18/12/2008
Mary Grace Martins (orientação)
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Leve ao grupo a pergunta: "De onde vem o dia e a noite?" . Anote todas as hipóteses da turma, pois é importante saber o que o grupo já sabe, buscar desestabilizar hipóteses e despertar dúvidas, fazendo da pesquisa um processo significativo. Exiba o vídeo disponível no Portal do Professor:
Proponha a conhecida simulação do movimento de Rotação usando objetos: providenciem um globo terrestre e uma lanterna; escureçam a sala de aula; posicionem um aluno segurando a lanterna e, outro, o globo terrestre. Pergunte aos alunos: onde estamos nesse globo? Colem uma pequena etiqueta aonde, aproximadamente, encontrar-se-iam os alunos no globo. Pedir que o aluno que segura o globo, o faça girar. Os demais devem dizer se "onde estão" é dia ou noite , conforme o globo é girado.
Retomem a lista de explicações iniciais construída pela turma e verifiquem se há hipóteses a serem descartadas e quais podem ser complementadas com as informações obtidas até então. Comente com a turma que há outro movimento envolvendo o planeta terra, instigue que levantem hipóteses sobre esse o mesmo e seus desdobramentos em nossa vida. Proponha que, em grupos, façam uma pesquisa na sala de informática da escola sobre movimentos do planeta terra e suas conseqüências para os seres vivos.
É necessário orientar a busca para que aprendam a usar a Internet como ferramenta de pesquisa de fato, e não "copiem e colem" apenas, afinal buscar e selecionar informações disponíveis na Internet é uma habilidade a ser desenvolvida. Crie expressões de busca com a turma: movimentos planeta terra ; rotação... Introduza a palavra "translação" para a busca, caso não tenha aparecido nas discussões. Faça-os pensar sobre quais seriam as implicações em juntar uma ou mais palavras, em criar expressões para buscas exatas usando aspas, como por exemplo "movimentos do planeta Terra" ... Enfim, é importante garantir que os alunos tenham clareza do que estão procurando e saibam como fazer a busca.
Para que a turma experimente diferentes mecanismos de busca , indique buscadores, tais como Google e o Yahoo, e solicite também pesquisas intrasites indicando, por exemplo:
http://cienciahoje.uol.com.br/view/418
www.bussolaescolar.com.br
Oriente também para que salvem as informações sobre as páginas selecionadas para que consigam recuperar os dados de autoria. Após buscarem e localizarem informações relevantes, deverão sintetizá-las em um processador de texto.
Conforme combinado, para compartilhar as informações pesquisadas sobre Movimentos do Planeta e suas conseqüências, cada grupo deverá elaborar uma forma de representá-los, usando objetos e fotografando cada etapa do movimento. Oriente e medie a divisão papéis no grupo desde a organização do material, produção de imagens, até a criação final.
Para criar a animação com as imagens produzidas poderão usar o programa Animator . Após baixar o Animator 9 pela Internet, deve-se clicar sobre o atalho que aparece dentro da pasta onde foi salvo. Na página que aparece, deve-se clicar sobre o botão "Stich"
Em seguida, basta procurar as imagens desejadas nas pastas, selecioná-las e clicar em "done".
Ao final, o projeto deve ser nomeado e salvo. Para ver a animação, basta clicar em play. Clicando em “frame delay”, é possível controlar a velocidade.Promova a socialização das animações produzidas demonstrando os movimentos da Terra pesquisados.
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem o dia e a noite? | Vídeo |
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Sem estrelasÉ muito interessante ,hoje em dia qual é a crinaça que não tem acesso a internet ?Essa aula faz com que o aluno tenha curiosidade para estudar e conhecer a materia através da internet , sendo assim muito produtiva.
24/03/2010
Cinco estrelasÉ INTERESSANTE SABER MAIS ISSO SE TRATANDO DE INTERNET. NÃO ACRETITO EM RECEITAS PRONTAS, MAS ACREDITO NA TROCA DE EXPERIÊNCIAS QUE SÃO VÁLIDAS QUANDO BEM TRABALHADAS. O IR I VIR DA SALA DE AULA TEM QUE TER SENTIDO E OBJETIVO. TODO TRABALHO BEM PLANEJADO COM CERTEZA SÓ TERÁ COMO FINAL ÓTIMOS CONCEITOS. NA MUNHA OPINIÃO O ALUNO SEMPRE DEVE TER OPORTUNIDADE DE VER, BUSCAR O NOVO MAS, CONSTRUIR SEU PRÓPRIO CONCEITO. SOMENTE ASSIM TENHO CERTEZA QUE O MESMO SE APOPRIOU-SE DO CONHECIMENTO DESEJADO.