18/12/2008
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Aula 1
Professor, inicie a aula com a seguinte questão:
QUAIS AS DIFERENTES ESTAÇÕES DO ANO, QUAIS SUAS CARACTERÍSTICAS E POR QUE ELAS OCORREM?
Oriente os alunos para que explorem o recurso do portal do professor: “Capitão Tormenta e Paco em estações do ano”. Este recurso permite conhecer a respeito das estações do ano bem como suas conseqüências.
Solicite para que os alunos leiam as telas sugeridas para aprender sobre os movimentos da Terra, clicando no “globo” e na “enciclopédia do Capitão” e em seguida respondam a charada proposta sobre o movimento de rotação:
• “O meu descanso afinal chegará quando a estação correta iniciar. O equinócio mais quente indicará a hora certa para zarpar.”
Após a apresentação e navegação no recurso do portal, reforce com seus alunos o conceito das estações do ano:
“Qual a posição da Terra e do Sol em cada estação do ano?”.
Dica! – O recurso do “Capitão Tormenta e Paco em Movimentos da Terra” também apresenta informações dobre o movimento de translação. Se houver tempo disponível na aula ele também poderá ser acessado, para reforçar as informações aprendidas.
Aula 2
Novamente no laboratório de informática, explore o recurso do portal do professor: “Estações do ano”. Animação que explica passo a passo como ocorrem as estações do ano nos hemisférios Norte e Sul.
O estudo das estações do ano permite reforçar o conceito de Heliocentrismo (Sol como centro do Sistema Solar), já descrito na aula anterior.
Algumas questões importantes podem ser consideradas após a navegação no recurso (peça para que os alunos – em dupla – discutam as seguintes proposições e respondam em seus cadernos para posterior apresentação):
• O que desencadeia o surgimento das estações do ano?
• Quais as principais características de cada estação, em relação à quantidade de luz Solar recebida?
• Por que não é possível que ocorra Inverno logo após o Verão ou viceversa?
• Por que sempre que é verão no hemisfério sul é inverno no hemisfério norte e vice-versa?
Aula 3
Dica - A construção de modelos é muito importante para a compreensão de fenômenos naturais de grandes dimensões. Ao participar da construção desses modelos os alunos desenvolvem a habilidade de enxergar por diferentes ângulos o objeto de estudo, interpretando o que ocorre na situação real e em simulações. O uso de materiais de sucata ou de baixo custo possibilitam o desenvolvimento dessas atividades em qualquer local, contribuindo para o processo de aprendizagem e aplicação do conhecimento.
MODELOS IMAGINÁRIOS DA ÓRBITA DA TERRA – COMO SERIA?
Construa quatro modelos para representar a órbita do planeta Terra. Um deles deverá ser o “REAL”, representando a verdadeira posição e movimento do planeta. Os outros três são modelos imaginários que representam outras situações - “IRREAIS”, que resultariam em condições não condizentes com aquelas que observamos na Natureza (observe os quatro modelos na figura).
IMPORTANTE: embora em todos os modelos a órbita terrestre esteja representado por uma elipse (o que está mais acentuado no modelo “fictício 3”) a verdadeira trajetória é quase um círculo (com excentricidade de 0,02). No desenho, esse círculo é inclinado para trás, o que resulta na visualização de uma elipse. Note, que, para valorizar a percepção de órbita quase circular, o planeta Terra é representado de tamanho menor ao fundo e maior à frente.
MODELO 1 - O eixo de inclinação da Terra estaria sempre inclinado na direção oposta do Sol.
MODELO 2 - A Terra teria o eixo de rotação PERPENDICULAR em relação ao seu plano da órbita.
MODELO 3 - A órbita da Terra seria uma elipse acentuada com o Sol posicionado mais próximo de uma das extremidades dessa elipse.
Dica! – A construção dos modelos é relativamente simples, utilizando materiais de fácil obtenção como: pequenas bolas de isopor, arame, palitos de dentes, linha de costura preta e fio de nylon. O modelo que representa a situação “REAL” poderá ser pintado com as cores azul e marrom para representar as águas e continentes e o sol de cor laranja. Os demais, por representarem situações fictícias, poderão ser apresentados sem cores.
Com os modelos já preparados, apresente inicialmente o modelo “REAL” e reforce os conhecimentos aprendidos na aula anterior, por meio dos recursos digitais.
Os alunos podem, nesse momento, apresentar as respostas para as questões propostas na aula anterior.
A seguir, divida a turma em três grupos e apresente para cada grupo um modelo fictício da órbita da Terra. Cada grupo deverá analisar o modelo, anotar que condições seriam observadas na natureza se aquela situação fosse real.
Após a análise, cada grupo um deverá apresentar suas conclusões para a turma.
Para cada modelo, propõem-se as seguintes questões:
• Haveria diferentes estações do ano?
• Como seriam as estações do ano nessa situação?
• As estações do ano (se houver) seriam alternadas nos hemisférios?
• Os intervalos entre uma estação e outra seriam regulares?
Para encerrar, peça que cada grupo elabore um CARTAZ que apresente as conclusões para aquele tipo de situação.
IMPORTANTE: esta atividade tem o objetivo de levar o aluno à reflexão, utilizando os conhecimentos já apropriados em relação ao tema. Lembre-os sempre, que os modelos “fictícios” têm apenas esse objetivo e aproveite o momento para discutir QUAIS SERIAM AS CONSEQÜÊNCIAS para a vida no planeta se as situações “simuladas” fossem reais.
RECURSOS COMPLEMENTARES
Neste sítio podem ser obtidas mais informações sobre a influência da Igreja (Inquisição) sobre os conhecimentos astronômicos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei
O texto no endereço abaixo fornece diversas informações (por Guilherme Murici Corrêa - Monitor UFMG/Frei Rosário) relacionadas ao Sol: sua importância, métodos e precauções para sua observação, entre outras.
http://www.observatorio.ufmg.br/dicas08.htm
Excelente texto para o professor compreender sobre a excentricidade das elipses e sobre o problema do ensino da órbita da Terra. Texto de João Batista Garcia Canalle - Instituto de Física/UERJ (canalle@uerj.br), disponível nos formatos doc ou pdf nos endereços abaixo.
www.cdcc.sc.usp.br/cda/oba/Questao_adic_VIOBA.doc
www.fe.unicamp.br/formar/revista/N000/pdf/Conv-com-Prof-MovTerra-Negrao-Junho08.pdf
Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?
INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço que o movimento de translação da Terra origina as estações do ano.
APRENDIZ - 6,0 pontos
Compreendo que o movimento de translação da Terra promove o surgimento das estações do ano numa seqüência determinada para cada hemisfério.
PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Compreendo que não apenas o movimento de translação da Terra promove o surgimento das estações do ano, mas também a inclinação do eixo imaginário contribui para esse fenômeno.
MESTRE - 10,0 pontos
Compreendo que o movimento de translação associado à inclinação do eixo da Terra promovem o surgimento das estações do ano numa seqüência determinada para cada hemisfério e que essas características tem grande influência na vida do planeta.
Nome | Tipo |
---|---|
Estações do ano | Animação/simulação |
Capitão Tormenta e Paco em estações do ano | Animação/simulação |
Cinco estrelas 9 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
30/11/2015
Cinco estrelasLegal
10/08/2013
Cinco estrelasIncrível esta aula! Pena que não consegui acessar o aplicativo do capitão, quando solicita que clique no globo e na enciclopédia para acessar informações, não acontece nada! Alguém poderia me ajudar? Agradeço desde já!
30/04/2013
Cinco estrelaslegal
29/10/2012
Cinco estrelasmuitooooooo booooom
08/06/2012
Cinco estrelasAchei maravilhosa esta aula, aproveitando vou montar com meus alunos os MODELOS IMAGINÁRIOS DA ÓRBITA DA TERRA.......Fantástico. Parabéns.
25/04/2012
Cinco estrelasMuito legal...parabéns!
29/09/2011
Cinco estrelasRealmente uma aula bem elaborada, mesclando ciência e ludicidade, uma forma maravilhosa de chamar a atenção dos alunos. Pode-se através desta aula além de discutir a formação das estações do ano, observar as alterações climáticas e as consequências causadas caso as estações fossem modificadas.
16/04/2010
Cinco estrelasAdorei as sugestões. Sempre é importante procurarmos novas ideias para enriquecer nossas aulas. Valeu!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns professor, gostei muito da elaboração da aula, dos recursos utilizados e das dicas para construção de um modelo simples para demonstração do processo de mudança das estações do ano.