13/12/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
• Aumentar o vocabulário.
• Estimular o desejo do aluno em conhecer diferentes histórias.
• O centro da sala de aula deve ser o livro, a leitura.
• Socializar as histórias lidas.
• Desenvolver a oralidade.
A aula:Casa do leitor
• Fichas de leitura
• Troca - troca de fichas
Atividade 1
A professora pede para cada aluno ler a ficha que preencheu após ter lido uma fábula.
Na ficha de leitura pode constar o título da fábula, o registro dos personagens, a parte que o aluno mais gostou da história, uma palavra diferente (neste momento, o professor pode sugerir que o aluno pesquise no dicionário). Destacar a moral da história e pedir que o aluno dê um novo título para a fábula.
Obs: No caso essa aula foi sobre fábulas. É importante observar que esta atividade pode ser feita com qualquer tema, com diferentesl ivros.
Atividade 2
O aluno preenche outra ficha de leitura e oferece à fábula a um colega. Criando um momento de socialização de ideias e um clima afetivo entre os colegas, já que todos devem ser contemplados com uma história.
Desenvolver a capacidade de registrar semelhanças e diferenças, categorizar animais de acordo com suas características, defender a capacidade de escolhas. Atribuir adjetivos para as escolhas. Apontar e discutir como forma de contribuição para a escrita a temática do meio ambiente, a necessidade de preservação do habitat natural e do respeito do homem com a natureza.
Atividade 3
O troca - troca de fábulas. O aluno oferece a fábula que leu para um colega.
Atividade 4
O aluno, após ter lido a fábula que o colega ofereceu, fará uma avaliação do que leu, se foi interessante, se gostou, o que mais gostou o que menos gostou. Trocando suas experiências pessoais a partir da história lida, contando fatos relacionados a suas histórias de vida O professor pode pedir, para o aluno que ofereceu a fábula e para o que recebeu, uma nota para história, por exemplo, uma nota de 0 a 10.
Atividade 5
Guardar as fichas de leitura na “Casa do Leitor”, para que fique registrado e catalogado as opiniões de cada aluno sobre suas leituras. Pintar a legenda do gráfico da sala. Caso esta fábula não esteja no mural, acrescentá-la.
A avaliação será feita oralmente, pelo aluno, explicitando suas observações sobre a fábula que o colega ofereceu e suas considerações.
Neste momento, o professor deve estar atento para provocar debates sobre diferentes ideias e observações sobre a mesma fábula pedindo que o aluno dê uma moral diferente para ela ou perceba que fábulas diferentes podem ter a mesma moral, o que é instigante para o debate.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/03/2011
Quatro estrelasMuito bem elaborado o plano de aula sobre fichas de leitura. De muita valia para o trabalho do coordenador pedagógico nas orientações de aulas de leitura para o professor junto aos alunos.