10/12/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Kátia Zanvettor Ferreira.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Com estas aulas os alunos poderão aprender os aspectos históricos do carnaval, em especial, sobre sua “invenção”.
Em termos cognitivos serão trabalhados conteúdos de História e Língua Portuguesa, por meio de:
- Leitura, interpretação de textos (livros, jornais, revistas e sites);
- Produção de texto (por meio da confecção de cartazes);
- Linguagem Oral (apresentação do resultado das pesquisas e confecção dos cartazes);
- Pesquisa na internet e em diferentes fontes;
- Organização em trabalhos realizados em duplas;
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
Ao dar início a estas aulas, o professor deverá mostrar as imagens a seguir (Figs. 1 e 2) para os alunos e perguntar o que eles pensam quando a vêem.
Figura 1 – Imagem de máscaras
Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_zbUwF_hmOAM/R6T71dbI27I/AAAAAAAAADs/YllPzBrNIPE/s320/mascara.bmp Acesso em: 03. Dez. 2009.
Figura 2- Imagem de confetes e serpentinas
Disponível em: http://doisdedosdeprosa.files.wordpress.com/2007/02/carnaval.gif Acesso em: 27. Nov. 2009.
Depois que os alunos derem suas opiniões sobre o significado das imagens acima, o professor deverá dizer (caso eles não tenham dito) que as imagens se referem ao Carnaval. Neste momento deverá pedir que os alunos digam o que eles sabem ou conhecem sobre o carnaval. O professor poderá registrar na lousa as palavras e frases que os alunos disserem sobre o que sabem sobre o carnaval.
Em seguida, um aluno voluntário lerá no dicionário, em voz alta, para os demais alunos da sala de aula o que significa a palavra “carnaval”.
O dicionário Aurélio traz três definições, são elas:
1. No mundo cristão medieval, período de festas profanas que se iniciava, geralmente, no dia de Reis (Epifania) e se estendia até a quarta-feira de cinzas, dia em que começavam os jejuns quaresmais. [Consistia em festejos populares e em manifestações sincréticas oriundas de ritos e costumes pagãos, como as festas dionisíacas, as saturnais, as lupercais, e se caracterizava pela alegria desabrida, pela eliminação da repressão e da censura, pela liberdade de atitudes críticas e eróticas.]
2. Os três dias imediatamente anteriores à quarta-feira de cinzas, dedicados a diferentes sortes de diversões, folias e folguedos populares, com disfarces e máscaras; tríduo de momo.
[Sin., p. us., nessas acepç.: entrudo.]
3. Bras. Pop. Confusão, trapalhada, desordem.
Referência: Novo Dicionário Aurélio – Século XXI. Versão Digital
Link para baixar a versão digital do dicionário:
http://portugues.babylon.com/affiliates/landing/index.php?id=10588&textlink=gkn15816&gclid=CJyMjo3pxp4CFQiA5QodMUCXsA
Após conhecerem as definições que o dicionário em que a pesquisa foi efetuada trouxer, os alunos deverão refletir sobre as definições encontradas neste e compará-las com as palavras ou frases que estão elencadas na lousa. Feito isso, o professor deverá pedir que os alunos se dividam em duplas, para que outras pesquisas acerca do tema “Carnaval” sejam efetuadas.
Atividade 1
Neste momento, o professor deverá estabelecer aos alunos os assuntos que deverão ser privilegiados no desenvolvimento das pesquisas sobre o Carnaval. Estas pesquisas deverão ser feitas em diferentes fontes, tais como: livros didáticos e paradidáticos, internet, jornais, revistas, entre outros.
Os assuntos a serem pesquisados são:
1 - História do Carnaval;
2 - Definições sobre o Carnaval;
3 - Carnaval no Brasil;
4 - Carnaval em outros países;
5 - Problemas relacionados ao carnaval (uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas, acidentes e etc);
6 – Curiosidades.
Sugerimos que o professor distribua a cada uma das duplas um destes assuntos/temas.
Abaixo estão relacionados alguns sites em que os alunos poderão efetuar as pesquisas (Fig. 3):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval
http://www.brasilescola.com/carnaval/
http://www.meninomaluquinho.com.br/PaginaExtra/default.asp?id=465
http://www.miniweb.com.br/cidadania/Dicas/carnaval.html
http://artes.com/carnaval/historia.html
http://www.axezeiro.com.br/noticia/mat%C3%A9rias/3250,doencas-do-carnaval.html
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/111049
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/festas.aspx?cod=278
http://vestibular.iesam-pa.edu.br/pdf/Prova_2008-2.pdf
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/8888
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=2714&ReturnCatID=487
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/02/26/materia.2009-02-26.2912063039/view
Figura 3 – Imagem do site Menino Maluquinho
Atividade 2
Após o desenvolvimento das pesquisas, cada dupla deverá elaborar um cartaz contendo informações e imagens sobre um dos 6 assuntos ou temas elencados anteriormente. Cada dupla deverá fazer uma breve exposição sobre o resultado de suas pesquisas, trabalhando assim com a linguagem oral, a qual é muito importante para o desenvolvimento dos alunos!
Em seguida, os cartazes deverão ser expostos em um Mural da escola para que os demais alunos, professores e funcionários possam conhecê-los.
É importante que o tema do uso de álcool e drogas e também sobre o uso de camisinhas seja contemplado nas pesquisas e na elaboração dos cartazes, por se tratar e um tema muito importante que deve ser discutido pela escola!
Sugerimos que na confecção dos cartazes os alunos coloquem confetes e serpentinas!
1. Sugerimos que em outra oportunidade o professor trabalhe com os alunos letras de algumas músicas do Carnaval, conhecidas como “Marchinhas”.
Segue abaixo a lista de algumas marchinhas:
http://www.suapesquisa.com/carnaval/marchinhas_carnaval.htm
http://marchinhasdecarnaval.letrasdemusicas.com.br/
2. Sugerimos que os alunos confeccionem máscaras de carnaval com papel reciclado ou “papel marche”.
http://www.confagri.pt/Ambiente/ObjectosResiduos/doc29.htm
http://www.sonholilas.com.br/2007/05/24/receita-de-papel-mache/
Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas, sempre focalizando na avaliação as seguintes competências:
- Leitura, interpretação de textos (livros, jornais, revistas e sites);
- Produção de texto (por meio da confecção de cartazes);
- Linguagem Oral (apresentação do resultado das pesquisas e confecção dos cartazes);
- Pesquisa na internet e em diferentes fontes;
- Organização em trabalhos realizados em duplas;
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/12/2015
Quatro estrelasParabéns!! Vou tentar adaptar para meus alunos de 3°ano.
24/02/2014
Quatro estrelasMuito bom. Aplicarei para meus alunos de 6º e 7º anos.
15/02/2012
Cinco estrelasMuito interessante e é possivel aproveitar para trabalhar em sala de aula,pois é um tema criativo e agrada muito aos alunos.
17/02/2011
Quatro estrelasparbens muito criativa
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns adorei seu trabalho!!!
24/03/2010
Cinco estrelasADOREI ESTE MATERIAL, MUITO CRIATIVO!!!