estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
Que jamais pus na boca, nessa vida,
Em minha camiseta, a marca de cigarro
Que não fumo, até hoje não fumei.
Minhas meias falam de produtos
Que nunca experimentei
Mas são comunicados a meus pés.
Meu tênis é proclama colorido
De alguma coisa não provada
Por este provador de longa idade.
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
Minha gravata e cinto e escova e pente,
Meu copo, minha xícara,
Minha toalha de banho e sabonete,
Meu isso, meu aquilo.
Desde a cabeça ao bico dos sapatos,
São mensagens,
Letras falantes,
Gritos visuais,
Ordens de uso, abuso, reincidências.
Costume, hábito, permência,
Indispensabilidade,
E fazem de mim homem-anúncio itinerante,
Escravo da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.
É doce estar na moda, ainda que estar na moda
Seja negar minha identidade,
Trocá-la por mil, açambarcando
Todas as marcas registradas,
Todos os logotipos do mercado.
Com que inocência demito-me de ser
Eu que antes era e me sabia
Tão diverso de outros, tão mim mesmo,
Ser pensante sentinte e solitário
Com outros seres diversos e conscientes
De sua humana, invencível condição.
Agora sou anúncio
Ora vulgar ora bizarro.
Em língua nacional ou em qualquer língua
(Qualquer principalmente.)
E nisto me comprazo, tiro glória
De minha anulação.
Não sou - vê lá - anúncio contratado.
Eu é que mimosamente pago
Para anunciar, para vender
Em bares festas praias pérgulas piscinas,
E bem à vista exibo esta etiqueta
Global no corpo que desiste
De ser veste e sandália de uma essência
Tão viva, independente,
Que moda ou suborno algum a compromete.
Onde terei jogado fora
Meu gosto e capacidade de escolher,
Minhas idiossincrasias tão pessoais,
Tão minhas que no rosto se espelhavam
E cada gesto, cada olhar
Cada vinco da roupa
Resumia uma estética.
Hoje, sou costurado,
Sou tecido,
Sou gravado de forma universal,
Saio da estamparia, não de casa,
Da vitrine me tiram, recolocam,
Objeto pulsante mas objeto
Que se oferece como signo dos outros
Objetos estáticos, tarifados.
Por me ostentar assim, tão orgulhoso
De ser não eu, mas artigo industrial,
Peço que meu nome retifiquem.
Já não me convém o título de homem.
Meu nome novo é Coisa.
Eu sou a Coisa, coisamente.
(CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE)
Como atividade os alunos devem fazer uma poesia que expresse as marcas que o definem.
Após a realização da Tarefa, utilize o PowerPoint, Fotografe cada um dos alunos e peça para que insiram sua fotografia e a poesia que elaboraram. A classe deverá ler a poesia dos colegas e fazer relações entre o cotidiano e a expressão do gênero poesia.
fonte da imagem: http://consumismo.mesmo.zip.net/
Na aula de Biologia
O professor pode apresentar este vídeo do Youtube e debater sobre as questões apresentadas no filme.
http://www.youtube.com/watch?v=N5WCndQZ7A8
A atividade dos alunos consistirá em analisar durante uma semana tudo que consomem e fazerem uma lista.
Após uma semana tabular coletivamente e comparar os dados.
Analisar o impacto para o meio a respeito do tempo de decomposição das embalagens.Os alunos podem fazer projeções em 1 mês, 1 ano, 10 anos, etc.
fonte da imagem: http://www.reviverde.org.br/TempodeDecomposicao.htm
Na aula de Inglês
O professor deve passar o filme História dos objetos disponibilizado no Portal do Professor e depois ir fazendo a tradução do vídeo com os alunos. Eles inclusive podem utilizar o MovieMaker para acrescentar a legenda ao vídeo e publicar no Youtube.
Na aula de História
O professor pode pedir que os alunos façam um mapa textual sobre a história do Capitalismo, a atividade pode ser feita em dupla.
Um programa indicado é o Mind42 - Mapas Mentais
Mind42 é um serviço para mapeamento mental, ou seja, é um organizador do processo de pensamento. Você irá criar e compartilhar seus mapas mentais, inclusive o site permite importar arquivos do FreeMind. É muito fácil de utilizar e também apresenta ferramenta para zoom, criação de categorias e sub-categorias. Ótimo para analizar e organizar o fluxo das idéias a medida em que elas vão surgindo, como por exemplo criar reuniões, brainstorms, apresentações, planejamento e acompanhamento de projetos.
http://superdownloads.uol.com.br/download/76/mind42/
Na aula de Artes
Proponha a criação de uma instalação utilizando lixo para chamar a atenção das outras classes sobre o tema e estabelecer na escola um debate sobre o tema.
fonte da imagem: http://discordando-do-mundo.blogspot.com/2010_07_01_archive.html
Marquem um debate com outras classes, no qual os alunos apresentarão seus pontos de vista e conclusões que elaboraram durante o projeto.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/05/2014
Cinco estrelasQue trabalho maravilhoso!