06/12/2009
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Os alunos devem ler com certa fluência. Saber a diferença entre sentido denotativo e figurado.
Recursos
Datashow
videos
atividade em dupla
atividade de pesquisa
Aulas 1, 2 e 3
Atividade 1
Motivação
O professo exibe, em datashow, fragmento do livro “Saladinha de Queixas” de Tatiana Belinky, lendo-o em voz alta. Em seguida, os alunos alternadamente leem:
"Saladinha de Queixumes"
Vindos do supermercado
estão juntos lado a lado
como velhos companheiros,
os hortigranjeiros.
(...)
Então frutas e legumes
Expuseram seus queixumes.
Discutiram e falaram
E muito se lamentaram.
(...)
(Quem falou primeiro foi a laranja):
Ser laranja não é canja
Quando o meu nome dão
a quem acham que é bobão!
E o abacaxi graúdo
Reclamou choroso:
_A tudo que é ruim e complicado,
duro de ser "descascado",
dão meu nome! E aí?
Não é um abacaxi?
E o pepino todo encrenca,
e amolação em penca,
chamam logo de pepino,
seja grosso ou seja fino.
(...)
TATIANA BELINKY. Saladinha de queixas. 2.ed. São Paulo:Moderna, 2002.
Atividade 2 -dupla
Os alunos devem relacionar no fragmento o nome da fruta e do legume à situação em que são empregados. Em seguida, a dupla deve pensar em situações do seu cotidiano em que geralmente são usadas as expressões que aparecem no fragmento do poema e contá-las ao seu/ à sua colega.
Atividade 3
As duplas apresentam as situações de que se lembram.
Atividade 4 Laboratório de Informática ou exibição em datashow
Se o professor usar o laboratório de informática, os alunos devem ficar em dupla. Ele exibe os vídeos abaixo relacionados para eles conhecerem a origem das expressões populares e explicações dadas a elas por crianças.
Expressões populares [Sua língua]
Atividade 5 - em dupla
Após as explicacões dos vídeos, os alunos devem tentar substituir o sentido das expressões presentes nas frases abaixo, por uma outra de sentido denotativo:
a) Passar na prova não foi sopa. b) Você fez a maior salada com as roupas que estavam aqui! c) Não fale abobrinha! e) Isso não é bolinho! f) O rapaz levou uma bolacha na discussão. g) A nata da sociedade deu uma festa original.
Atividade 6 - Pesquisa em casa. Orientar os alunos para que pesquisem com pais, parentes ou amigos o significado das expressões abaixo, anotando no caderno as explicações dados por essas pessoas;perguntam ainda se conhecem alguma expressão popular e anota no caderno.
a) “Parafuso a menos”
b) “Sinuca de bico”
c) “Aos trancos e barrancos”
d) “Salvo pelo congo”
e) “Viu passarinho verde”
f) “Com unhas e dentes”
g) “Negócio da China”
h) "re ceber na boca do caixa"
Ativida de 7
Na aula seguinte, os alunos apresentam a pesquisa para a turma. Depois, organizam, de forma coletiva e sob a orientação do professor, um "dicionário" com as exp ressões e suas explicações, o qual deve ser divulgado no mural da escola.
Nome | Tipo |
---|---|
Expressões [Sua língua] | Vídeo |
Expressões populares [Sua língua] | Vídeo |
Para conhcer outras expressões populares o professor poderá orientar os alunos para que consultem o link:
http://www.historiadetudo.com/expressoes-populares.html
O professor poderá também orientar os alunos a pesquisarem a origem e o significado da palavra hortigranjeiro em:
O professor verifica, nas atividades orais e escritas, se os alunos compreendem o significado das expressões populares usadas nos contextos em que foram empregadas.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!