07/12/2009
Ana Maria Ferola da Silva Nunes,Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto,Patrícia Carvalho Pacheco.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
A partir das aulas propostas, o/a aluno/a vivenciará situações que possibilitarão refletir sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes; desenvolverá habilidades lógicas e linguisticas; bem como poderá construir sua autonomia no espaço escolar, a partir do conhecimento e da participação na construção dos direitos e deveres no interior da escola. A concentração e a atenção dos/as alunos/as também poderão ser trabalhadas nas atividades propostas.
Para a realização desta aula é necessário que o/a professor/a retome com os/as alunos/as os combinados da turma com relação aos direitos e deveres da criança no interior da escola e dialogue sobre o que já sabem sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Aula 1: Uma (1) aula de 60 minutos
Para esta aula sugerimos que você professor/a, procure trabalhar com as crianças o significado das palavras: direitos e deveres. Para isso, converse com a turma e possibilite a fala de cada criança sobre o tema. Registre as falas em uma cartolina e depois a fixe-a na sala de aula, para que toda a turma possa consultar o cartaz confeccionado.
Após este momento, explique para a turma que todas as pessoas têm direitos, mas também têm deveres e ressalte a importância de conhecê-los e compreendê-los. Questione a turma com a seguinte pergunta: por que precisamos ter direitos e deveres?. Nesta discussão você estará contribuindo para que compreendam que os direitos e deveres existem para possibilitar melhor convivência. Agora, proponha uma atividade de registro no caderno dos/as alunos/as seguindo as orientações abaixo:
Fonte: http://edsonrodrigues.files.wordpress.com/2009/07/eca.jpg
Muito bem! Estamos descobrindo muitas coisas sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes. Agora, que tal registrar, no quadro abaixo, a sua opinião sobre os deveres que você tem:
Os Colegas |
A Escola |
A Família |
Você mesmo |
Professor/a depois dos/as alunos/as terminarem os registros, propicie um momento de discussão e socialização das suas respostas. Faça uma roda de conversa com a turma, se preferir você poderá sugerir que os/as alunos/as troquem os cadernos para um/a ler a resposta do/a outro/a.
Aula 2: Uma (1) aula de 60 minutos
Com esta aula, você professor/a proporcionará uma reflexão sobre os direitos e deveres das crianças na sala de aula. É importante destacar, que um ambiente autônomo é construído a partir da voz de todos/as aqueles/as que vivenciam este espaço. Por isso, descubra o que as crianças pensam sobre seus direitos e deveres na sala de aula. Organize a turma em duplas e peça que conversem sobre os direitos e deveres das crianças em sala de aula. Cada dupla deverá registrar suas opiniões no próprio caderno.
Depois, abra a discussão para o grupo e construa um cartaz coletivo com as respostas das crianças. Siga a instrução abaixo:
Meus direitos na sala de aula | Meus deveres na sala de aula |
Este cartaz poderá ser fixado na parede da sala de aula e ter a assinatura de todas as crianças, firmando compromisso com o que foi escrito.
Aula 3 – Uma (1) aula de 60 minutos
Nesta aula professor/a você trabalhará com o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Para isso, utilize a história da Turma da Mônica, criada por Maurício de Souza, para instigar a curiosidade das crianças. Por meio dos quadrinhos e de seus personagens alegres e simpáticos, a mensagem dos direitos e deveres das crianças e dos adolescentes é trabalhada de maneira lúdica e prazerosa.
Leve a turma para o Laboratório de Informática da escola e acesse o sítio abaixo para ter acesso à história completa.
http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm
Professor/a faça a leitura com a turma e possibilite um tempo para que os/as alunos/as façam a leitura das imagens dos quadrinhos. A turma poderá estar organizada em dupla. Após a leitura da história e das descobertas feitas, converse com as crianças sobre algumas partes da história:
Fonte: http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm
Aula 4 – Uma (1) aula de 60 minutos
Professor/a possibilite que as crianças construam sua própria história dos direitos e deveres criada coletivamente na turma. A história poderá ser criada através do programa disponível no sítio: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/.
Para criar a história, as crianças poderão utilizar fotos da própria turma, vivenciando diferentes situações em sala de aula. Professor/a, após a criação das histórias em quadrinhos de autoria dos/as alunos/as, faça junto com a turma, a divulgação das mesmas pela escola, para que outras crianças tenham acesso às diferentes produções.
A avaliação é fundamental durante todo o processo de aprendizagem. Nesta aula, você deverá avaliar se os objetivos com relação à reflexão e compreensão dos direitos e deveres das crianças e adolescentes foram alcançados pela turma. A sua observação e registro ao longo das atividades são importantes para analisar as dúvidas e até mesmo as facilidades encontradas pelos/as alunos/as durante as mesmas. Ao ouvir a criança acerca da atividade proposta, você professor/a possibilitará que a avaliação contemple seus/suas alunos/as. A partir daí reorganize suas ações.
Quatro estrelas 8 calificaciones
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31/05/2015
Quatro estrelasMuito boa a aula. Trabalhar Direitos e Deveres com crianças tem que ser de maneira bem criativa para que a aprendizagem aconteça de forma prazerosa.
27/07/2013
Cinco estrelasESSAS IDEIAS SÃO ÓTIMAS, VOU APROVEITAR CADA UMA.
15/12/2011
Quatro estrelasEste projeto é de profunda reflexão e compreensão sobre a cidadania do educando que tem direitos e deveres. Ela terá o conhecimento de quem sou, através do incentivo das leituras em quadrinhas e a tecnologia. Estudando a ECA, se organizará na escola, em sala de aula com facilidade e cobranças entre se das combinas , ou seja, compromissos.
02/02/2011
Cinco estrelasMuito criativa e interessante!!!!
23/10/2010
Quatro estrelaseu adorei esta ideia e vou usar com meus alunos que estão querendo so direito e nada de deveres
17/08/2010
Cinco estrelasMaravilhosa ideia! Parabéns
13/04/2010
Cinco estrelasÓTIMO
24/03/2010
Quatro estrelasAchei a sugestão muito rica e animada. Diante da disputa que nós professores travamos com as novas tecnologias , despertar o interesse do aluno está cada vez mais difícil. ótimo