24/07/2009
Pedro Luiz Aparecido Malagutti
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
O aluno irá vivenciar atividade concreta que envolve o Teorema de Pitágoras.
Triângulos.
Quadrados.
Áreas.
Teorema de Pitágoras.
O Objetivo desta aula é propor alguns objetos de aprendizagem que permitam um contato diferenciado com o Teorema de Pitágoras. Vale ressaltar que a proposta é diferenciar a dinâmica de aula, isso inclui materiais concretos, objetos virtuais e, também, atividades tradicionais como, por exemplo, a demonstração do Teorema.
Primeira Atividade: Material Concreto
Materiais necessários:
Cada aluno deve ter uma folha com o xerox da seguinte figura:
Sugestão:
Imprimir junto, para distribuir aos alunos, uma orientação da atividade:
Professor, se este xerox for em preto e branco, verifique se é possível distingüir os diferentes polígonos no xerox. Vale observar que é possível colocar duas destas figuras em cada folha de papel A4. Ou então, uma figura e um roteiro.
Os alunos também devem ter tesoura, régua e transferidor.
Proposta da Atividade:
A vantagem de se usar o material concreto é a possibilidade de sobrepor figuras e observar que elas são congruentes.
Explore, ainda, que:
Observe que com essa exploração é possível enfatizar os nomes dos lados de um triângulo retângulo. Isso permite uma maior familiarização dos alunos com os diversos nomes e, ainda, durante a aula, é possível a exploração de algumas regularidades, por exemplo: discutir que a hipotenusa é o maior dos lados, pois é oposto ao maior ângulo deste triângulo.
Neste momento, acontece a conclusão:
Como a peça 4 tinha área b2 e as peças 1, 2 3 e 5, juntas, tinham área c2 e todas conseguiram completar, sem perda nem sobra de espaço, a área do terceiro quadrado que é a2, então, temos: a2=b2+c2. A mesma informação tinha correspondência ao triângulo retângulo, logo, podemos interpretá-la como: "No triângulo retângulo a medida da hipotenusa ao quadrado é igual à soma dos quadrados dos catetos" - Teorema de Pitágoras.
É importante também fundamentar o Teorema de Pitágoras através de sua demonstração. Esta terá mais sentido depois da atividade concreta efetuada.
Alguns sites para pesquisa sobre o texto:
http://www.on.br/site_edu_dist_2008/site/conteudo/modulo1/2-cosmologia-grega/4-os_pitagoricos.html
http://www.cdcc.usp.br/exper/medio/matematica/matematica_fundamental/12f_teorema_de_pitagoras_p.pdf
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/13848/Pitagoras/pyththeorem_s.htm
Quatro estrelas 7 calificaciones
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11/03/2013
Quatro estrelasFoi muito interessante essa aula na minha turma que é o 5º ano, pois encontrei uma turma que a maioria dos alunos não tinha noções básicas sobre qualquer conteudo que envolve-se formas geometricas, mas foi possivel observar que conseguiram desenvolver essa atividade com muita vontade. obrigada Thais e espero mais atividades como essa.
24/09/2011
Cinco estrelasgostei, pois estou precisando de atividades assim para trabalhar com meus aluno´s... feira de ciências na escola Aida Ramalho
06/11/2010
Duas estrelaspodia estar a dizer quem era pitagoras e a esplicaçao de um triangulo rectangulo, da hipotenusa e dos catetos
29/10/2010
Cinco estrelasAdorei a atividade
26/08/2010
Cinco estrelasExcelente proposta para ensinar o teorema de pitágoras.
24/03/2010
Quatro estrelasO roteiro da atividade é muito interessante pois propõe aos alunos que descrevam suas conclusões.
24/03/2010
Quatro estrelasA idéia é simples e muito funcional, desperta o interesse especialmente devido à divisão irregular do quadrado de um dos catetos e no final permite a concusão desejada.