20/01/2009
Marcos Paim, Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Essa atividade oferece a possibilidade dos alunos trabalharem com a matemática envolvida na na medição da quantidade de chuva. Os alunos podem construir seu próprio pluviômetro e realizar medições e cálculos para chegar à medida correta da quantidade de chuva na sua região.
De onde vem a chuva?
Como abordagem inicial o professor pode perguntar aos alunos de onde vem a chuva. É possível que muitos não tenham entendimento do ciclo da água. O Portal do Professor oferece um ótimo recurso para que os alunos conheçam melhor o ciclo da água.
Fig. 1 - Objeto de aprendizagem sobre ciclo da água.
Ciclo da água
Recurso disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14437/ciclo_da_agua.swf
A importância de medir a quantidade de chuva
Todos os dias somos informados das condições do tempo, seja pela tv, rádio, jornais ou Internet. Uma combinação de fatores faz parte das informações e previsões. Entre elas, a pressão atmosférica, a temperatura, a umidade e a precipitação, ou seja, a quantidade de chuva em um determinado período de tempo.
Medir a quantidade de chuva é muito importante pois essa informação auxilia na tomada de decisões referentes à agricultura e principalmente em medidas de emergência que podem evitar tragédias envolvendo deslizamentos e enchentes.
Sugerimos que seja perguntando aos alunos sobre a importância de medir a quantidade de chuva. Após uma breve discussão pode-se propor a atividade de construir um equipamento para medir a quantidade de chuva.
Montagem de um Pluviômetro Simples
Existem diversos modelos de pluviômetros, mas para a finalidade dessa aula, propomos um pluviômetro muito simples. Observe a foto abaixo:
Fig. 2 - Sugestão de montagem de pluviômetro simples.
Fonte: Autor
Basicamente um pluviômetro simples como o da imagem acima é composto de uma régua escolar simples, um tubo de plástico e um funil.
O professor pode pedir aos alunos que formem pequenos grupos e providenciem os materiais para que cada grupo monte a sua adaptação de pluviômetro. A próxima etapa é entender como o pluviômetro funciona e como fazer as medidas.
Como medir a quantidade de chuva
O que significa dizer que a previsão de chuva de um determinado mês em uma determinada cidade deve ser de cerca de 200 mm (milímetros)?
A quantidade de chuva é medida com relação ao metro quadrado. Assim possivelmente teremos 200 mm de altura de água em um quadrado de um metro quadrado. Quanto isso dá em litros?
Nesse momento, pode ser necessária uma revisão do trabalho de transformação de unidades de medida. O exemplo abaixo pode ser apresentado aos alunos para auxiliar no entendimento dos cálculos envolvidos na atividade.
Convertendo a altura para metros temos 200 mm = 0,2 metros.
Volume = área da base x altura
Assim, temos:
Volume = 1 m2 x 0,2 m
Volume = 0,2 m3 (metros cúbicos)
Se 1 metro cúbico = 1000 litros
Volume = 0,2 x 1000 = 200 litros
Isto significa que para cada metro quadrado da cidade, houve uma precipitação total de 200 litros de água ao longo de todo o mês.
Usando o pluviômetro simples para medir a quantidade de chuva
Digamos que o funil tenha um diâmetro de 80 mm, portanto com raio = 40 mm ou 4 cm ou ainda 0,04 metros.
Observe a tabela de conversão de unidades:
metro | decímetro | centímetro | milímetro |
0 | 0 | 4 | 0 |
Sua área da boca é dada por:
Área da boca = .R2 (R é o raio)
Área da boca = 3,14 x 42
Área da boca = 3,14 x 16 = 50,24 cm2
Se, por exemplo, fosse coletado 350 ml de água, teríamos 350 cm3 de água.
Basta dividir o volume de água pela área da boca do funil.
Quantidade de chuva = 350 / 50, 24
Quantidade de chuva = 6,97 cm = 69,7 milímetros (no período medido)
Atividade de Campo: Medição da Precipitação
Cada aluno ou grupo deve realizar a coleta da chuva em período de tempo, efetuar as medidas do seu pluviômetro e efetuar os cálculos acima para chegar a um valor em milímetros. Para discutir os resultados, todos poderiam realizar a medição ao mesmo tempo na escola em um dia chuvoso.
É importante alertar para que não se deixe o pluviômetro com água parada para evitar possíveis problemas como a dengue.
Essa é uma atividade que apresenta melhores resultados de aprendizagem se tiver continuidade. Assim o professor pode pedir que os alunos façam medidas e registros em tabelas ao longo de um mês.
Nome | Tipo |
---|---|
Ciclo da água | Animação/simulação |
Quatro estrelas 50 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/01/2016
Cinco estrelasParabéns! Muito simples e prático. Os alunos toma conhecimento de ciência natural, revisa a matemática e ainda aprende como fazer um instrumento de medição. Eu sugeriria substituir o recipiente de coleta por um cilindro graduado.
12/10/2014
Três estrelasotimo
22/06/2014
Três estrelasmuito boa, porém dentre muitos cálculos poucos realmente os alunos conseguirão fazer e entender, irão passar por uma experiência interessante mas aprendizagem efetiva demanda mais tempo.
17/05/2014
Cinco estrelasCom essa falta d'água essa aula veio a calhar. Vou construir uma minicisterna para recolher água da chuva, ainda agora que sei calcular a quantidade que posso armazenar. Aula muito boa.
02/03/2014
Cinco estrelasExcelente. Prático e interessante.
17/12/2013
Cinco estrelasExcelente, Bem didático.
08/12/2013
Cinco estrelasÓtima! Eu trabalho com alunos do EJA e aplicarei essa atividade junto à classe, até porque o que não falta é chuva em nossa região.
23/10/2013
Cinco estrelastive a curiosidade de pedir uma informação s/quantidade em ml de chuva e fiquei satisfeito c/essa breve aula com excelente informação p/mim que sou leigo no assunto muito obrigado
03/10/2013
Cinco estrelasExcelente sugestão de aula. Dessa forma que os alunos serão envolvidos no conteúdo e teremos uma aprendizagem muito significativa.
21/09/2013
Cinco estrelasmuito bom!
22/07/2013
Cinco estrelasAdorei a sua explicação parabéns.
29/01/2013
Quatro estrelasEu gostei da aula.Ela conseguiu esclarecer-me todas as duvidas e estou esclarecido
09/01/2013
Cinco estrelasMuito legal, didático e relevante . Essas atividades de campo estimulam os alunos ao aprendizado.
25/11/2012
Cinco estrelasMuito educativo, sim senhor. Muitos Parabens
21/06/2012
Quatro estrelasMuito clara a esplicação.
16/02/2012
Cinco estrelasInformações muito práticas e que podem ser levadas em reuniões e treinamentos para produtores rurais e alunos de escolas básicas
28/01/2012
Cinco estrelasMuito bem explicado e simples de entendimento e didático.
16/01/2012
Cinco estrelasEra EXATAMENTE a forma de informação que eu procurava: sem rodeios e precisa Obrigado.
14/01/2012
Cinco estrelasvou fazer o download das aulas mas já deu para entender o processo, só gostaria de saber qual a quantidade de chuva em 1 hora é pouco ou muita tantos mm representam chuvisco em 1 hora, tantos mm representam uma chuva moderada, tantos mm representam uma chuva forte. Agradeço
07/12/2011
Cinco estrelasexcelente aula
04/12/2011
Cinco estrelasExcelente! Pois podemos desenvolver a interdisciplinaridade, e fazer com que o aluno compreenda essa característica na prática.
29/11/2011
Quatro estrelasNa verdade, gostaria de um esclarecimento, que não consegui achar na "aula". Qdo. a gente vê, na previsão diária (p.e., p/amanhã, quarta-feira), que vai chover 80 mm isso significa que é DENTRO das 24 horas da quarta-feira, ou seja, de ZERO hora até as 23:59 h? Grato Luiz Carlos ...........................................................................................................................................................................................................................
06/10/2011
Cinco estrelasSalve! Parabéns pelo trabalho ,excelente explicação. Um grande abraço e venha conhecer a cidade que chove muito pouco. e faz sol o ano inteiro. Itacaré...
26/09/2011
Quatro estrelasÓtima abordagem, uma vez que nos mostra uma matemática simples e vinculada ao nosso cotidiano.
22/09/2011
Cinco estrelasmuito bom
19/09/2011
Cinco estrelasÓtimo! Linguagem simples e de fácil compreensão.
23/08/2011
Cinco estrelaseu acho muito legal essa idéia de como fazer um pluviometro,por que é fácil,e prático de fazer...
30/07/2011
Cinco estrelasOla! Excelente. Mas, que tal dizer que um litro é o mesmo que um dm³, e 200mm é o mesmo que 20dm e um metro é igual a 10dm, assim basta multiplicar 20x10 que teremos 200dm³ que é o mesmo que 200 litros que tal?
10/06/2011
Uma estrelaNão me ajudou nada Que tal responder isso: por que é importante medir a quantidade de chuva?
10/05/2011
Cinco estrelasMUITO BOA EXPLICAÇÃO ME AJUDOU MUITO
13/04/2011
Cinco estrelascomo funcionario da defesa civil do municipio parabens a todos gostei das informações e sugestões apresentadas. luiz carlos
12/03/2011
Cinco estrelasLegal a aula. Estou desenvolvendo um pluviômetro eletrônico com as mesmas características do pluviômetro apresentado nesta aula. No fundo do recipiente uso um pequeno e sensível sensor de pressão que varia a tensão (volts) de sua saída conforme a coluna de água no recipiente. Essa tensão é tratada por um circuito eletrônico e mostrada em um display ajustado em milímetros. Abraço para todos. Francisco Filho – PY2CSY / PS7CSY www.qsl.net/py2csy
25/01/2011
Quatro estrelasMuito proveitosa esta aula gostei bastante, posto que veio a me tirar muitas dúvidas, além de eu haver conhecido outros assuntos que versam sôbre Metereologia. Digo também que fiquei interessado em construir o meu pluviômetro o qual espero que venha a funcionar a contento. Parabens para o autor. Atenciosamente . AIRTON HONORATO.
30/12/2010
Cinco estrelasExcelente explicação! Simples e didático. Parabéns!!!
30/11/2010
Cinco estrelasBem explicado e de facíl entendimento.
07/05/2010
Cinco estrelasexcelente. bem explicado.
10/04/2010
Três estrelasCaro Rogerio (SENAI , São Paulo), você perguntou o que a boca do funil tem a ver com o cálculo, que o correto é o diametro do recipiente que a agua vai ser depositada. Na verdade, para fazer o cálculo do índice pluviométrico, você precisa saber a QUANTIDADE de água que caiu numa ÁREA em um determinado TEMPO. A área da boca do funil é a ÁREA de captação e a área do cilindro seria utilizada para calcular o volume/QUANTIDADE de água captada. Espero ter ajudado!
08/04/2010
Cinco estrelasComo nada é por acaso, eis que minha mente providenciou que eu mesmo pesquisasse de modo profundo como fazer o cálculo sobre quantidade de chuva caída em um dia, numa região. Era leigo, nem mesmo em Bioclimatologia, matéria , pre-requisito, na minha época no curso de graduação de Medicina Veterinária-UFBA . Obrigado Avaliação: 10 (Excelente)
08/04/2010
Cinco estrelasexplicação sucinta e de fácil entendimento.
24/03/2010
Cinco estrelasCom simples didática será possível demonstrar a interpretação de fatores meteorológicos, especialmente o entendimento de índices pluviométricos, com foco voltado para os problemas ambientais do excesso de precipitação das chuvas que tantos transtornos tem causado ao planeta.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito desse site porque tirou muitas dúvidas que tinha e ajudou bastante na pesquisa que o professor de física havia pedido. Muito Obrigada !!!
24/03/2010
Cinco estrelasobrigado, essa duvida eu tinha a uns de anos
24/03/2010
Quatro estrelasMuito boa a parte sobre os cálculos, mas faltou a parte do diâmetro do tubo onde a água fica depois de coletada pelo funil. Falo do tubo transparente com a régua. Seria possível me esplicar isso? Agradeço.
24/03/2010
Uma estrelase o indice pluviometrico é quanto choveu em 1metro quadrado, oque a boca do funil tem a ver com o calculo, o correto é o diametro do recipiente que a agua vai ser depositada, pois pegaremos sua area e multiplicaremos pela altura que consta na régua e em quanto tempo se captou esta agua. to certo? se não, me corrija e me explique sobre o funil
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da aula foi muito bem explicada, eu ainda acho que todos as aulas deveriam partir deste princípio. "Prática", fica mais fácil dos alunos entenderem. Parabéns Professora
24/03/2010
Cinco estrelasPERFEITO, Tirou minha dúvida e de meus amigos pos passeipra galera... isso porque tava doida pra saber quanto daria, pos vi em um site de meteorologia que sexta feira no rj choverá 71mm ;) A menina que disse q é horrivel deve ser que não prestou atenção. pos é mole! e tenho muita dificuldade de compreender matematica.
24/03/2010
Quatro estrelassua aula foi ótima.
24/03/2010
Cinco estrelasBastante produtiva e eficaz a maneira que a professora abordou a aula abordando área e volume. Parabéns achei excelente!
24/03/2010
Cinco estrelasEu Achei muito explicativo, porém muito dificil de fazer esse funil
24/03/2010
Cinco estrelasEsta aula permite ao aluno adquirir competências e habilidades para interpretar informações sobre medições e volume.